Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Como se movem os projteis nos livros didticos de fsica e no vestibular? Inquirindo o Galileu sinttico de hoje
Autor(es): Silvia Oliveira Resquetti
Palavras-chave [PT]:

Ensino de fsica. Teoria do Movimento de Projteis. Livro didtico. Dinmica de Galileu. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Theory of Projectile Movement. Galileo. Textbook. High School. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica
Banca:
Marcos Cesar Danhoni Neves [Orientador] - UEM
Carlos Alfredo Argello - UNICAMP
Maria Aparecida Rodrigues - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho investiga como a teoria do movimento dos projteis apresentada nos livros didticos de Fsica mais utilizados no Ensino Mdio. Sustentamos que grande parte das dificuldades e do desinteresse dos estudantes em relao cincia do movimento se deve, invariavelmente, forma como os diferentes temas so tratados pelos autores de livros didticos. Em nossa pesquisa examinamos, em seis obras selecionadas, o enfoque dado pelos autores - se conceitual ou lgico - e como so abordados o estudo do movimento dos projteis e os conceitos envolvendo trajetria, velocidade, acelerao e inrcia. Procuramos identificar nas obras a evoluo histrica (se presente ou no) desses conhecimentos, especialmente a apresentao da Fsica de Galileu. Para desenvolver nossa investigao, buscamos resqucios e indcios da educao cientfica (formalizada pela cultura dos livros didticos) em respostas de diversos alunos envolvendo uma questo pertinente. Para esse fim, analisamos as respostas de 260 provas discursivas de Fsica, referentes questo 2, realizadas por candidatos no vestibular 2/2006 da Universidade Estadual de Maring - PR. Optamos pela Anlise de Contedo, de Bardin (1977), para classificar as respostas dos estudantes, aplicando o mtodo das categorias temticas. Os resultados obtidos, comparados com a anlise dos livros didticos, nos conduziram concluso que sustenta nossas suposies iniciais.

Abstract: Current research analyzes the representation of the theory of projectile movement in Physics textbooks used in the upper high school. Most difficulties met by students and their lack of interest in the science of movements are invariably due to the way the themes are dealt with by textbook authors. Six selected textbooks have been analyzed with special reference to the approach - conceptual or logical - given by the authors and the manner the study of projectile movement and the concepts of trajectory, speed, acceleration and inertia are focused. The inclusion or not of the historical evolution of the above subjects, especially Galileo's Physics, was also investigated. Hints and traces of scientific education (formalized by the textbooks' culture) in the answers given by several students on a certain issue were also given prominence. The answers to question 2 in 260 discursive tests in Physics set for the Winter Entrance Exam of the State University of Maring, Maring, PR, Brazil, were eventually analyzed. Bardin's Content Analysis was employed to classify the students' answer with the application of the thematic categories method. When compared to results provided by the analysis of textbooks, initial presuppositions were confirmed.
Data da defesa: 12/02/2007
Cdigo: vtls000164873
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2007_SILVIA RESQUETI.pdf
Tamanho: 8009 Kb (8201698 bytes)
Criado: 20-11-2008 15:29
Atualizado: 20-11-2008 15:37
Visitas: 1773
Downloads: 167

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.