Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais

Início > Dissertações e Teses > Ciências Biológicas > Ecologia > Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais

Título [PT]: Ecologia de insetos aquáticos associados a Eichhornia azurea (Schwartz) Kunth em uma lagoa de várzea na planície de inundação do alto rio Paraná.
Autor(es): Gilza Maria de Souza Franco
Palavras-chave [PT]:

Insetos aquáticos fitófilos. Ecologia. Associação. Eichhornia azurea (Schwartz) Kunth. Entomofauna aquática fitófila. Grupos funcionais de alimentação. Lagoa de várzea.Planície de inundação. Alto rio Paraná. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Insects. Aquatic entomofauna. Floodplain. Upper Paraná river. Brasil.
Área de concentração: Ciências Ambientais
Titulação: Doutor em Ciências Ambientais
Banca:
Izabel de Fátima Andrian [Orientador] - Nupélia/UEM
Alaíde Aparecida Fonseca Gessner - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Jorge Luiz Nessimian - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Fábio Amodêo Lansac-Tôha - Nupélia/UEM
Maria Cláudia C.R. Takasusuki - UEM
Resumo:
Resumo: O presente trabalho versa sobre a ecologia de insetos aquáticos fitófilos em Eichhornia azurea, abordando aspectos da composição taxonômica, influências abióticas e bióticas e, ainda, a análise da estrutura trófica dessa comunidade. Para a realização dessa pesquisa foram realizadas coletas trimestrais de fevereiro a novembro de 2000 dos insetos aquáticos associados a E. azurea, na região litorânea da lagoa Fechada, planície de inundação do alto rio Paraná. Foram tomadas algumas medidas das variáveis ambientais para a verificação de suas possíveis influências sobre a flutuação sazonal da densidade, diversidade e dieta da entomofauna fitófila. Em laboratório os insetos foram identificados, quantificados e analisadas suas dietas, essas baseadas no conteúdo do trato digestório. A entomofauna investigada apresentou alta densidade, diversidade e riqueza, com 9.203 indivíduos, pertencentes às ordens Ephemeroptera, Odonata, Trichoptera, Lepidoptera, Diptera e Coleoptera. O grupo mais abundante e com maior riqueza foi Diptera da família Chironomidae, representado principalmente, por Polypedilum (Asheum), Polypedilum sp., Chironomus, Goeldichironomus serratus. A maior densidade total foi constatada no inverno (4.903 ind/100g PS), quando se verificou o maior teor de oxigênio dissolvido e alta produção primária de algas. A menor densidade foi no verão (194 ind/100g OS). Essa estação do ano foi caracterizada pelo baixo valor de oxigênio, alta temperatura e baixa concentração de clorofila ?. De maneira geral, a flutuação sazonal dos insetos estudados foi influenciada, principalmente, pela temperatura, oxigênio dissolvido, pH e biomassa perifítica. A dieta da entomofauna fitófila foi bem diversificada, porém com dominância da guilda de coletores. Os predadores e fragmentadores apresentaram baixa densidade e abundância em relação os demais grupos funcionais. A composição da dieta, bem como da variação da densidade e riqueza dos grupos funcionais, foram determinadas, principalmente, pela disponibilidade de recursos alimentares, os quais foram regulados por fatores ambientais, tais como a temperatura, o oxigênio dissolvido e os nutrientes.
Data da defesa: 27/06/2003
Código: vtls000114548
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2003
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Prof.ª Dr.ª Izabel de Fátima Andrian
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Biologia
Nível: Tese (doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) / UEM. Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais

Responsavel: salete
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Franco-Gilza M S-2003-DO.pdf
Tamanho: 9946 Kb (10185209 bytes)
Criado: 17-06-2013 15:49
Atualizado: 17-06-2013 16:01
Visitas: 1249
Downloads: 43

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.