Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL

Início > Dissertações e Teses > Ciências da Saúde > Educação Física > Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL

Título [PT]: Avaliação da aprendizagem na educação física escolar : caracterização e habitus de professores do Paraná
Título [EN]: School physical education evaluation: theoretical indicative, scientific production and professional habitus
Autor(es): Evandra Hein Mendes
Palavras-chave [PT]:

Educação física. Aprendizagem. Ensino. Avaliação. Estudo e ensino. Professores. Habitus profissional. Paraná (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Learning. Evaluation. Physical Education. Professional habitus. Paraná (State). Brazil.
Área de concentração: Práticas Sociais em Educação Física
Titulação: Doutor em Educação Física
Banca:
Ieda Parra Barbosa Rinaldi [Orientador] - UEM
Juarez Vieira do Nascimento
Gelcemar Oliveira Farias
Jorge Both
Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira
Resumo:
Resumo: As disposições objetivas e subjetivas do campo educacional, como as teorias de aprendizagem, as metodologias de ensino, as normativas do sistema escolar, as condições dos alunos e o contexto escolar, determinam a configuração do habitus avaliativo. Sendo assim, este estudo analisou as características da avaliação da aprendizagem e o habitus avaliativo de professores de Educação Física escolar da rede de ensino básico do Paraná. Para tanto, a trajetória investigativa envolveu estudos sobre a produção científica, os indicativos teóricos, as características do processo desenvolvido na prática pedagógica, o habitus avaliativo e as transformações ocorridas. De maneira geral, foi possível identificar que as transformações no panorama educativo, as mudanças conceituais e paradigmáticas relacionadas à avaliação, os debates e discussões desenvolvidos nas reuniões pedagógicas, nos cursos e na formação continuada, e as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar relacionadas às condições físicas e à falta de motivação dos estudantes, geraram a necessidade de adaptações e reestruturações da prática pedagógica e do habitus avaliativo dos professores de Educação Física escolar. Se, ao início da carreira docente, a avaliação desenvolvida na Educação Física reproduzia o modelo vivenciado ao longo da vida, com foco no desempenho físico e na performance técnica, por meio da utilização de provas práticas, ao longo da atuação profissional foram estabelecidos critérios mais relacionados à participação e à análise da evolução dos alunos, ao mesmo tempo que as estratégias avaliativas se modificaram para a utilização de observações diárias, provas teóricas e trabalhos. Da mesma forma que as disposições objetivas do campo educacional determinavam o estabelecimento das rotinas avaliativas, também geraram a necessidade de modificar o habitus avaliativo para atender às exigências das tratativas legais, que indicam a realização de avaliações mais contínuas, diagnósticas, processuais, com critérios mais flexíveis e propósitos formativos. Por outro lado, as disposições subjetivas, que refletem as percepções sobre o contexto escolar, nesse caso, relacionadas à necessidade de manter a motivação dos alunos com as aulas e adequar os níveis de exigência da avaliação às reais condições de aptidão física dos estudantes, também influenciaram para que as transformações ocorressem. Considerando o panorama revelado mediante esta pesquisa, sugere-se a realização de estudos longitudinais para acompanhar os efeitos das mudanças no habitus avaliativo dos professores de Educação Física escolar na prática pedagógica.

Abstract: The objective and subjective dispositions of the educational field, such as learning theories, teaching methodologies, school system norms, student conditions and the school context, determine the configuration of the evaluative habitus. Therefore, this study analyzed the characteristics of the evaluation of learning and the evaluation habitus of Physical Education teachers of the Paraná basic education network. For that, the research trajectory involved studies on scientific production, the theoretical indicatives, the characteristics of the process developed in the pedagogical practice, the evaluative habitus and the transformations that occurred. In general, it was possible to identify that the transformations in the educational panorama, the conceptual and paradigmatic changes related to the evaluation, the debates and discussions developed in the pedagogical meetings, courses and in the continuous formation, and the difficulties faced in the school routine related to the physical conditions And the lack of motivation of the students, generated the need for adaptations and restructurings of the pedagogical practice and the evaluation habitus of the teachers of Physical Education in the school. If at the beginning of the teaching career the evaluation developed in Physical Education reproduced the lifelong model, focusing on physical performance and technical performance, through the use of practical tests, along the professional activity, more related criteria were established To the participation and analysis of student evolution, at the same time that the evaluation strategies were modified for the use of daily observations, theoretical tests and works. Likewise, that the objective dispositions of the educational field determined the establishment of evaluative routines, they also generated the need to modify the evaluative habitus to meet the requirements of legal negotiations, which indicate more continuous, diagnostic and procedural evaluations with criteria More flexible and formative purposes. On the other hand, the subjective dispositions, reflecting the perceptions about the school context, in this case, related to the need to keep students' motivation with the classes and to adjust the assessment levels to the actual physical fitness conditions of the students also influenced For the transformations to take place. Considering the revealed panorama, it is suggested to carry out longitudinal studies to follow the effects of changes in the evaluative habitus of the teachers of Physical Education in the pedagogical practice.
Data da defesa: 22/08/2016
Código: vtls000225288
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Ieda Parra Barbosa Rinaldi
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências da Saúde . Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Nível: Tese (doutorado em Educação Física)
UEM: Departamento de Educação Física
UEL: Departamento de Educação Física

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: TESE EVANDRA HEIN MENDES.pdf
Tamanho: 3007 Kb (3078828 bytes)
Criado: 20-04-2017 15:35
Atualizado: 20-04-2017 15:45
Visitas: 878
Downloads: 11

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.