Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: A produção de texto no curso de Letras : diagnóstico do ensinar a escrita
Autor(es): Márcia Cristina Greco Ohuschi
Palavras-chave [PT]:

Produção de texto. Nível superior. Professor de Letras. Língua materna. Escrita. Estudo e ensino. Curso de Letras.
Palavras-chave [EN]:
Writing. Teaching. Language and Literature Course.
Área de concentração: Estudos Lingüísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Renilson José Menegassi [Orientador] - UEM
Pedro Luis Navarro Barbosa - UEM
Regina Maria Gregório - UEL
Resumo:
Resumo: Neste trabalho, problematizamos a questão do ensino da produção textual na formação, em nível superior, do professor de Língua Portuguesa e realizamos um diagnóstico da formação que o acadêmico do curso de Letras da UEM recebe sobre o processo de ensinar a escrita. A partir desta temática, à luz da Lingüística Aplicada, na perspectiva sociointeracionista, embasada principalmente nos pressupostos teóricos de Bakhtin e Vygotsky e nos pesquisadores brasileiros que seguem esta vertente, temos como objetivo geral refletir sobre os estudos da produção textual na universidade, com o intuito de contribuir para a formação do professor de língua materna, na formação oferecida pelo curso de Letras. Assim, propomonos a apresentar uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de cunho etnográfico e de natureza aplicada, ao acompanharmos uma turma da disciplina Prática de Ensino de Língua Portuguesa da UEM, no ano letivo de 2004, para analisar todo o trabalho envolvido com a prática de produção textual. Por meio de anotações feitas em caderno de campo, analisamos as discussões teóricas sobre o tema, as atividades práticas realizadas (dentre elas o estágio supervisionado) e os Diários Reflexivos, diagnosticando a concepção de escrita que ficou evidenciada. A escolha dessa disciplina específica se deve ao fato de ser, entre as demais, aquela em que o acadêmico deve pôr em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, em uma situação de ensino, ou seja, na regência de aulas nos Ensinos Fundamental e Médio. Os resultados das análises demonstram que não há influência das teorias lingüísticas sobre o processo observado, especificamente dos representantes da perspectiva sociointeracionista da escrita, como Bakhtin e Vygotsky, uma vez que não se trabalha com essas fontes teóricas, mas somente com as suas releituras. Em seguida, que as discussões e abordagens sobre os aspectos da interação e das concepções de escrita ocorrem e forma superficial e fragmentada. Nos estágios supervisionados, verificamos a predominância da concepção de escrita como conseqüência, apesar de alguns dos alunos observados se encontrarem em um momento de interface entre esta concepção e a concepção de escrita como trabalho. Nos Diários Reflexivos, percebemos as dificuldades que os acadêmicos possuem em constituir-se como o outro de si mesmos, pois não refletem sobre vários problemas apresentados em suas aulas de estágio ou o fazem de forma superficial. A própria grade curricular do curso de Letras da UEM não permite que os alunos construam uma concepção de escrita consolidada no decorrer da graduação, já que as disciplinas são estanques e, durante dois anos, eles não lêem, não discutem, não estudam sobre nenhum aspecto teórico da escrita. Esta lacuna se reflete na prática dos professorandos em sala de aula, pois, como verificamos nas atividades práticas, eles procuram inovar, mas não conseguem dar continuidade ao processo e recaem na concepção de escrita como conseqüência, demonstrando que o ensino tradicional de produção de texto está neles arraigado.

Abstract: The teaching of textual production in the training of the Portuguese Language teacher, at University level, and a diagnosis of the training that Language students receive during their studies at the State University of Maringá, Maringá PR Brazil, on the procedures in the teaching of writing are provided. The aim of current research is a discussion on text production studies at the University from the point of view of Applied Linguistics and within the social and interaction perspective, chiefly based on Bakhtin's and Vygotsky's theoretical presuppositions and on those by other Brazilian researchers and followers. Research intends to be a contribution towards the training of the Portuguese Language teacher in the context of teaching pedagogy within the Language and Literature Course. An ethnographical and applied qualitative and interpretative research will be presented throughout a follow-up of students reading the discipline Portuguese Language Teaching Practice at the State University of Maringá during 2004. The entire process within the practice of Text Production shall be analyzed. Since theoretical discussions on the theme, the working out of practical activities (monitored teaching included) and reflection diaries have been reported in note-books, the concept of writing was diagnosed. This specific discipline has been chosen since the students practice their knowledge, acquired through the university course, in real conditions of teaching in classes of the Primary and Secondary Schools. Results show that the process was not affected by linguistic theories, in particular those representing the social and interaction perspective, such as Bakhtin's and Vygotsky's. This is due to the fact that theoretical readings are outsourced and only re-readings were undertaken. Further, discussions and approaches on aspects of interaction and writing concepts are given rather superficially and in a fragmented manner. It has been detected that writing as a consequence is predominant in monitored teaching, even though certain students under analysis may be placed within an interface between this concept and the idea of writing as assignment. The difficulties experienced by the students in placing themselves as others have been perceived in the Diaries. They actually either fail to reflect on the several issues raised during the monitored lessons or they do so in a superficial ay. The curriculum of the Language and Literature Course at the State University of Maringá lacks the capacity for students to build a concept of writing consolidation throughout the undergraduate course. This is due to the fact that disciplines are compartimentized and the students do not read, discuss or study on any aspect of the theory of writing for two whole years. Such a gap affects the practice of would- be teachers in the classroom. Actually it has been verified that in their practical activities the students tried to introduce new ideas but failed to follow up the process. Since they revert to writing as a consequence, the fact reveals that the traditional teaching of text production is still deeply ingrained in their mind.
Data da defesa: 21/08/2006
Código: vtls000164441
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2006
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Prof. Dr. Renilson José Menegassi
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Departamento de Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: mcgohuschi.pdf
Tamanho: 762 Kb (780193 bytes)
Criado: 27-03-2009 08:12
Atualizado: 27-03-2009 08:49
Visitas: 1858
Downloads: 79

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.