Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: Era uma vez ... por onde anda Cinderela? : estudo de caso do Conto de Fadas Cinderela, na cidade de Maringá-PR
Autor(es): Marlise Maria Batista Martinelli
Palavras-chave [PT]:

Contos de fadas. Cinderela. História e crítica. Mediação. Literatura infanto-juvenil. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Fairytales. Cinderella. Mediation. Btazil.
Área de concentração: Estudos Literários
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Rosa Maria Graciotto Silva [Orientador] - UEM
Alice Áurea Penteado Martha - UEM
Renata Junqueira de Souza - UNESP
Resumo:
Resumo: Os contos de fadas tratam de temas que fazem parte da tradição de muitos povos, pois discutem questões universais, constituindo-se em histórias que são oferecidas aos leitores em vários momentos de suas vidas, da infância até a vida adulta, permitindo a criação de mundos de sonho e imaginação. Pelo fato de os contos de fadas compreenderem um amplo corpus, delimitamos como objeto de estudo em nossa pesquisa a obra Cinderela, já que a mesma consolidou-se como um dos textos mais conhecidos, encontrando-se presente, por meio de reedições, versões e adaptações em vários momentos literários e históricos de todo o mundo. Desse modo, torna-se pertinente um estudo de caso da referida obra, verificando não só a circulação do conto, mas, principalmente, a leitura prévia que alunos e educadoras do Ensino Fundamental de uma escola pública de Maringá têm sobre os contos de fadas e, em específico, sobre o conto Cinderela. A fim de que nossos objetivos fossem alcançados, realizamos, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica, que compreendeu concepções de leitura, natureza e funções da literatura, sociologia da leitura e contos de fadas. Em um segundo momento, levantamos e obtivemos, em bibliotecas, livrarias e sebos, uma amostragem significativa dos diversos meios de circulação do conto Cinderela. No âmbito escolar, os instrumentos utilizados restringiram-se a questionários aplicados aos alunos e às educadoras da escola pesquisada. Observando os aspectos individuais, coletivos e sociais, levantamos as percepções dos leitores a respeito dos contos de fadas e da obra em questão. Analisando e confrontando os dados obtidos entre os sujeitos envolvidos, constatamos que o conhecimento prévio sobre a obra é o mesmo entre alunos e educadoras. Para estas, o trabalho com a leitura e com os contos de fadas é de suma importância. Contudo, observando as respostas dos alunos, tal desenvolvimento fica intrinsecamente relacionado ao posicionamento dos professores, o que reflete variáveis que os levaram a apreciar ou rejeitar a obra. Ressaltase, assim, que a mediação é fundamental para que a leitura possa ser ampliada e diversificada.

Abstract: The fairytales deal with themes that make part of the tradition of many people, because they discuss universal questions. Besides, they exemplify texts that are offered to readers in various moments of their lives, from the childhood to the adult life, allowing the creation of worlds of dream and imagination around and from texts. By the fact that the fairytales include a wide corpus, our search is limited in the study of the work Cinderella, as this one consolidated as one of the best known texts, because it is present, through re-editions, versions and adaptations in various literary and historic moments in all the world. Thereby, it becomes pertinent a case study of the said work, verifying not just the circulation of the tale, but mainly, the previous reading that some students and educators of the secondary education of a public school of Maringá have about fairytales and, in specific, of Cinderella tale. In order to achieve our objectives, we carried out, firstly, a bibliographic research that included reading conceptions, nature and functions of literature, reading sociology and fairytales. In a second moment, we carried out a survey and could find in libraries, bookstores and stores of old books a significant sample of the various means of circulation of the tale Cinderella. In the school scope, the used instruments were restricted to questionnaires applied to the students and educators of the researched school. Observing the individual, collective and social aspects of the readers, we carried out a survey about the fairytales and the work in question. Analyzing and confronting the obtained among the involved subjects, we noticed that the previous knowledge about the work is the same among students and educators. For them, the work with reading and with the fairytales is very important. However, observing the students' answers, such development gets intrinsically related with the teachers' position, what reflects some possible variables that took them to appreciate or reject the work. Such fact emphasizes that the mediation is fundamental for the reading be enlarged and diversified.
Data da defesa: 04/03/2008
Código: vtls000166217
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2008
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Profª. Drª. Rosa Maria Graciotto Silva
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Departamento de Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: mmbmartinelli.pdf
Tamanho: 6996 Kb (7164133 bytes)
Criado: 08-12-2008 15:25
Atualizado: 08-12-2008 15:37
Visitas: 1907
Downloads: 269

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.