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Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

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Título [PT]: Translineação em enunciados escritos infantis
Autor(es): Viviane Favaro Notari
Palavras-chave [PT]:

Aquisição da escrita. Heterogeneidade da escrita. Linguística. Escrita. Ensino e aprendizagem. Língua Portuguesa. Ortografia. Divisão silábica. Translineação. Heterogeneidade. Escrita infantil. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Hyphenation. Writing acquisition.Writing heterogeneity. Brazil.
Área de concentração: Estudos Linguísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Cristiane Carneiro Capristano [Orientador] - UEM
Neiva Maria Jung - UEM
Lourenço Chacon Jurado Filho - UNESP
Resumo:
Resumo: Com base na concepção de escrita constitutivamente heterogênea, tal qual proposta por Corrêa (2001, 2004), neste trabalho, temos a hipótese de que, embora a translineação seja um processo típico e exclusivo do modo de enunciação escrito, nas translineações feitas pelas crianças, pode-se ver a emergência de suas diferentes experiências sócio-históricas com os modos de enunciação falado e escrito da linguagem e, de modo privilegiado, as experiências sócio-históricas ligadas à organização interna da sílaba fonológica e ao funcionamento convencional da sílaba ortográfica. A partir dessa hipótese, nosso objetivo foi investigar, longitudinalmente, a translineação (convencional e não convencional) presente em enunciados de crianças em aquisição da escrita, considerando as ocorrências dessa partição ao longo das (antigas) quatro primeiras séries do ensino fundamental e examinando tendências e particularidades envolvidas nessa emergência. De forma específica, buscamos (a) verificar se existem mudanças, qualitativas e quantitativas, no modo como as crianças translineiam, considerando as quatro primeiras séries do ensino fundamental; (b) investigar em que medida as translineações (convencionais e não convencionais) propostas pelas crianças estariam ligadas à organização interna da sílaba fonológica e à relação dessa organização com o funcionamento convencional da sílaba ortográfica; e (c) examinar quais outros fatores podem estar envolvidos na emergência das translineações feitas pela criança. Para cumprir com o objetivo proposto, utilizamos como material de análise 3131 enunciados escritos que compõem o Banco de produções textuais dos grupos de pesquisa (CNPq) Estudos sobre a aquisição da escrita e Estudos sobre a linguagem. Na investigação quantitativa desse material, observamos que 776 enunciados apresentaram partições de palavra no fim da linha; nesses, encontramos 1356 ocorrências de translineação, sendo 941 (69,4%) convencionais e 415 (30,6%) não convencionais. Ao considerar esses números a partir da variável série, obtivemos os seguintes resultados: 145 (75,12%) não convencionais e 48 (24,88%) convencionais na primeira série; 113 (33,83%) não convencionais e 221 (66,17%) convencionais na segunda série; 75 (22,80%) não convencionais e 254 (77,20%) convencionais na terceira série; 82 (16,40%) não convencionais e 418 (83,60%) convencionais na quarta série. Com esses resultados, foi possível verificar um processo progressivo nos registros convencionais e um processo regressivo nos registros não convencionais de translineação. Qualitativamente, pudemos observar que as translineações: (1) estão, de fato, diretamente ligadas à organização interna da sílaba fonológica e à relação dessa organização com o funcionamento convencional da sílaba ortográfica (apresentando partições em contexto de correspondência e de não correspondência entre sílaba ortográfica e fonológica, bem como ruptura na organização dessas sílabas); (2) envolvem fatores de diferentes naturezas em sua emergência (relacionados, especialmente, à relação grafema/fonema, à segmentação e a critérios semânticos); por fim, (3) deixam ver a construção de um imaginário acerca da escrita.

Abstract: Based on the conception of constitutively heterogeneous writing such as proposed by Corrêa (2001, 2004), on this study, we have the hypothesis that, even though the hyphenation is a typical and exclusive process from the written utterances, on hyphenations made by children, it is possible to observe the emergence of children's different social and historical experiences with the spoken and written utterances types and, in a privileged way, the social and historical experiences related to the internal organization of the phonological syllable and to the conventional functioning of the orthographic syllable. From this hypothesis, our objective was to longitudinally investigate the hyphenation (conventional or not) present in utterances produced by children in the writing acquisition process considering its occurrences throughout the (previous) four first grades of elementary school and examining tendencies and particularities involved in those emergences. In a specific way, we aimed to (a) verify if there are qualitative or quantitative changes in the way children hyphenate, considering the four first grades of elementary school; (b) investigate how the (conventional or not) hyphenation proposed the children would be related to the internal organization of the phonological syllable and the connection between such organization with the conventional functioning of the orthographic syllable; and (c) examine which other factors may be involved in the emergence of hyphenations made by the child. In order to fulfill the objective, we used as the material for analysis 3131 written utterances which compose the textual production database from the study groups (CNPq) Writing acquisition studies and Language studies. In the quantitative investigation of this material, we observed that 776 utterances presented division of word in the end of the line; on these, we found 1356 occurrences of hyphenation, being 941 (69,4%) conventional ones and 415 (30,6%) not conventional ones. By considering these numbers according to the school grading, we obtained the following results: 145 (75,12%) not conventional and 48 (24,88%) conventional occurrences on the first grade; 113 (33,83%) not conventional and 221 (66,17%) conventional occurrences on the second grade; 75 (22,80%) not conventional and 254 (77,20%) conventional occurrences on the third grade; 82 (16,40%) not conventional and 418 (83,60%) conventional occurrences on the fourth grade. With these results, it was possible to verify a progressive process on the conventional registrations and a regressive process on the not conventional registrations of hyphenation. Qualitatively, we were able to observe that the hyphenations: (1) are, indeed, directly connected to the internal organization of the phonological syllable and to the relation of this organization with the conventional functioning of the orthographic syllable (presenting separations in contexts of correspondence and of not correspondence between orthographic and phonologic syllable, as well as in the split in the organization of these syllables); (2) involve factors of different natures in their emergence (related, mainly, to the grapheme/phoneme relation, to the segmentation and to semantic criteria); lastly (3) allow an observation of the construction of an imagery about writing.
Data da defesa: 17/03/2017
Código: vtls000226355
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2017
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Cristiane Carneiro Capristano
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: COMPLETA_Dissertação - Viviane Favaro Notari (2017) - VERSÃO FINALIZADA.pdf
Tamanho: 3567 Kb (3652889 bytes)
Criado: 20-07-2017 18:10
Atualizado: 20-07-2017 18:18
Visitas: 762
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