Resumo: Este trabalho investiga como a teoria do movimento dos projéteis é apresentada nos livros didáticos de Física mais utilizados no Ensino Médio. Sustentamos que grande parte das dificuldades e do desinteresse dos estudantes em relação à ciência do movimento se deve, invariavelmente, à forma como os diferentes temas são tratados pelos autores de livros didáticos. Em nossa pesquisa examinamos, em seis obras selecionadas, o enfoque dado pelos autores - se conceitual ou lógico - e como são abordados o estudo do movimento dos projéteis e os conceitos envolvendo trajetória, velocidade, aceleração e inércia. Procuramos identificar nas obras a evolução histórica (se presente ou não) desses conhecimentos, especialmente a apresentação da Física de Galileu. Para desenvolver nossa investigação, buscamos resquícios e indícios da educação científica (formalizada pela cultura dos livros didáticos) em respostas de diversos alunos envolvendo uma questão pertinente. Para esse fim, analisamos as respostas de 260 provas discursivas de Física, referentes à questão 2, realizadas por candidatos no vestibular 2/2006 da Universidade Estadual de Maringá - PR. Optamos pela Análise de Conteúdo, de Bardin (1977), para classificar as respostas dos estudantes, aplicando o método das categorias temáticas. Os resultados obtidos, comparados com a análise dos livros didáticos, nos conduziram à conclusão que sustenta nossas suposições iniciais.
Abstract: Current research analyzes the representation of the theory of projectile movement in Physics textbooks used in the upper high school. Most difficulties met by students and their lack of interest in the science of movements are invariably due to the way the themes are dealt with by textbook authors. Six selected textbooks have been analyzed with special reference to the approach - conceptual or logical - given by the authors and the manner the study of projectile movement and the concepts of trajectory, speed, acceleration and inertia are focused. The inclusion or not of the historical evolution of the above subjects, especially Galileo's Physics, was also investigated. Hints and traces of scientific education (formalized by the textbooks' culture) in the answers given by several students on a certain issue were also given prominence. The answers to question 2 in 260 discursive tests in Physics set for the Winter Entrance Exam of the State University of Maringá, Maringá, PR, Brazil, were eventually analyzed. Bardin's Content Analysis was employed to classify the students' answer with the application of the thematic categories method. When compared to results provided by the analysis of textbooks, initial presuppositions were confirmed. |