Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Administração

Início > Dissertações e Teses > Ciências Sociais Aplicadas > Administração > Programa de Pós-Graduação em Administração

Título [PT]: Entre o ser e o poder : um estudo sobre o processo de transição do trabalhador a gestor sob a perspectiva das emoções
Autor(es): Marcelo Comazzi Gonçalves
Palavras-chave [PT]:

Administração. Aspectos psicológicos. Comportamento não organizacional. Liderança. Motivação. Pesquisa qualitativa. Investigação narrativa. História de vida. Gestor. Emoções.
Palavras-chave [EN]:
Qualitative research. Narrative inquiry. Life history. Manager. Emotions.
Área de concentração: Gestão de Negócios
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
Cristiane Vercesi Cruciol [Orientador] - UEM/UEL
Elizabete Aparecida Coelho - UEL
Hilka Pelizza Vier Machado - UEM/UEL
Resumo:
Resumo: Esse trabalho é uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo principal descrever a transição do trabalhador em gestor sob a perspectiva das emoções. A metodologia utilizada foi à investigação narrativa que tem como elemento principal a história de vida dos gestores contadas através de uma narrativa. Ao narrar as histórias, foi possível acessar camadas profundas da subjetividade dos indivíduos e resgatar elementos importantes do seu passado. Dessa forma, o método de coleta de dados não limitou a descoberta dos dados ao instrumento de coleta. Foram coletadas três narrativas que forneceram uma extensa quantidade de dados. As narrativas foram analisadas utilizando a perspectiva holística-conteúdo descrita em Lieblich et al (1998). A teoria sobre as emoções serviu como orientação para análise e interpretação dos dados. A pesquisa demonstrou a complexidade e unicidade de cada história de vida; demonstrou como a teoria das emoções, poder e prestígio de Kemper (2006) são capazes de descrever as motivações humanas; e mostrou que a ansiedade é a emoção predominante na vida do gestor.

Abstract: This work is a qualitative research which main goal was to describe the transition from the worker to manager under the emotions perspective. The employed method was the narrative inquiry that uses, as the central element, the life history told by the managers in the form of a narrative. By telling their histories, this research could access deep layers of their subjectivity and to restore crucial happenings from their past. Three narratives were collected and those histories provided a rich and complex set of data. The narratives were analyzed using the holistic-content approach suggested at Lieblich et al (1998). The theory of emotions was used as a guide for data analysis and interpretation. The result shows the complexity and the singleness of each life history; shows how Kemper (2006) theory of emotions, power and status were capable to describe certain human behavior; and the research shows that anxiety is the most present emotion in the life of those managers.
Data da defesa: 23/06/2009
Código: vtls000178633
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2009
Local de Publicação: Londrina, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Cristiane Vercesi Cruciol
Instituição: Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administração, Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Administração
Nível: Dissertação (mestrado em Administração)/
UEL: Programa de Pós-Graduação em Administração
UEM: Programa de Pós-Graduação em Administração

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 151. Marcelo Comazzi Gonçalves.pdf
Tamanho: 474 Kb (485886 bytes)
Criado: 14-09-2010 08:15
Atualizado: 14-09-2010 08:30
Visitas: 1503
Downloads: 17

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.