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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: AIDS, qual o seu significado nos livros didticos?
Autor(es): Priscila Caroza Frasson
Palavras-chave [PT]:

Anlise do livro didtico. Anlise da linguagem cientfica. Educao. Livro didtico. Ensino de Cincias. AIDS. HIV. Anlise das figuras de estilo. Teoria da argumentao. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
AIDS. HIV. Text book. Theory of argumentation. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincia e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Luzia Marta Bellini [Orientador] - UEM
Ourides Santin Filho - UEM
Jozimar Paes de Almeida - UEL
Resumo:
Resumo: Os manuais didticos foram institudos nas escolas com o objetivo de dinamizar o trabalho docente. Contudo, para os professores, estes livros normatizam os conhecimentos tomando-os muitas vezes, contedos que abandonam a riqueza dos conhecimentos cientficos e os argumentos dos cientistas. Isso ocorre, pois os livros didticos pretendem tomar os argumentos das cincias em argumentos mais pedaggicos. Nesse sentido, esta pesquisa fundamentou-se na retrica e no contexto argumentativo das lies sobre Aids e HIV de 10 livros didticos utilizados no ensino mdio. O tema "Aids, o que dizem os livros didticos" foi elaborado no sentido de analisar a linguagem destes 10 livros texto de ensino mdio, enfocando a teoria da argumentao e os recursos para a argumentao como as figuras de estilo, de sentido, de palavras e de pensamento. O problema de pesquisa foi: como ocorre a transposio dos argumentos presentes no conhecimento cientfico sobre AIDS/HIV para os manuais didticos? Quais as relaes entre os argumentos cientficos e os didticos? Quais os problemas cientficos encontrados na passagem dos conceitos sobre o tema Aids/HIV para os conceitos escolares? Em termos de procedimentos metodolgicos foram analisadas as figuras de estilo, de sentido, de palavras e de pensamento e os argumentos que estas constituam sobre a Aids/HIV. Analisaram-se tambm as imagens. Nos 10 livros didticos analisados "o que se diz sobre a AIDS", se escreve sob a forma de argumentos de onipotncia, argumento por exemplo, causal e por reciprocidade. Os argumentos de onipotncia so os mais utilizados: A Aids apresentada ao leitor (auditrio) como uma "doena" fatal, letal, que um "mal" "inserido" pelos vrus nos organismos e provoca uma "luta interna" no corpo, sempre vencida pelos vrus. Os resultados indicam que, de modo geral, os livros didticos no trazem os argumentos cientficos ao conhecimento dos alunos. Definem Aids como doena e no como sndrome, no destacam a atuao do sistema imunolgico, no discutem o papel das clulas T4, no trazem imagens corretas da estrutura do vrus HIV e no estabelecem modelo cientfico que apresenta os conhecimentos experimentais sobre a Aids/HIV. O movimento do discurso cientfico ao pedaggico, de transposio dos conceitos sobre os conhecimentos acerca da Aids/HIV, faz com que a linguagem didtica dos textos analisados, em parte, permanea com argumentos no cientficos. A linguagem dos textos analisados fica entre o senso comum e o cientfico, sendo que o senso comum mais convincente do que os dados e o modelo cientfico.

Abstract: Didatic books were established in schools with the aim of improving educational work. However, in order to convert science teaching in a pedagogical task, these books standardize scientific knowledge, ignoring the richness of details and arguments of Science. Considering that, this research was based in the rhetoric and in the argumentative context of lessons on Aids and HIV of 10 didactic text books frequently utilized in high school teaching. The theme "Aids, what is its meaning in didactic text books" was elaborated in order to analyze the language of these 10 high school text books, focusing on theory of argumentation and the resources for argumentation, such as figures of style, sense, words, and thought. This project raises the questions: how does the transposition of scientific arguments about Aids and HIV to didactic books occur? What is the correlation between scientific and didactic arguments? What are the problems found in this transposition from concepts of Aids and HIV to didactic concepts? Regarding methodological procedures, it was analyzed figures of style, sense, words, and thought and their arguments about Aids and HIV. Additionally, illustrations about this theme were analyzed. In all the didactic text books analyzed, the theme was written using arguments of omnipotence, example, cause, and reciprocity. The mostly utilized arguments, the omnipotence ones, are presented to the reader (auditorium) as follows: a "fatal disease", a "lethal disease", an "illness inserted in the organisms by viruses", generating "an internal battle in the body" which is "always won by the viruses". These results indicate that, generally, the didactic text books do not present scientific arguments to the students. They define Aids as a disease and not as a syndrome, do not explain the actuation of the immunological system, do not discuss the hole of T4 cells, do not present actual images ofthe HIV structure, and do not present the real scientific models about Aids/HIV. The transposition from the scientific knowledge about Aids/HIV to the pedagogical practice keeps the didactic language of the analyzed texts to some extent with no scientific arguments. The language of these texts stays between the common sense and scientific sense; however, the common sense is more convincing than the scientific data and models.
Cdigo: vtls000153766
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2006
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Luzia Marta Bellini
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2006_priscila_carozza_frasson.pdf
Tamanho: 1990 Kb (2037380 bytes)
Criado: 18-10-2010 08:46
Atualizado: 18-10-2010 09:09
Visitas: 1205
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