Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Administração

Início > Dissertações e Teses > Ciências Sociais Aplicadas > Administração > Programa de Pós-Graduação em Administração

Título [PT]: O potencial empreendedor dos microempresários do Shopping Popular de Londrina
Autor(es): Jorge Avanzi
Palavras-chave [PT]:

Empreendedorismo. Microempreendedores. Pequenas e médias empresas. Potencial empreendedor. Entrepreneurship. Previsão comercial. Pretensões de negócios. Setor informal. Economia. Shopping Popular. Londrina. Paraná (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Entrepreneurship. Microentrepreneurs. Business pretensions. Enterprising potential.Brazil.
Área de concentração: Gestão de Negócios
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
Luiz Antônio Felix [Orientador] - UEL
José Carlos Dalmas - UEL
Marcia Regina Gabardo da Camara - UEL
Resumo:
Resumo: Uma das características dos empreendedores de sucesso é a visão. Guiado por ela, o empreendedor direciona suas atividades envolvendo as pessoas e os recursos necessários na busca da realização dos seus objetivos empresariais. O presente estudo analisa o potencial empreendedor dos microempresários do Shopping Popular de Londrina e suas pretensões de negócios com relação a seus estabelecimentos. Para medir o potencial empreendedor foi utilizada a versão em português do instrumento de medição do potencial empreendedor Carland Entrepreneurship Index - CEI. Em seguida, separados em grupos de maior e de menor potencial empreendedor, foram analisadas as pretensões de negócios dos distintos grupos. A pesquisa é exploratória e entrevistou 95 lojistas do Shopping Popular de Londrina no mês de maio de 2006. Como resultado, a amostra apresentou índices CEI variando de 8 a 23, enquadrando os entrevistados nas classificações "Micro-empreendedor" e "Empreendedor". Na comparação entre "Micro-Empreendedores" e "Empreendedores" não foram identificadas diferenças quanto às pretensões de negócio dos lojistas em relação aos seus estabelecimentos. A amostra foi dividida em dois grupos, um formado por aqueles voltados para o crescimento dos negócios e outro formado por aqueles voltados para o Status Quo. Os testes estatísticos não identificaram diferenças significativas entre os índices CEI dos dois grupos. Contudo, o estudo revelou que as questões do Carland Entrepreneurship Index - CEI sobre propensão ao risco foram as mais pontuadas dentro do grupo de entrevistados voltados para o crescimento dos seus negócios.

Abstract: One of the characteristics of successful entrepreneurs is vision. Guided by it, the entrepreneur directs its activities involving the necessary people and resources in the search of the accomplishment of its enterprise objectives. The present study analyses the enterprising potential of the micro-entrepreneurs of the Popular Shopping Center of Londrina and its business pretensions with regard to its establishments. To measure the enterprising potential, a portuguese version of the Carland Entrepreneurship Index - CEI (measurement instrument of enterprising potential) was used. After that, separated in groups of high and low enterprising potential, the business pretensions of each group were analyzed. The research is exploratory and interviewed 95 storekeepers from the Popular Shopping Center in the month of May of 2006. As result, the sample presented CEI indexes varying from 8 to 23, fitting the interviewed in the classifications "Micro Entrepreneur" and "Entrepreneur". In the comparison between "Micro Entrepreneur" and "Entrepreneur" differences relating the business pretensions of the storekeepers to their establishments weren't identified. The sample was divided in two groups, one formed by those facing the growth of their business and other formed by those facing the Status Quo. The statistics tests don't identified significant differences between the CEI indexes of both groups. However, the study revealed that the Carland Entrepreneurship Index - CEI questions about propensity to the risk were most punctuated inside the group of the interviewed that are facing the growth of their business.
Data da defesa: 27/08/2006
Código: vtls000166331
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2006
Local de Publicação: Londrina
Orientador: Prof. Dr. Luiz Antônio Felix
Instituição: Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administração, Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Administração
Nível: Dissertação (mestrado em Administração)
UEL: Programa de Pós-Graduação em Administração
UEM: Programa de Pós-Graduação em Administração

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 097. Jorge Avanzi.pdf
Tamanho: 1270 Kb (1300588 bytes)
Criado: 25-11-2008 18:44
Atualizado: 12-12-2008 14:22
Visitas: 3426
Downloads: 3975

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.