Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Produo de sentidos e constituio de sujeitos nas prticas discursivas de incluso : o caso do vestibular indgena do/no Paran
Autor(es): Adriana Aparecida Vaz da Costa
Palavras-chave [PT]:

ndios Kaingang. Vestibular indgena. Incluso indgena. Universidades paranaenses. Prticas Discursivas de Incluso. Processos de identificao. Anlise do discurso. ndios. Vestibular. Paran. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Knowledge. Discursive practices of inclusion. Identification processes.
rea de concentrao: Estudos Lingsticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Maria Aparecida Honrio [Orientador] - UEM
Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso - UEM
Maria Onice Payer - UNIVAS
Resumo:
Resumo: O presente estudo visa a explicitar os processos de identificao do sujeito-ndio e a produo de sentidos sobre o conhecimento, tendo em vista as prticas discursivas decorrentes do acontecimento da incluso indgena nas universidades paranaenses. Para tanto, nos inscrevemos na perspectiva terico-metodolgica da Anlise de Discurso, tal como desenvolvida por Pcheux e Orlandi. O nosso material de anlise constitui-se das redaes produzidas por indgenas Kaingang na IV edio do Vestibular Especfico Interinstitucional dos Povos Indgenas no Paran (2005), meio pelo qual se d a incluso. Para a anlise desse material, foi necessrio mobilizar outros textos, que passaram tambm a constituir nosso corpus: o Manual do Candidato, a Prova de Redao, a Prova Oral, as falas dos candidatos, textos de outras edies desse vestibular. Este procedimento funda-se no pressuposto de que na relao entre essas diversas prticas discursivas que sujeitos e sentidos se constituem. Em nossas anlises vimos que o modo como o acontecimento discursivo da incluso indgena se materializa (na forma de uma lei estadual) instaura uma relao tensa entre o local (Paran) e o nacional (Brasil), a unidade e a diversidade, cujos efeitos tm seus desdobramentos tanto pela mudana da nomeao do prprio processo Vestibular, quanto pela prpria nomeao das lnguas, instaurando-se, assim, modos de interpelao do indivduo em sujeito e lugares de identificao para o sujeito-ndio na relao com o Estado, com a escrita e com a oralidade. Na discursividade das redaes, sujeitos e sentidos se constituem a partir de duas posies: uma indgena e outra ocidental. Na primeira posio, o conhecimento significado como natural, social, coletivo em relao memria de um passado, memria esta que convocada pela metfora da luta, sentido organizado pela presena de uma rede parafrstica que tem como eixo a relao conhecimento/arma. Essa memria do passado, que parece funcionar como o eterno, o fundante histrico do ndio, atua na constituio desse sujeito-ndio do presente. Na segunda posio, o conhecimento significado, na relao com o presente, como algo que da ordem do cientfico e institucional. Finalmente conclumos que o acontecimento discursivo da incluso vai se constituindo por prticas discursivas que se produzem na relao entre o presente e uma memria e instauram a possibilidade de construo de um lugar de identificao de entremeio para o sujeito-ndio e um novo sentido para seus saberes na relao com o Estado e com a diversidade.

Abstract: The identification process of the Indian subject and the production of meanings on knowledge are provided with regard to discourse practices of Indian inclusion in government universities of the state of Paran, Brazil. The theoretical and methodological perspective of Discourse Analysis, developed by Pcheux and Orlandi, has been adopted in current analysis. Essays produced by Kaingang Indians at the Fourth University Entrance Exam for Indian Peoples of the state of Paran (2005) through which inclusion occurred have been analyzed. Other texts, such as the Candidate's Handbook, Essay Exam, Oral Exam, conversations with candidates, texts from other previous editions of Indian Entrance Exam, were also employed to analyze the above material and integrated current corpus. Procedures have been based on the fact that subjects and meanings constitute themselves on the relationships between different discursive practices. The manner Indian discourse inclusion takes place (through a State law) causes a tense relationship between the local (the state of Paran, Brazil) and the national (Brazil), between unity and diversity, whose effects develop by means of changes in the name of the Entrance Exam and in languages. The individual has thus been interpellated as subject and place of identification for the Indian subject with regard to the State, to writing and to orality. Within the essays' discursive condition, subject and meaning constitute themselves through Indian and Western stances. In the former, knowledge is natural, social and collective with regard to memory of the past. Memory is, in fact, recalled by the struggle metaphor which is organized by the presence of a paraphrase network whose axis lies in the knowledge/weapon relations. Memory of the past, which seems to function for ever, the founding history of the Indian, functions in the constitution of the current Indian subject. In the latter, knowledge is the current meaning within the scientific and institutional condition. Data show that inclusion discourse events constitute themselves through discursive practices that produce themselves between the present and memory. They also install the possibility of a construction from an in-between identification site towards the Indian subject and a new meaning for its knowledge with regard to the State and diversity.
Data da defesa: 10/03/2008
Cdigo: vtls000165334
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Maria Aparecida Honrio
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: apvcosta.pdf
Tamanho: 12428 Kb (12726406 bytes)
Criado: 20-04-2010 16:46
Atualizado: 20-04-2010 17:15
Visitas: 872
Downloads: 19

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.