Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: O ensino da Geometria no ambiente Cinderella
Autor(es): Rosângela Constantino
Palavras-chave [PT]:

Geometria. Ensino e aprendizagem. Geometria Dinâmica. Representação geométrica. Brasil
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Doherty Andrade [Orientador] - UEM
Regina Maria Pavanello - UEM
Lourdes Maria Wetle de Almeida - UEL
Resumo:
Resumo: Este trabalho trata do ensino da Geometria e das possíveis contribuições dos softwares de Geometria Dinâmica, em especial o software Cinderella. O objetivo deste trabalho é analisar se uso do software de Geometria Dinâmica Cinderella auxilia na construção do conhecimento em Geometria. Essa discussão se faz necessário, pois o computador introduz uma dimensão dinâmica à investigação em Geometria. As representações de figuras planas ou espaciais, poderem agora ser manipuladas e transformadas de diferentes maneiras. Elaboramos um curso com atividades de Geometria plana utilizando o software Cinderella para alunos do 2º ano do curso de Pedagogia para analisar as dificuldades dos alunos na compreensão de conceitos de Geometria e a possibilidade de superação dessas dificuldades mediante o uso do software. A análise das discussões e comportamento dos alunos, futuros professores, revelaram inicialmente o pouco conhecimento em Geometria e que a utilização dos softwares de Geometria Dinâmica podem contribuir na evolução da aprendizagem em Geometria e potencializar suas habilidades para visualização e compreensão do objeto geométrico.

Abstract: This work treats of the Geometry teaching and the possible contributions of Dynamic Geometry softwares, mainly Cinderella software. The aim of this work is to analyze if the use of the Dynamic Geometry Cinderella software aids in the construction of the knowledge in Geometry. This discussion is important because the computer introduces a dynamic dimension to the investigation of the Geometry. The representations of plane or space geometric illustrations can be now manipulated and transformed of different ways. A course of plane Geometry was carried out, using the software Cinderella, with students of the 2nd period of the Pedagogy graduation. This course was applied to analyze the students' difficulties to understand Geometry concepts and the possibility of overcoming of those ones by the use of the software. The analysis of the students' discussions and behavior showed initially low knowledge of Geometry. And was observed that the use of the Dynamic Geometry softwares can contribute to learning and to increase their abilities to visualize and understand geometric objects.
Data da defesa: 07/07/2006
Código: vtls000164877
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2006
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Prof. Dr. Doherty Andrade
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2006_rosangela_constantino.pdf
Tamanho: 1383 Kb (1415824 bytes)
Criado: 14-10-2008 10:54
Atualizado: 04-11-2008 15:20
Visitas: 4797
Downloads: 674

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.