Dúvidas e sugestões
|
Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras
Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras
Título [PT]: Mídia e a produção discursiva de novas identidades femininas na pós-modernidade
Autor(es): Patrícia Duarte de Britto
Palavras-chave [PT]:
Análise do discurso. Mídia impressa. Linguística. Pós-modernidade. Identidade feminina. Processos identitários. Análise do discurso francesa. Novas identidades femininas. Governamentalidade. |
Palavras-chave [EN]:
New feminine identities. Printed magazines. Post-modernity/net modernity. Governamentability. |
Área de concentração: Estudos Linguísticos - Estudos do Texto e do Discurso
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Pedro Luís Navarro Barbosa [Orientador] - UEM
Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso - UEM
Vanice Maria Oliveira Sargentini - UFSCar |
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa dissertativa tematiza o processo de constituição identitária do sujeito feminino nas práticas discursivas em mass media contemporâneos. Com o olhar voltado para a revista impressa diversional destinada ao público feminino, buscamos vislumbrar, na sociedade pós-moderna, o modo como saberes sobre a mulher são construídos, enquanto "verdades" necessárias para que novas identidades femininas sejam firmadas. Para tanto, nos debruçamos ao estabelecimento de várias relações entre saberes, processos econômicos e sociais, formas de comportamento, sistemas de normas e técnicas, os quais nos possibilitam compreender quem é a nova mulher da pós-modernidade, quem ela diz ser e quem a mídia massiva diz que ela é. O alicerce para nossas reflexões está no entrecruzamento entre linguagem, sociedade, história e memória e, para tanto, lançamos mão, como embasamento teórico-analítico, dos estudos referentes à terceira época da Análise de Discurso erigida por Michel Pêcheux, das formulações discursivas de Jean-Jacques Courtine e, principalmente, das contribuições de Michel Foucault à teoria do discurso. Também nos fundamentamos nas reflexões de pesquisadores da Teoria de Comunicação de Massa e dos Estudos Culturais, a partir de deslocamentos oriundos dos pressupostos pós-modernos. O método arqueológico, elaborado por Michel Foucault, é o guia para nossas análises, que são norteadas pelos seguintes conceitos-chave: enunciado, função enunciativa, regularidade discursiva, arquivo, governamentalidade, memória discursiva, interdiscurso, trajeto temático, comunicação de massa, identidade, diferença, pós-modernidade, modernidade líquida, mulher-elástico, fragmentação e flutuação. Nosso material analítico forma um arquivo de dez reportagens, retiradas de quatro exemplares da revista Veja Edição Especial Mulher, veiculados nas edições de 08/2002, 08/2003, 05/2006 e 06/2008. Esse material nos direciona a organização de três trajetos temáticos, a partir dos quais é possível detectar a construção de novas identidades femininas na pós-modernidade: a) o trabalho, a mulher e seus múltiplos papéis; b) a beleza estética da mulher; c) o relacionamento amoroso entre homem e mulher. Em nosso arquivo, analisamos um conjunto de enunciados verbais, dispersos e heterogêneos, efetivamente ditos por mulheres que se subjetivam a partir de uma relação com tipos particulares de governo e autocontrole, de modo a compreenderem aquilo que são e encontrarem para si uma identidade, constituindo-se em sujeitos de suas próprias existências. Analisamos também enunciados formulados por detentores de saber de diferentes ordens. Tais enunciados, ao serem organizados pela revista, constroem imagens modelares, legitimam múltiplas identidades coletivas e determinam condutas, objetivando suas leitoras em sujeitos femininos. Nossa hipótese, confirmada em nossos resultados de pesquisa, é a de que Veja não é somente um aparelho institucional de controle que guia comportamentos, idéias, condutas, servindo como um tipo de mentor que exerce certa autoridade no que se refere à tentativa de controle dos papéis de suas leitoras. Edição Especial Mulher é, principalmente, espaço para que a mulher contemporânea, enquanto material vivo imprima em cada página sua cotidianidade, vivendo nela suas próprias práticas, técnicas, programações de conduta e disciplinas, ora se submetendo à revista, ora dela se liberando, ao se construir como sujeito e tomar consciência de si. Mediante tal hipótese, não procuramos respostas definitivas; diagnosticamos as técnicas e os processos que movem a história, constroem os discursos e constituem as novas identidades femininas em revistas impressas buscando alcançar um estado de reflexão, conscientes de que, uma vez analisado, o arquivo permanece para novas abordagens, não se esgotando em nossa interpretação.
Abstract: The theme of current research comprises the process of the identity status of the female subject in the discourses of contemporary social mass media. The printed past-time magazine published for the female population is highlighted. Research deals with the manner knowledge on the female population, or rather, the necessary "truths" for the formation of feminine identities, is built. The relationships between knowledge, economic and social processes, types of behavior, system of norms and techniques are established so that the new post-modern woman may be understood, coupled to what she says she is and what the social mass media say she is. The dissertation is foregrounded on the intercrossing between language, society, history and memory. The theoretical and analytic basis is made up of studies on the third wave of Michel Pêcheux's Discourse Analysis, Jean-Jacques Courtine's discourse formulas and chiefly on Michel Foucault's contributions to the theory of discourse. It is also based on research on Mass Communication Theory and on Cultural Studies as from the displacements underlying the suppositions of post-modernism. Foucault's archeological method leads us on our analyses guided by the key concepts of enunciation, enunciation function, discursive regularity, archive, governmentability, discursive memory, interdiscourse, thematic path, mass communication, identity, difference and post-modernity/net modernity, elastic woman, fragmentation and fluctuation. Analytic material is composed of ten reports withdrawn of four numbers of the Brazilian magazine Veja Edição Especial Mulher, published in August 2002, August 2003, May 2006 and June 2008. The above-mentioned material was organized according to three thematic trajectories from which the construction of new feminine identities in post-modernity could be detected: a) jobs, women and their multiple roles; b) female aesthetic beauty; c) love relationships between the male and the female. A set of verbal enunciations, actually said by women, are analyzed. These women make themselves subjects through a relationship constituted by special types of agency and self-control by which they understand what they are and built up an identity of their own. As a matter of fact, they make themselves the subjects of their own existence. Verbal enunciations prepared by knowledge holders hailing from different stances are also investigated. The organization of the enunciations by the magazine editors favors the construction of model images, the legitimization of multiple collective identities and the determination of types of behavior with the aim at producing feminine subjects. The hypothesis of current dissertation, confirmed by results of research, is that the magazine Veja is not merely an institutional control tool that fabricates behavior, ideas and ways of thinking. Neither is it a merely mentor that exercises certain authority for the control of the female readers' roles. Actually, Edição Especial Mulher is mainly a place where the contemporary woman, as a living being, inscribes its day-to-day experience in each page, experiences her own practices, techniques, behavior and discipline programs. Whereas in certain instances she submits herself to the magazine's dictum, at others she frees herself from it when she makes herself a subject and is conscious of her own condition. Definite answers are not given. Techniques and the processes that make up history, construct discourses and constitute new feminine identities have been diagnosed in magazines. Current research, therefore, lies within the reflection condition, without any presumption of definitely solving the issue. In fact, the archive exists to be explored for new approaches. |
Data da defesa: 05/09/2008
Código: vtls000170359
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2008
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Prof. Dr. Pedro Luís Navarro Barbosa
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Departamento de Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras |
Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Patricia_Duarte_de_Brito.pdf
Tamanho: 5453 Kb (5583938 bytes)
Criado: 19-04-2010 13:24
Atualizado: 19-04-2010 13:47
Visitas: 1567
Downloads: 21
[Visualizar] [Download]
Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.
|