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Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Por entre os(des)caminhos de leitura e produo textual no ensino mdio
Autor(es): Rosangela Guedes Baptista
Palavras-chave [PT]:

Leitura. Produo textual. Ensino mdio. Lngua portuguesa. Ensino-aprendizagem. Lingstica aplicada. Intertextualidade.
Palavras-chave [EN]:
Text production. Intertextuality. Teaching and learning of language.
rea de concentrao: Estudos Lingsticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Marilurdes Zanini [Orientador] - UEM
Neiva Maria Jung - UEM
Alba Maria Perfeito - UEL
Resumo:
Resumo: O interesse pelo tema surgiu da necessidade de respostas a inquietaes vivenciadas durante a atuao da pesquisadora no magistrio, ao perceber que, nas produes textuais escolares, mesmo em final de nvel de ensino, visvel a falta de intimidade entre alunos e a lngua escrita. A pesquisa teve como propsito analisar as implicaes que a postura adotada pelos professores exerce no desempenho comunicativo escrito dos alunos. Este trabalho se organiza, com o auxlio do Interacionismo, sob a perspectiva da Lingstica Aplicada, que tem o texto como foco no ensino de LM, o qual envolve leitura, produo e reflexo. Elegemos a intertextualidade como condio essencial de coerncia para a produo de textos escolares, assim como para o desenvolvimento da competncia comunicativa dos alunos. A observao foi realizada em uma 3. srie de escola pblica, de ensino mdio, nos meses de outubro e novembro de 2004. Adotamos a pesquisa etnogrfica, a qual se revela cognitivo-textual, uma vez que seguimos alguns passos metodolgicos em relao aos procedimentos (Locke e Andr, 1986). Com base nesses princpios, 30 produes tomadas como amostras so analisadas quanto aos aspectos geradores de sentido, privilegiando os fatores de coerncia: a unidade temtica, a intertextualidade e a informatividade, e os esquemas cognitivos acionados na leitura. A investigao, reconstruda pela "caminhada geraldiana" revela que as produes reproduzem algum tipo de conhecimento prvio e as marcas de leitura realizada pelo produtor, estabelecendo um dilogo intertextual, entre os textos produzidos e o conhecimento de mundo. No entanto, evidencia tambm que a prtica pedaggica sufocada pelo contexto ou pela estrutura scio-educacional, e que o mau desempenho escrito de alguns alunos mantm estreita ressonncia com o processo de ensino-aprendizagem a que foram submetidos, o qual, a nosso ver, possui falhas que retraem o desenvolvimento escrito desses alunos. Os resultados apurados apontam que ainda h muito a se fazer em relao ao ensino da leitura e produo textual no ensino mdio, em que o livro didtico abafa a voz do professor, assumindo a posio de verdadeiro produtor de sentido. Finalmente, deduz-se que para a formao de um usurio competente, que saiba usar a lngua de forma adequada nas suas diferentes instncias, preciso que se criem condies favorveis de ensinoaprendizagem de leitura e produo textual em sala de aula, como tambm que se faa um alerta sobre a importncia da leitura diversificada e do exerccio constante da produo textual, o que depende em grande medida do encaminhamento significativo e eficaz dado pelo professor.

Abstract: The need for answers to the concerns and the problems experienced during the teaching research period caused current interest in the theme of our dissertation. Actually a lack of relationship between the students and the written language was clearly evident in classroom text productions even in the final school years. Current research analyzed implications with regard to the stance that teachers had in student's written communicative performance. Research has been organized through Interactionism and from the point of view of Applied Linguistics, with the text as the focal point in Portuguese Language teaching, comprising reading, production and reflection. Intertextuality has been pinpointed as the essential coherence condition for the production of texts in the classroom and for the development of communicative competence in the students. Survey has been undertaken in a 3rd grade class of a government high school, during October and November 2004. Cognitive-textual researchetnographic has been adopted since methodological steps have been followed with regard to procedures (Ldcke & Andr, 1986). Based on the above principles, thirty text productions were taken as samples and analyzed according to meaning-generating aspects with special reference to coherence factors, such as thematic unity, intertextuality, informatibility and the cognitive schemes triggered in reading. Restructured by the "Geraldian pathway", investigation revealed that productions reproduce certain types of previous knowledge and the marks of reading carried through for the producer establish an intertextual dialogue between the produced texts and world knowledge. However, evidences exist that pedagogical practice is stifled by context and by the social and educational structure and that certain students' bad performance in writing has strict links with the teaching-learning process that had reviously been adopted. In fact, this type of process reveals itself full of faults that impair the students' development of writing. Results show that much has still to be undertaken with regard to the teaching of reading and text production in the high school where the textbook still silences the teacher's voice and becomes the true producer of meaning. Favorable conditions in the teaching-learning of reading and text production in the classroom should be posited and the importance of diversified reading coupled to the constant exercise of text production should be emphasized for the adequate formation of a competent user of the language in all its several registers. The above, nevertheless, depends largely on the teacher's significant and efficacious mediation.
Data da defesa: 04/12/2006
Cdigo: vtls000165338
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2006
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Marilurdes Zanini
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: rgbaptista.pdf
Tamanho: 962 Kb (985498 bytes)
Criado: 08-04-2009 20:08
Atualizado: 08-04-2009 20:17
Visitas: 1583
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