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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: A grandeza "quantidade de matria" e sua unidade "mol" : uma proposta de abordagem histrica no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Maria Aparecida do Carmo Padulla Soares
Palavras-chave [PT]:

Educao. Ensino-aprendizagem. Quantidade de matria (Mol). Conceitos cientficos. Histria da cincia. Sala de aula. Histria. Qumica. Revoluo industrial. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
History of chemistry. Amount of substance. Mol. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincia e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Ourides Santin Filho [Orientador] - UEM
Aguinaldo Robinson de Souza - UNESP
Regina Maria Pavanello - UEM
Resumo:
Resumo: Pesquisas conduzidas em diversos pases mostram que as concepes de "quantidade de matria" e de sua unidade, o "mol", no so corretamente compreendidas por professores do Ensino Mdio. Como conseqncia, no so corretamente introduzidas e debatidas com os alunos em sala de aula. Compreender o conceito de mol se faz necessrio porque permite a transposio de um mundo invisvel para a realidade cotidiana, possibilitando o entendimento das relaes quantitativas existentes em termos microscpicos, entre as substncias envolvidas numa transformao qumica. No presente trabalho se analisa a evoluo histrica da estequiometria, desde suas origens com a introduo do conceito de peso equivalente no final do sculo XVIII at a introduo da grandeza fundamental "quantidade de matria" em meados do sculo XX. Ambos os conceitos resolvem um antigo problema das propores em massa com que se combinam as substncias desde paradigmas distintos: o equivalentista e o atomista, respectivamente. Nesta anlise se incluem as leis de Richter, Proust e Gay-Lussac, as hipteses de Dalton e Avogadro e a inveno por Ostwald, em 1900, do termo "mol" como uma unidade de massa caracterstica de cada substncia de acordo com a sua viso equivalentista. Posteriormente, a comunidade cientfica alterou o seu significado adequando-o ao marco atomista e considerando o mol como a unidade de uma nova grandeza, a "quantidade de matria", em 1961. Neste trabalho colocamos a hiptese de que as noes de "quantidade de matria" e "mol" s podero ser bem compreendidas, se os professores do ensino mdio compreenderem bem o prprio processo histrico envolvido na passagem das concepes equivalentistas (partes por massa ou volume, portanto contnua) para concepo das reaes proporcionais em nmero de partculas (logo, descontnua), e assim, percorremos as principais etapas histricas que conduziram a esta mudana.

Abstract: The chemical quantity "amount of substance" and its unity "mol" are badly understood by teachers and students of all levels, as attested by some research on this subject. Even in textbooks these concepts are introduced in a non-contextualized way, leading to a lack of comprehension. These two ideas are very important since they perform a conceptual bridge between the macro world of perceptible quantities (mass and volume of reactants) and the micro domain of the abstract and conceptual approach (atoms, molecules and number of particles participating in a chemical reaction). In this work we recover the historical evolution of stoichiometry since its origin, with the introduction of equivalent weight, by the end of the XVIII century until the consolidation of the chemical quantity "amount of substance", by the middle of the XX century. These two concepts deals with the same problem, e.g., the ratio among the amount of reactants that perform chemical reactions, but from two different (equivalentist and atomistic) points of view (different paradigms). The combination laws of Richter, Proust and Gay-Lussac, and the Dalton and Avogadros hypothesis are discussed, as well as the introduction, by Ostwald, in 1900, of the term "mol" as a unity of mass, in his equivalentist view. We stress that the complete understanding of "amount of substance" and "mol" can be achieved only if one comprehends the historical evolution from the continuous (mass and volume) to discrete (atoms, molecules and number of particles) concepts involved in chemical reactions.
Data da defesa: 15/02/2006
Cdigo: vtls000153824
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2006
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filho
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2006_maria_aparecida_padulla_soares.pdf
Tamanho: 854 Kb (874055 bytes)
Criado: 18-10-2010 09:12
Atualizado: 18-10-2010 09:23
Visitas: 1483
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