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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Enfermagem > Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

Ttulo [PT]: O conhecimento sobre a sistematizao da assistncia de enfermagem entre os anos de 1980 e 2005 : subsdios para a qualidade do cuidado
Autor(es): Daniele Aparecida Venturini
Palavras-chave [PT]:

Sistematizao da Assistncia da Enfermagem. Caracterstica. Sistematizao da Assistncia da Enfermagem. Literatura especfica. Anlise (Bardin). Processos de enfermagem. Qualidade da assistncia sade. Administrao dos cuidados aos pacientes. Bibliografia nacional. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Nursing processes. Quality of health care. Patient care administration.
National bibliography. Brazil.
rea de concentrao: Gesto de Cuidado
Titulao: Mestre em Enfermagem
Banca:
Laura Misue Matsuda [Orientador] - UEM
Maria de Ftima Mantovani - UPFR
Eliane Aparecida Sanches Tonolli - UEM
Resumo:
Resumo: A Sistematizao da Assistncia de Enfermagem - SAE - constitui um mtodo que tem como principais propsitos organizar o processo de cuidado e proporcionar um atendimento individualizado e de qualidade. O presente estudo consiste em uma pesquisa bibliogrfica cujo objetivo foi analisar as publicaes brasileiras referentes Metodologia da Assistncia de Enfermagem. A coleta de dados teve incio em setembro de 2006 e finalizou em julho de 2007. O mtodo de anlise utilizado foi a anlise de contedo, proposta por Bardin (2004). A amostra reuniu trinta e sete trabalhos, publicados entre 1980 e 2005, compreendendo trinta e quatro artigos, duas dissertaes de mestrado e uma tese de doutorado. A busca pelos trabalhos ocorreu nos bancos de dados da Bireme, Banco de Teses da Capes e Biblioteca Virtual de Sade. Como descritores utilizou-se, alm de SAE, metodologia da assistncia de enfermagem e processo de enfermagem, cuidado, planejamento do cuidado, qualidade da assistncia de enfermagem, registros e anotaes de enfermagem. O tratamento dos dados iniciou com a pr-seleo do material, por meio da leitura dos ttulos e resumos. A seguir, os estudos selecionados foram arquivados para aquisio posterior. Em cada trabalho foi aplicado um roteiro de anlise. Aps vrias leituras e explorao do material os trabalhos foram codificados e extraram-se as categorias temticas e os exemplos dos textos para cada uma delas. Dos textos analisados obtiveram-se quatro categorias temticas: relacionadas, respectivamente, ao ensino, instituio, aos profissionais e gesto. Cada categoria se dividiu em subcategorias. A relacionada ao ensino teve trs subcategorias: a formao e o preparo dos profissionais; o papel das instituies de ensino e a produo de pesquisas; e a continuidade do ensino por meio de capacitaes e treinamentos. Para a instituio hospitalar ocorreram duas subcategorias: as polticas de pessoal e institucional e os recursos fsicos, humanos, materiais e financeiros. Na categoria relacionada aos profissionais foram identificadas vertentes relativas a fatores intrnsecos e extrnsecos e s vantagens incorporadas pela SAE profisso. Quanto categoria gesto, sobressaram trs subcategorias, que abordaram, respectivamente, a gesto de recursos humanos, o processo administrativo e a gesto do cuidado de enfermagem. Entre as principais dificuldades para a implementao da SAE, extradas dos estudos analisados, constam as relacionadas ao preparo dos profissionais, falta de apoio da gerncia e s resistncias e crenas pessoais dos profissionais. Os benefcios proporcionados pela SAE se relacionaram tanto aos profissionais quanto aos pacientes e instituio. Apesar de se considerar a SAE um desafio para o terceiro milnio, as dificuldades e facilidades para a sua operacionalizao devem ser investigadas e divulgadas para que a prtica seja repensada e o agir dos enfermeiros encontre suporte para mudanas.

Abstract: Nursing Care Systematization - NCS - consists of a method whose main purposes are to organize the care process and to provide individualized quality service. The present study consists of a bibliographical research, whose objective was to analyze Brazilian publications regarding the Methodology of Nursing Care. The collection of data began in September 2006 and was concluded in July 2007. The analysis method used was content analysis, as proposed by Bardin (2004). The sample was comprised of 37 papers: 34 articles, two master's dissertations and one doctorate thesis, published between 1980 and 2005. The search for these works was carried out in the following databases: Bireme, Capes Thesis Database and Virtual Health Library. The keywords used, besides NCS, were Methodology of Nursing Care and Nursing Process, care, care planning, quality of nursing care, records and nursing annotations. Data treatment began with the pre-selection of the material, through the reading of the titles and abstracts. Next, the selected studies were filed for later retrieval. Each work was subjected to an analysis guideline. After several readings and explorations of the material, the works were codified and thematic categories were extracted from them, as well as examples of each. Four thematic categories were obtained from the analyzed texts: related to teaching, to the institution, to the professionals, and to the administration. Each category was composed of subcategories. The category related to teaching had three subcategories (formation and training of professionals; the role of teaching institutions and research output; and the continuation of learning through certifications and training). The hospital institution category had two subcategories (personnel policy; and institutional policy and physical, human, material and financial resources). In the category related to professionals, the study identified outcomes resultant of intrinsic and extrinsic factors, as well as from the advantages incorporated by NCS to the profession. As for the administration category, three subcategories were highlighted: human resources administration; the administrative process; and nursing care administration. Among the main difficulties for the implementation of NCS, extracted from the analyzed studies, are those related to the training of professionals, lack of support from management, and personal resistance and beliefs by professionals. The benefits provided by NCS relate both to professionals as well as to patients and the institution alike. In spite of considering NCS a challenge for the third millennium, the difficulties and benefits for its implementation should be investigated and publicized, so that the practice is rethought, and the actions of nurses find support for these changes.

Resumen: La Sistematizacin de la Asistencia de Enfermera - SAE - constituye un mtodo que tiene como principales propsitos organizar el proceso de cuidado y proporcionar un atendimiento individualizado y de calidad. El presente estdio consiste en una pesquisa bibliogrfica, cuyo objetivo fue analizar las publicaciones brasileas referentes a la Metodologa de la Asistencia de Enfermera. La recogida de datos fue iniciada en septiembre de 2006 y finalizada en julio de 2007. El mtodo de anlisis utilizado fue anlisis de contenido, propuesta por Bardin (2004). La muestra reuni 37 trabajos: de stos, 34 son artculos, dos disertaciones de mster y una tesis de doctorado, publicados entre 1980 y 2005. La bsqueda por los trabajos ocurri en los bancos de datos de Bireme, Banco de Tesis de Capes y Biblioteca Virtual de Salud. Como descriptores se utiliz, adems de SAE, metodologa de La asistencia de enfermera y proceso de enfermera, cuidado, planeamiento Del cuidado, calidad de la asistencia de enfermera, registros y anotaciones de enfermera. El tratamiento de los datos empez con la preseleccin del material, por medio de la lectura de los ttulos y resmenes. A seguir, los estudios seleccionados, fueron archivados para adquisicin posterior. En cada trabajo fue aplicado un guia de anlisis. Despus de varias lecturas y exploracin del material los trabajos fueron codificados y se extrajeron las categoras temticas y los ejemplos de los textos para cada una de ellas. De los textos analizados, se obtuvieron cuatro categorias temticas: relacionadas, respectivamente, a la enseanza, a la institucin, a los profesionales y a la gestin. Cada categora fue compuesta de subcategoras. La relacionada a la enseanza tuvo tres subcategoras: la formacin y preparo de los profesionales; la funcin de las instituciones de enseanza y la produccin de pesquisas; y la continuidad de la enseanza por medio de capacitaciones y entrenamientos. Dos subcategoras ocurrieron para la institucin hospitalaria: ls polticas de personal e institucional y los recursos fsicos, humanos, materiales y financieros). En la categora relacionada a los profesionales fueron identificadas vertientes, relativas a los factores intrnsecos, extrnsecos y a los ventajes incorporadas por la SAE a la profesin. Con relacin a la categora gestin, sobresalieron tres subcategoras, que abordaron, respectivamente, la gestin de recursos humanos; el proceso administrativo y la gestin del cuidado de enfermera. Entre las principales dificultades para la implementacin de SAE, extradas de los estudios analizados, constan las relacionadas al preparo de los profesionales, a la falta de apoyo de la gerencia y a las resistencias y creencias personales de los profesionales. Los beneficios proporcionados por SAE se relacionaron tanto a los profesionales como a los pacientes y a la institucin. A pesar de considerar la SAE un desafo para el tercer milenio, las dificultades y facilidades para su implementacin deben ser investigadas y divulgadas para que la prctica sea repensada y el actuar de los enfermeros encuentre soporte para cambios.
Data da defesa: 19/12/2007
Cdigo: vtls000164983
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Laura Misue Matsuda
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Enfermagem
Nvel: Dissertao (mestrado em Enfermagem)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Daniele Aparecida Venturini - 19.12.2007.pdf
Tamanho: 771 Kb (789464 bytes)
Criado: 15-09-2010 12:20
Atualizado: 15-09-2010 12:31
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