Dúvidas e sugestões
|
Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS) - Mestrado Profissional
Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS) - Mestrado Profissional
Título [PT]: Letramento literário : uma perspectiva de humanização da literatura no espaço prisional
Autor(es): Gislaine Valéria Rodrigues
Palavras-chave [PT]:
Leitura e letramento literário. Ensino. Teoria da linguagem. Sequência expandida. Polifonia. Certos amigos. Brasil. |
Área de concentração: Literatura e Letramento Literário
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Carmen Rodrigues de Lima [Orientador] - UEM
Alba Krishna Topan Feldman - UEM
Liliam Cristina Marins - UEM |
Resumo:
Resumo: No contexto dos estudos literários, o objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma sugestão de intervenção pedagógica que promova o desenvolvimento do letramento literário de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. Essa intervenção, de cunho qualitativo, volta, em especial, seu olhar para alunos, em privação de liberdade, integrantes do Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos, Professora Tomires Moreira de Carvalho ? EFM, que funciona no interior da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), mais precisamente, na Unidade Prisional Casa de Custódia de Maringá (CCM), espaço em que se realiza o projeto de Remição da Pena. Através da leitura de obras literárias, esse projeto prevê a redução da pena para os alunos/detentos que participam dele. Inserida nessa perspectiva, nossa pesquisa busca, além da leitura das obras, um maior aprofundamento de questões voltadas para a construção da narrativa que, na maioria das vezes, dificulta a compreensão da obra como um todo como, por exemplo, os enunciados polifônicos que passam despercebidos e apenas um olhar mais atento pode mostrar como a apreensão dos seus significados ajuda na construção do sentido do texto. O conto que serviu de corpus para essa pesquisa intitula-se Certos Amigos, do livro Cenas Urbanas, de Júlio Emílio Bráz. À luz das pesquisas fundamentadas no sociointeracionismo do discurso, de Bakhtin (1986; 1997); nas discussões sobre a importância da literatura, de Cândido (1988; 2002), de Jouve (2012) e, de Compagnon (2009); no embasamento teórico sobre a leitura e o letramento, de Geraldi (1997), Brandão e Micheletti (1997), Rojo (2009) e Kleiman (2005) e no letramento literário, de Cosson (2014), desenvolvemos nosso trabalho. A análise do conto e a observação dos enunciados polifônicos consideraram os pilares bakhtinianos dos gêneros do discurso (1992): construção composicional, estilo e conteúdo temático como elementos fundamentais na discussão. Essa etapa foi fundamental para a elaboração do material didático que foi pautada nas estratégias de Cosson (2014), denominada Sequência Expandida, proposta de atividades pedagógicas que proporcionam uma maior interação entre professores e alunos e visam ao trabalho coletivo e compartilhado. O interesse por esse trabalho se justifica, por um lado, pelo fato de que a leitura de contos pode fomentar ainda mais o interesse dos alunos pela leitura literária e, por outro, a apresentação de estratégias para o desenvolvimento da leitura e do letramento literário pode ajudar os alunos a compreenderem melhor o texto. Além disso, o resultado dos estudos realizados atendem as expectativas de professores de Língua Portuguesa, neste caso, educadores que atuam, no Sistema Penitenciário, com o Projeto de Remição pela Leitura, em busca de direcionamentos que contribuam ao letramento literário, o prazer da leitura e de metodologias dinâmicas que atendam Jovens e Adultos que estão em privação de liberdade. Esta proposta oferece aos educandos subsídios para que se firmem como sujeitos leitores, aprendendo a refletir de modo crítico, a agir com responsabilidade de modo individual ou coletivo, visto que a educação, a cultura e a literatura é um direito de todos.
Résumé: Dans le contexte des études littéraires, l?objectif de cette recherche est de suggérer une intervention pédagogique qui promeuve le développement de la littératie littéraire d?élèves de la troisième, du quatrième cycle. Cette intervention, de type qualitatif, se penche, de manière spéciale, sur des élèves en privation de liberté faisant partie du Centre de l?État d?Éducation de Base de Jeunes et d?Adultes Professora Tomires Moreira de Carvalho - EFM, dans les dépendances de la Prison de l?État de Maringá (PEM), plus précisément dans l?Unité de Prison Maison de Garde de Maringá (CCM), espace dans lequel se déroule le Projet de Libération de Peine. Par le biais de la lecture des ouvrages littéraires, ce projet prévoit la réduction de la peine des élèves/détenus qui y participent. Dans cette perspective, notre étude cherche, au-delà de la lecture de ces ouvrages, un approfondissement concernant les questions de la construction du récit qui, dans la plupart du temps, rend difficile la compréhension de l?ouvrage, comme par exemple, les énoncés polyphoniques qui passent inaperçus, car rien qu?un regard plus attentif peut montrer comment l?appréhension de leurs significations aide dans la construction du sens du texte. Le conte servant de corpus à cette recherche est titré Certos Amigos, du bouquin Cenas Urbanas, de Júlio Emílio Bráz. À la lumière des recherche basées sur le discours socio-interactionniste de Bakhtine (1986; 1997); sur les discussions de Cândido (1988, 2002), de Jouve (2012) et de Compagnon (2009) à propos de l?importance de la littérature, sur la théorie concernant la lecture et la littératie, de Geraldi (1997), de Brandão et de Micheletti (1997), de Rojo (2009) et de Kleiman (2005) et sur la littératie littéraire de Cosson (2014), nous développons notre travail. L?analyse du conte et l?observation des enoncés polyphoniques se sont ancrées aux méthodes bakhtiniennes des genres du discours (1992): la construction/forme compositionnelle, le style et le contenu thématique en tant qu?éléments fondamentaux dans la discussion. Cette étape de la recherche a été fondamentale pour l?élaboration du matériel didactique: une séquence agrandie, basée sur des stratégies suggérées par Cosson (2014). À notre avis, la proposition d?activités présentée offre aux professeurs et aux élèves une intéraction plus grande, c?est-à-dire, celle qui envisage le travail colectif et partagé. L?intérêt envers ce travail se justifie, d?un côté, du fait que la lecture de contes peut susciter encore plus l?intérêt pour la lecture littéraire chez les élèves et, d?un autre côté, la présentation de stratégies pour le développement de la lecture et de la littératie littéraire peuvent les aider à comprendre le texte. De plus, le résultat des études réalisées répondent aux attentes des professeurs de Langue Portugaise, dans ce cas, les enseignants qui mettent en oeuvre, dans le Système Pénitentiaire, Le Projet de Libération par la Lecture, à la recherche de nouveaux ciblages pouvant contribuer au plaisir de la lecture, à la littératie littéraire et à la mise en oeuvre de méthodologies dynamiques en tenant compte des Jeunes et des Adultes en état de privation de liberté. Cette proposition offre aux élèves des moyens pour qu?ils deviennent des sujets lecteurs en faisant place à la réflexion critique, à l?action responsable individuelle mais aussi colective, puisque l?éducation, la culture et la littérature est un droit pour tous . |
Data da defesa: 2017
Código: vtls000226826
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2017
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Carmen Rodrigues de Lima
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)
UEM: Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Texto para Defesa correção 3 (definitivo) 23-08.pdf
Tamanho: 2691 Kb (2755816 bytes)
Criado: 10-11-2017 16:31
Atualizado: 10-11-2017 17:30
Visitas: 874
Downloads: 7
[Visualizar] [Download]
Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.
|