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Ttulo [PT]: Sala de apoio aprendizagem de lngua portuguesa : uma anlise crtica da atuao de alguns professores de Maring
Autor(es): Inesa Nahomi Matsuzawa
Palavras-chave [PT]:

Lngua portuguesa. Leitura e escrita. Ensino e aprendizagem. Sala de apoio. Rede Pblica.
Palavras-chave [EN]:
Learning Aid Section. Teaching. Learning. Reading. Writing.
rea de concentrao: Estudos Lingsticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Marilurdes Zanini [Orientador] - UEM
Neiva Maria Jung - UEM
Vanderci de Andrade Aguilera - UEL
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa, de cunho qualitativo, objetivou investigar os resultados obtidos em 2004, pelos alunos da Sala de Apoio Aprendizagem em Lngua Portuguesa, de algumas escolas estaduais de Maring (PR). A Sala de Apoio um Programa implantado pela Secretaria de Estado da Educao (SEED), para atender a alunos da 5 srie da rede pblica com dificuldades na leitura e na escrita. A investigao analisa a concepo de linguagem dos professores e como esta se materializa nas prticas dirias. Para contextualizarmos, historicamente, a condio de produo desses professores, trouxe os pressupostos tericos sobre linguagem subjacentes a cada Lei de Diretrizes e Bases da Educao do Brasil: Lei n. 4.024/61, Lei n. 5692/71 e Lei n. 9394/96, bem como as polticas pblicas institudas na educao do Paran, no perodo compreendido entre 1990 e 2003. Analisamos, ainda, os documentos legais que criaram o Programa, os itens do Parecer de avaliao, os relatrios de desempenho dos alunos registrados pelas escolas, as respostas s questes abertas aplicadas aos professores da Sala de Apoio e as produes textuais dos alunos. Procuramos correlacionar o real perfil dos professores com aqueles previstos nos documentos da SEED. Os dados e fatos da investigao, apesar do relativo sucesso do Programa, indicaram dois aspectos relevantes, que demandam aes nas polticas pblicas da SEED, como sistema de educao, e com reflexo nas prticas docentes: primeiro, reavaliar os conceitos e a metodologia concernentes alfabetizao e ao letramento; segundo, rever a prtica pedaggica estabelecida na relao professor-aluno, no ensino de Lngua Portuguesa, na 5 srie do Ensino Fundamental, e viabilizar cursos de formao continuada que atendam s necessidades dos professores.

Abstract: Current qualitative research deals with the 2004 results collected from students of the Learning Aid Section in Portuguese Language of some government schools of Maring, PR, Brazil. Learning Aid Section in Portuguese Language is a program created by the Education Department (SEED) for students of the fifth grade of the junior school, who have difficulties in reading and writing. Investigation analyzes the language concept of teachers and how it is practiced in daily terms and contexts. The theoretical bases on language underpinning the laws (4.024/61; 5692/71; 9394/96), included in the Directions and Bases of Education in Brazil, coupled to educational public policies in the state of Paran between 1990 and 2003, are analyzed. Legal documents which make up the foundations of the document, the evaluation items, the reports on performance of students in the schools, the answers to open questions applied to teachers in the Learning Aid Section and the student's text productions were also analyzed. The teacher's profiles were related to those included in the SEED documents. In spite of the relative success of the program, the investigation's data and facts show two relevant aspects that need immediate action within the context of the SEED public policies, as an educational system and as a consequence of teacher practices: (1) the reevaluation of concepts and methodology with regard to literacy and reading-writing; (2) the revision of the pedagogical practice in the relationship teacher-student within the context of the teaching of Portuguese in the 5th grade of the junior school, and consequently, making available continuous training courses for the needs of the teachers involved.
Data da defesa: 12/12/2006
Cdigo: vtls000165038
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2006
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Marilurdes Zanini
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: inmatsuzawa.pdf
Tamanho: 4364 Kb (4468823 bytes)
Criado: 25-03-2009 19:06
Atualizado: 25-03-2009 19:27
Visitas: 1106
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