Resumo: A Matemática é vista, por muitos alunos, como um obstáculo intransponível. Porém, muitas vezes, o problema não está nos conteúdos ensinados na escola, mas sim na maneira como estes conteúdos são ensinados por muito dos professores. Assim, surge a necessidade em resgatar sua origem, ou melhor, a demonstração de regras e de fórmulas. As desigualdades, em especial, as que envolvem funções convexas à direita e funções côncavas á esquerda chamam atenção por envolverem sequências de procedimentos matemáticos para serem demonstrados, mesmo que cada passo a ser demonstrado, a princípio, seja não muito complexo. Sendo assim, estas desigualdades servem para exemplificar as demonstrações de teoremas, aparentemente simples, que exigem certos cuidados, como sequências de raciocínios matemáticos, além de conhecimentos prévios. O objetivo principal deste trabalho é obter de forma rigorosa, as desigualdades numéricas importantes através das funções convexas à direita e funções côncavas à esquerda
Abstract: Mathematics is seen by many students as an insurmountable obstacle. However, frequently, the problem is not the content taught in school, but in the way these contents are taught by many of the teachers. Therefore, the need arises to rescue their origin, or rather, the demonstration of rules and formulas. Inequalities in particular those involving right convex functions and left concave functions deserve attention because they involve sequences of mathematical procedures to be demonstrated, even if each step to be shown, in principle, is not very complex. Thus, these inequalities serve to exemplify the apparently simple theorems of statements that require certain precautions, such as mathematical reasoning sequences, and prior knowledge. The main objective of this work is to strictly, the important numerical inequalities through the right convex functions and left concave functions |