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Título [PT]: Análises de propostas de escrita de gêneros instrucionais em livros didáticos do ensino fundamental II
Autor(es): Nataly Gurniski Rosa
Palavras-chave [PT]:

Concepções de escrita. Livro didático de Português. Ensino aprendizagem. Gênero discursivo instrucional. Análise de gêneros discursvos instrucionais. Livros didáticos. Bakthin, Mikhail Mikhailovitch (1895-1975). Lingüística aplicada. Estudos do Circulo de Bakthin. Ensino fundamental. Tipologia injuntiva. Concepção interacionista de linguagem. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Discursive instructional genre. Writing conceptions. Portuguese textbook. Brazil.
Área de concentração: Estudos Linguísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Renilson José Menegassi [Orientador] - UEM
Elsa Midori Shimazaki - UEM
Cristiane Pianaro Malinoski Angelo - UNIOESTE
Resumo:
Resumo: Neste trabalho, refletimos sobre as propostas de produção escrita de gêneros discursivos de caráter instrucional em livros didáticos de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II do PNLD-LP/2014 a fim de verificar como ocorre o processo de ensino e aprendizagem de escrita desses gêneros no contexto escolar. Nesta pesquisa de natureza qualitativa interpretativista, os pressupostos teóricos estão pautados na Linguística Aplicada, com respaldo nos estudos do Círculo de Bakhtin, abrangendo os conceitos: palavra, interlocutor, responsividade e gênero discursivo. Também relacionamos esse conceito com os estudos de Linguística Aplicada sobre leitura e escrita, realizados por pesquisadores, como Sercundes (2001), Geraldi (2003) Brait (2006), Fiorin (2006), Antunes (2009), Faraco (2009), Menegassi (2010), Koch & Elias (2013). Procuramos responder à pergunta: como é proposto o ensino de escrita de textos instrucionais em livros didáticos? Os resultados das análises demonstram em cada Manual do professor: a) o predomínio da concepção de linguagem interacionista, pautada nos estudos de Bakhtin; b) o objetivo de escrita que procura desenvolver a capacidade comunicativa do aluno; c) a concepção de gênero como tipos relativamente estáveis de enunciados. Como resultados distintos, apuramos: a) a concepção de escrita enquanto consequência no livro didático “Perspectiva” (2012); b) a concepção de escrita como trabalho nas demais obras; c) a concepção de tipologia como um critério de agrupamentos de gêneros no livro “Jornadas.Port” (2012); d) a tipologia ligada à estrutura composicional do gênero em “Vontade de saber português” (2012); e) a tipologia como um conjunto de traços que formam uma sequência e não um texto em “Universos” (2012); f) no livro “Perspectiva” (2012), não houve um esclarecimento sobre tipologia textual; g) a concepção de tipologia injuntiva é apresentada como aspectos tipológicos que visam a descrever ações, tendo a regulação mútua de comportamentos como capacidades de linguagem dominantes no livro didático “Jornadas.Port” (2012); h) a concepção de injunção em textos instrucionais que apresentam regras de como fazer algo, como um manual de instrução ou uma receita culinária, é apresentada no livro didático “Perspectiva” (2012), como enunciados incitadores à ação, que vêm representados por um verbo no imperativo.

Abstract: In this paper, we develop a reflection on the writing activities about discursive genre as instructional frame on 7th and 8th graders textbooks in order to check how is the teaching and learning of writing on this genre in the school context. In this interpretative qualitative research, the theoretical assumptions are guided by the Applied Linguistics, with pillar in the Circle of Bakhtin studies, covering concepts: word, interlocutor, responsiveness and discursive genre. We also related this concept with Applied Linguistics studies on reading and writing, conducted by researchers as Sercundes (2001), Geraldi (2003) Brait (2006), Fiorin (2006), Antunes (2009), Faraco (2009), Menegassi (2010), Koch & Elias (2013). We tried to answer the question: how is it proposed the writing teaching instructional texts in textbooks? The test results demonstrate in each teacher's manual: a) the predominance of the concept of interactional language; b) the purpose of writing that wants to develop the communication skills on the student; c) the concept of gender as relatively the same types of guiding the activity. As distinctive results, it was found: a) the writing conception as a consequence in the textbook Perspective (2012); b) the writing conception while working in other titles; c) the typology conception as gender groupings standard in the book Jornadas. Port (2012); d) the typology joined to the compositional genre structure in Wish to learn Portuguese (2012); e) The typology as a set of traces that form a sequence and not a text in Universes (2012); f) in the book Perspective (2012), there was no clarification on writing typology; g) the injunctive typology conception is presented as typological aspects that aim to describe actions, having a mutual regulation of behavior as the dominant language skills in the textbook Jornadas. Port (2012); h) the injunctive conception in instructional texts that present rules on how to do something, such as an instruction manual or a cooking recipe is presented in the textbook Perspective (2012), as set out inciters to action that come represented by an imperative verb
Data da defesa: 2016
Código: vtls000226368
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Renilson José Menegassi
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Completo Nataly 07-10.pdf
Tamanho: 4190 Kb (4290970 bytes)
Criado: 21-07-2017 18:13
Atualizado: 21-07-2017 18:22
Visitas: 736
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