Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: Por entre os(des)caminhos de leitura e produção textual no ensino médio
Autor(es): Rosangela Guedes Baptista
Palavras-chave [PT]:

Leitura. Produção textual. Ensino médio. Língua portuguesa. Ensino-aprendizagem. Lingüística aplicada. Intertextualidade.
Palavras-chave [EN]:
Text production. Intertextuality. Teaching and learning of language.
Área de concentração: Estudos Lingüísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Marilurdes Zanini [Orientador] - UEM
Neiva Maria Jung - UEM
Alba Maria Perfeito - UEL
Resumo:
Resumo: O interesse pelo tema surgiu da necessidade de respostas a inquietações vivenciadas durante a atuação da pesquisadora no magistério, ao perceber que, nas produções textuais escolares, mesmo em final de nível de ensino, é visível a falta de intimidade entre alunos e a língua escrita. A pesquisa teve como propósito analisar as implicações que a postura adotada pelos professores exerce no desempenho comunicativo escrito dos alunos. Este trabalho se organiza, com o auxílio do Interacionismo, sob a perspectiva da Lingüística Aplicada, que tem o texto como foco no ensino de LM, o qual envolve leitura, produção e reflexão. Elegemos a intertextualidade como condição essencial de coerência para a produção de textos escolares, assim como para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. A observação foi realizada em uma 3ª. série de escola pública, de ensino médio, nos meses de outubro e novembro de 2004. Adotamos a pesquisa etnográfica, a qual se revela cognitivo-textual, uma vez que seguimos alguns passos metodológicos em relação aos procedimentos (Locke e André, 1986). Com base nesses princípios, 30 produções tomadas como amostras são analisadas quanto aos aspectos geradores de sentido, privilegiando os fatores de coerência: a unidade temática, a intertextualidade e a informatividade, e os esquemas cognitivos acionados na leitura. A investigação, reconstruída pela "caminhada geraldiana" revela que as produções reproduzem algum tipo de conhecimento prévio e as marcas de leitura realizada pelo produtor, estabelecendo um diálogo intertextual, entre os textos produzidos e o conhecimento de mundo. No entanto, evidencia também que a prática pedagógica é sufocada pelo contexto ou pela estrutura sócio-educacional, e que o mau desempenho escrito de alguns alunos mantém estreita ressonância com o processo de ensino-aprendizagem a que foram submetidos, o qual, a nosso ver, possui falhas que retraem o desenvolvimento escrito desses alunos. Os resultados apurados apontam que ainda há muito a se fazer em relação ao ensino da leitura e produção textual no ensino médio, em que o livro didático abafa a voz do professor, assumindo a posição de verdadeiro produtor de sentido. Finalmente, deduz-se que para a formação de um usuário competente, que saiba usar a língua de forma adequada nas suas diferentes instâncias, é preciso que se criem condições favoráveis de ensinoaprendizagem de leitura e produção textual em sala de aula, como também que se faça um alerta sobre a importância da leitura diversificada e do exercício constante da produção textual, o que depende em grande medida do encaminhamento significativo e eficaz dado pelo professor.

Abstract: The need for answers to the concerns and the problems experienced during the teaching research period caused current interest in the theme of our dissertation. Actually a lack of relationship between the students and the written language was clearly evident in classroom text productions even in the final school years. Current research analyzed implications with regard to the stance that teachers had in student's written communicative performance. Research has been organized through Interactionism and from the point of view of Applied Linguistics, with the text as the focal point in Portuguese Language teaching, comprising reading, production and reflection. Intertextuality has been pinpointed as the essential coherence condition for the production of texts in the classroom and for the development of communicative competence in the students. Survey has been undertaken in a 3rd grade class of a government high school, during October and November 2004. Cognitive-textual researchetnographic has been adopted since methodological steps have been followed with regard to procedures (Lüdcke & André, 1986). Based on the above principles, thirty text productions were taken as samples and analyzed according to meaning-generating aspects with special reference to coherence factors, such as thematic unity, intertextuality, informatibility and the cognitive schemes triggered in reading. Restructured by the "Geraldian pathway", investigation revealed that productions reproduce certain types of previous knowledge and the marks of reading carried through for the producer establish an intertextual dialogue between the produced texts and world knowledge. However, evidences exist that pedagogical practice is stifled by context and by the social and educational structure and that certain students' bad performance in writing has strict links with the teaching-learning process that had reviously been adopted. In fact, this type of process reveals itself full of faults that impair the students' development of writing. Results show that much has still to be undertaken with regard to the teaching of reading and text production in the high school where the textbook still silences the teacher's voice and becomes the true producer of meaning. Favorable conditions in the teaching-learning of reading and text production in the classroom should be posited and the importance of diversified reading coupled to the constant exercise of text production should be emphasized for the adequate formation of a competent user of the language in all its several registers. The above, nevertheless, depends largely on the teacher's significant and efficacious mediation.
Data da defesa: 04/12/2006
Código: vtls000165338
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2006
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Profª. Drª. Marilurdes Zanini
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Departamento de Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: rgbaptista.pdf
Tamanho: 962 Kb (985498 bytes)
Criado: 08-04-2009 20:08
Atualizado: 08-04-2009 20:17
Visitas: 1572
Downloads: 51

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.