Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Imagens e argumentos ecológicos nos livros didáticos : que educação ambiental é construída?
Autor(es): Marisa Inês Bilthauer
Palavras-chave [PT]:

Educação ambiental. Metáfora e analogia. Livro didático. Ciências e biologia. Ecologia. Brasil
Palavras-chave [EN]:
Ecology. Ambient Education. Didactical book. Metaphor and analogy. Brazil
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Luzia Marta Bellini [Orientador] - UEM
Jozimar Paes Almeida - UEL
Regina Maria Pavanello - UEM
Resumo:
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo analisar as analogias e metáforas de 12 livros didáticos acerca de Ecologia e Educação Ambiental; 4 livros de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental; 4 livros de 5ª a 8 séries do Ensino Fundamental e 4 livros do Ensino Médio. Metodologicamente realizamos o exame retórico dos temas ecologia e educação ambiental incluindo as ilustrações presentes nos livros. Como conclusão obtivemos: a) as metáforas harmonia e equilíbrio da natureza conferem às coleções analisadas concepções errôneas de ecossistema e ambiente; b) as metáforas população, comunidade, a noção de ecossistema, nicho, habitat, rede, teia são reduzidas à analogia de indivíduo, contradizendo o conceito de ecologia e ecossistema que tratam de dinâmicas populacionais e não individuais.

Abstract: This dissertation has as objective to analyze the analogies and metaphors of 12 books concerning Ecology and Ambient Education; 4 books from 1st to 4th series of the elementary school; 4 books from 5th to 8th also of the elementary school and 4 books from the secondary school. Methodologically we carry through the rhetorical examination of the subjects ecology and ambient education including illustrations gifts in those books. As conclusion we got: a) the metaphors harmony and balance of the nature confer to the analyzed collections of books wrong conceptions of ecosystem and environment; b) the metaphors population, community, the ecosystem notion, niche, habitat, net, web are reduced to the individual analogy, having contradicted the concept of ecology and ecosystem that deal with population and not individual dynamic.
Data da defesa: 15/03/2007
Código: vtls000164369
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2007
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Profª. Drª. Luzia Marta Bellini
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2007_MARISA INÊS BILTHAUER.pdf
Tamanho: 7539 Kb (7720348 bytes)
Criado: 14-10-2008 10:08
Atualizado: 04-11-2008 15:17
Visitas: 3327
Downloads: 807

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.