Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: Amoras sem espinhos : a recepção de Fábulas (1922), de Monteiro Lobato, por crianças do ensino fundamental
Autor(es): Adriana Paula dos Santos Silva
Palavras-chave [PT]:

Literatura infanto-juvenil. Fábulas de Monteiro Lobato. Crítica e interpretação. Literatura e Ensino. Literatura estética.Tradução e interpretação. Recepção. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Literature and Teaching. Fábulas, Monteiro Lobato. Reception. Brazil.
Área de concentração: Estudos Literários
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Vera Helena Gomes Wielewicki [Orientador] - UEM
Alice Áurea Penteado Martha - UEM
Lourdes Kaminski Alves - Unioeste
Resumo:
Resumo: Esta dissertação relata resultados obtidos a partir da análise da recepção de textos literários por crianças pertencentes ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental, de uma escola privada da cidade de Maringá - Paraná. Os textos analisados são vinte e duas fábulas, retiradas do livro homônimo, do escritor brasileiro Monteiro Lobato (1882 - 1948). Desta forma, a primeira parte do trabalho aborda os recursos de adaptação e tradução literárias e paródia como instrumentos utilizados na reescrita lobatiana, verificando a influência destes recursos na constituição do texto narrativo. Nesta perspectiva, a teoria da Estética da Recepção é abordada enquanto direcionamento teórico que identifica a participação do leitor na recepção do texto literário. No acompanhamento do universo de leitura resgatou-se, como sustentação teórica, a estrutura e a história do gênero fabular, como forma de entender as leituras apresentadas pelos leitores de Monteiro Lobato, na atividade de leitura em sala de aula.

Abstract: This dissertation relates results from the analysis of the reception of literary texts by students that belong to the first cycle of a private primary school, situated in the city of Maringá - Paraná. The analyzed texts are twenty-two fables, from the homonym book, by the Brazilian writer Monteiro Lobato (1992-1948). Thus, the first part of the research deals with the resources of literary adaptation, translation and parody as tools used in the lobatiana rewriting, verifying their influence in the constitution of the narrative text. In relation to the reading universe, it was read and used as theoretical support, the structure and history of fable genre, in order to understand the readings presented by the readers of Monteiro Lobato, in the reading activity in the classroom.
Data da defesa: 03/09/2008
Código: vtls000170382
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2008
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Profº. Drº.Vera Helena Gomes Wielewicki
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Departamento de Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: apssilva.pdf
Tamanho: 10922 Kb (11184320 bytes)
Criado: 22-04-2010 11:25
Atualizado: 22-04-2010 11:37
Visitas: 1825
Downloads: 16

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.