Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: Percurso dos gêneros do narrar no ensino de língua materna : um diagnóstico com foco nos alunos
Autor(es): Maísa Cardoso
Palavras-chave [PT]:

Narrativa. Ensino. Literatura e linguística. Diagnóstico. Língua portuguesa.
Palavras-chave [EN]:
To narrate. Literature and linguistics. Diagnosis.
Área de concentração: Estudos Linguísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Sonia Aparecida Lopes Benites [Orientador] - UEM
Renilson José Menegassi - UEM
Vera Teixeira de Aguiar - PUCRS
Resumo:
Resumo: Embora o narrar seja uma capacidade desenvolvida desde a infância, antes mesmo da fase escolar, diversos trabalhos acadêmicos têm demonstrado a crescente apatia dos alunos quanto à leitura e à produção de textos pertencentes a gêneros dessa tipologia. Alerta a essa contradição, a pesquisa objetiva mapear, a partir da perspectiva do educando, o percurso do texto narrativo nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Básico e sua repercussão nas atividades extraclasse. O contexto da pesquisa é constituído por escolas de Ensino Médio e Fundamental da região de Maringá, nas quais os dados foram colhidos, por meio de questionários, junto a alunos de quinta e oitava séries de Ensino Fundamental e terceiro ano de Ensino Médio. Esta investigação fundamenta-se numa perspectiva de ensino-aprendizagem interacionista, na concepção de gênero bakhtiniana (BAKHTIN, 2003) e no conceito de tipologia de Adam (apud BRONCKART, 1999; BRANDÃO, 2000; BONINI 2005). Adotamos a proposta de Agrupamento de gêneros feita por Dolz e Schneuwly (2004), e evidenciamos duas concepções de Tipo narrativo, na pesquisa: na primeira, mais ampla, se incluem também gêneros do relatar (DOLZ E SCHNEUWLY, 2004), caracterizados por seqüências de eventos, situados no tempo, mas sem conflito nem tratamento estético; a segunda refere-se às seqüências de eventos, fundamentalmente marcadas pela presença de conflito e por um trabalho artístico com a palavra. Os gêneros aí abrangidos pertencem exclusivamente à ordem do narrar (DOLZ E SCHNEUWLY, 2004). É nesta última acepção que nossa análise se fixa, devido à relevância da abordagem dos gêneros narrativos literários, em sala de aula e o papel da literatura na formação do homem (CANDIDO,1972). A pesquisa procura verificar: a) se os alunos reconhecem um texto narrativo e são capazes de apontar suas características e elementos principais; b) se os alunos gostam de ler e produzir/reproduzir textos narrativos; c) se a escola, no decorrer das séries, passa para segundo plano o trabalho com o texto narrativo; d) se os alunos lêem e escrevem textos narrativos fora da escola por iniciativa própria. A análise dos dados demonstrou que os educandos revelaram-se mais aptos a reconhecer o Tipo narrativo - na acepção mais ampla - do que os diversos gêneros narrativos (literários). A capacidade de reconhecimento desses vai se aperfeiçoando, no decorrer da vida escolar. Em relação ao prazer em ler, os alunos revelaram gostar mais de ler do que produzir gêneros narrativos na escola, que, por sua vez, paulatinamente, substitui a leitura dos gêneros narrativos por outros, especialmente da ordem do argumentar. Nesse aspecto, a quinta é a série em que predomina o estudo e a leitura de narrativas; a oitava volta-se para textos argumentativos, predomínio que é intensificado no Ensino Médio, em que a leitura e a análise da narrativa ficam restritas às indicações do exame vestibular. Fora da sala de aula, os alunos afirmaram preferir ler principalmente os gêneros narrativos, com destaque às histórias de humor, ação, suspense e aventura. Quanto à produção, em contexto escolar, destacam-se, em todas as séries, a narração, a dissertação, o resumo e a resenha, textos tradicionalmente escolares, cuja abordagem é desvinculada das condições de produção textual. É possível perceber que, nas séries iniciais, a esses gêneros somam-se outros, o que caracteriza uma maior diversidade textual. Contudo, a produção extraclasse contempla textos da ordem do narrar e do relatar, em "blogs" e diários, com interlocutor determinado e estilo próprio. Os alunos revelaram ter tido experiências com narrativas orais na infância e evidenciaram o prazer em contar histórias, piadas, casos e outras formas de narrativas orais, fora da escola.

Abstract: Despite narration is an ability developed in childhood, prior to school phase, various academic works have shown the increasing students' apathy in reading and text production in narrative genres. Bearing such contradiction in mind, this research aims to outline, from the student perspective, the course of narrative text in Portuguese Language classes of Basic Education and its repercussion in extra class activities. The research context is grounded in primary and secondary school in the region of Maringá, from where the data were collected by means of questionnaires with students from the fifth and eighth grades of primary school, and third grade of secondary school. This investigation draws on an interactionist perspective, on Bakhtin's concept of genre (BAKHTIN, 2003), and on Adam's concept of typology (apud Bronckart, 1999; Brandão, 2000; Bonini 2005). We adopted the model of genre grouping proposed by Dolz e Schneuwly (2004), and we highlighted two narrative type concepts: the first one includes the genre of reporting (Dolz e Schneuwly, 2004), characterized by the sequence of events, situated in time, but without conflict or aesthetic treatment; the second one concerns itself with the sequence of events, fundamentally marked by the presence of conflict and by an artistic work with the word. The genres aforementioned belong exclusively to the order of narration (Dolz e Schneuwly, 2004). It is in the latter concept that this study is grounded in, due to the relevance of approaching literary narrative genres in the classroom, and the role of literature in men's education (CANDIDO, 1972). The research looks at checking: a) if the students recognize a narrative text and are able to point out its characteristics and main elements; b) if the students like reading and produce/reproduce narrative texts; c) if the school, throughout grades, changes to second plan the work with narrative texts; d) if the students read and write narrative texts outside school by their own initiative. Data analysis showed that the students were more apt to recognize a narrative Type - in its wider concept - as compared to the various narrative genres (literary). Their recognition capacity improves throughout their school life. As regards pleasure in reading, the students showed to like reading better than producing narrative genres at school, which in turn gradually replaces the reading of narrative genres by others, especially the argumentative type ones. In this respect, it is in the fifth grade that the study of narratives predominates; the eighth grade is concerned with argumentative texts, whose predominance is intensified in secondary school, in which the reading and the narrative analysis are restricted to the exam of vestibular. Outside classroom, the students stated to prefer reading, mainly the narrative genres, highlighting comedy, action, thriller and adventure. As regards production, in school context, the genres which emerged in all grades were the narration, dissertation, summary, traditional school texts whose approach is not connected with the conditions of textual production. It is possible to notice that in initial grades, other genres are added to the aforementioned ones, which characterizes a major textual diversity. However, the extra class production contemplates texts of the narration and reporting order, in blogs and diaries, with a determined interlocutor and a proper style. The students reported having had experiences with oral narratives in childhood and showed pleasure in telling stories, jokes, cases and other forms of oral narrative outside school. The final conclusion is that, even when leaving school, narrative remains in the student life.
Data da defesa: 20/03/2009
Código: vtls000171107
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2009
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Profª. Drª. Sonia Aparecida Lopes Benites
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Departamento de Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação Maísa Cardoso.pdf
Tamanho: 2883 Kb (2952575 bytes)
Criado: 22-04-2010 11:40
Atualizado: 22-04-2010 11:58
Visitas: 1553
Downloads: 18

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.