Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Enfermagem > Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

Ttulo [PT]: A gesto do cuidado ao idoso na perspectiva dos direitos institudos
Autor(es): Viviani Camboin Meireles
Palavras-chave [PT]:

Idoso. Hospitalizao. Direitos. Servio de sade. Paciente. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Elderly. Elderly Health System. Elderly Rights. Patient Rights. Brazil.
rea de concentrao: Enfermagem e o Processo do Cuidado
Titulao: Mestre em Enfermagem
Banca:
Laura Misue Matsuda [Orientador] - UEM
ngela Maria Alvarez - UFSC
Jorseli ngela Henriques Coimbra - UEM
Resumo:
Resumo: O aumento da populao idosa no Brasil tem repercutido em mudanas socioeconmicas e culturais que afetam o modo de vida da sociedade. Alm dessas mudanas, o pas passa por uma transio demogrfica e epidemiolgica que contribui para alteraes nos padres de sade, e no seu sistema de ateno, destacando-se o aumento da demanda e no tempo de hospitalizao, tambm o aumento das consultas na rede bsica entre os idosos. Para a otimizao da gesto do cuidado ao idoso, a essa clientela, a equipe de enfermagem, alm da competncia tcnica e cientfica, deve embasar o seu cuidar em princpios ticos e preceitos legais que visam o cumprimento dos seus direitos. Com a finalidade de verificar o atendimento das expectativas e direitos do paciente idoso, por meio da legislao vigente, que se realizou o presente estudo. Trata-se de um estudo descritivo exploratrio de abordagem quantitativa, realizado no perodo de fevereiro a abril de 2006 em um hospital-escola e em um hospital municipal, ambos de atendimento exclusivo do Sistema nico de Sade, localizados na regio noroeste do Estado do Paran. A pesquisa foi aprovada pelo Comit de tica em Pesquisa de uma universidade estadual, em conformidade com a Resoluo 196/96 do CNS/MS (BRASIL, 1996). O atendimento aos direitos do paciente pela equipe de enfermagem foi analisado, atravs de um questionrio aplicado em domiclio, aps a alta hospitalar dos 24 pacientes que fizeram parte da amostra. No questionrio, foram contemplados assuntos relacionados s caractersticas socioeconmicas, ao atendimento dos direitos do paciente em relao s informaes fornecidas pela equipe de enfermagem, direito ao respeito a valores pessoais, direito a acompanhante, a sigilo e a apoio espiritual e suas expectativas em relao ao atendimento de enfermagem. De acordo com os resultados, 16 (66,7%) idosos eram do sexo feminino, a maior porcentagem de viuvez esteve entre as mulheres, 13 (54,2%) idosos no sabiam ler nem escrever. Em relao moradia, 12 (50%) dos entrevistados possuam casa prpria e moravam com membros da famlia, 12 (50%) deles tm renda familiar de um salrio mnimo. Essa renda, geralmente, advm da aposentadoria. Constatou-se que os direitos dos pacientes relacionados informao e autonomia nas decises em relao a seu tratamento no so atendidos freqentemente e nem adequadamente pela equipe de enfermagem. Em relao ao respeito a valores pessoais durante a hospitalizao, alguns hbitos foram mantidos, porm foram priorizadas as normas e rotinas das instituies hospitalares. Sobre a assistncia de enfermagem, a maioria relatou que foi bem atendida e quando realizavam alguma crtica, logo procuravam justific-la com algum elogio. 19 (79,2%) idosos referiram que tiveram acompanhante, cinco (20,8 %) no tiveram esse tipo de suporte devido necessidade dos familiares trabalharem. Nenhum paciente solicitou sigilo sobre algum fato ou apoio espiritual, apesar disso, quatro (16,7%) referiram ter recebido visita religiosa enquanto internados. Quanto s expectativas do cliente, em relao ao atendimento de enfermagem, relaciona-se com: ser tratados com ateno, carinho e respeito. Apesar de os idosos no terem apontado muitas criticas, percebeu-se que existem opinies desfavorveis ao cuidado recebido. Conclui-se que no contexto da hospitalizao, os direitos dos idosos no so muito respeitados pelos trabalhadores da enfermagem.

Abstract: The increase of older population in Brazil is reflecting in socioeconomic changes which affect the way of society living. In addition to these changes, the country is going through a demographic and epidemiologic transition that contributes to alterations on health standards, and social and health assistance, that increase demands for hospitalization and medical care at the public health services by elderly are highlighted. For optimization of elderly care, the nursing staff, in addition to technical and scientific skills, must base its actions in ethical principles and legal precepts aiming fulfilling their rights. This study was undertaken with the purpose of verifying if the expectations and rights of elderly patient are being met by current laws. It is a descriptive exploratory study of quantitative approach, carried out at a school-hospital and a city hospital, both exclusive of Single Health System, located in the Northwestern of Paran State. The research was approved by the Committee of Ethics in Research of a state university, according to Resolution 196/96 of CNS/MS (Brazil, 1996). The observation of the patients' rights by nursing staff was analyzed through a home-applied questionnaire, after hospital dismiss, to the 24 patients that comprised the sample. In the questionnaire, issues concerning the socioeconomic characteristics, attendance to the patients? rights concerning information provided by nursing staff, respect towards personal values, rights for an accompanying, secrecy and spiritual support, and their expectations towards the nursing attendance were included. According to the results, 16 (66.7%) elderly were female; the greatest proportion of widows was among women; 13 (54.2%) of the elderly could not read or write. As for living conditions, 12 (50%) owned their homes and lived with family members, and 12 (50%) had incomes of one minimum salary, often coming from retirement. It was observed that the patients rights concerning information and autonomous decision-making relative to their treatment are not frequently met neither appropriately by nursing staff. As for respect towards personal values, some habits were maintained, but rules and routines of hospital are first-place. As for nursing assistance, most of them reported that were well cared of, and when a criticism was raised it was soon compensated by some kind of congratulation. Nineteen (79.2%) of the elderly had an accompanying, five (20.8%) did not have this support because their family members had to work. None of the patients asked for secrecy about any fact or spiritual support but even in that case four (16%) received a religious visit while in hospital. As for expectations of patients concerning the attendance by nursing staff, they expect to be treated with attention, tenderness and respect. Despite the elderly not expressing much criticism, it was perceived unfavorable opinions about received care. It was concluded in the hospitalization context that elderly rights are not very well respected by nursing staff.

Resumen: El aumento de la populacin de ancianos en ha repercutido en cambios scio econmicas y culturales que afectan el modo de vida de la sociedad. Adems de esos cambios, el pas pasa por una transicin demogrfica y epidemiolgica que contribuye para alteraciones en los patrones de salud, y en su sistema de atencin, se destaca el aumento de la demanda y en el tiempo de hospitalizacin, tambin el aumento de las consultas en la red bsica entre los ancianos. Para la mejora de la gestin del cuidado a los ancianos, a esa clientela, el equipo de enfermera, adems de la competencia tcnica y cientfica, debe embasar su cuidado en principios ticos y preceptos legales que visan el cumplimiento de sus derechos. Con la finalidad de verificar la atencin de las expectativas y derechos del paciente anciano, por mdio de la legislacin en vigor, es que se realiz el presente estudio. Se trata de um estudio descriptivo exploratorio de abordaje cuantitativa, realizado en el perodo de febrero a abril de 2006 en un hospital-escuela y en un hospital municipal, ambos de atencin exclusiva del Sistema nico de Salud, localizados en la regin noroeste Del Estado de Paran. La investigacin fue aprobada por el Comit de tica em Pesquisa de una universidad estadual, en conformidad con la Resolucin 196/96 del CNS/MS (BRASIL, 1996). La atencin a los derechos del paciente por el equipo de enfermera fue analizada, por medio de un cuestionario aplicado en domicilio, tras el alta hospitalaria de los 24 pacientes que hicieron parte del mosteo. En el cuestionario, fueron contemplados temas relacionados a las caractersticas scio econmicas, a la atencin de los derechos del paciente en relacin a ls informaciones fornecidas por el equipo de enfermera, derecho al respecto a valores personales, derechos a acompaante, a sigilo y a apoyo espiritual y sus expectativas en relacin a la atencin de enfermera. De acuerdo con los resultados, 16 (el 66,7%) ancianos eran del sexo femenino, el mayor porcentaje de viudez estuvo entre las mujeres, 13 (el 54,2%) ancianos no saban leer y escribir. En relacin a la vivienda, 12 (el 50%) de los encuestados posean casa propia y vivan con miembros de la familia, 12 (el 50%) de ellos tienen renta familiar de un sueldo mnimo. Esa renta, generalmente, proviene de jubilacin. Se constat que los derechos de los pacientes relacionados a la informacin y autonoma en las decisiones en relacin a su tratamiento no son atendidos frecuentemente y ni adecuadamente por el equipo de enfermera. En relacin al respecto a valores personales durante la hospitalizacin, algunos hbitos fueron mantenidos, pero fueron priorizadas ls normas y rutinas de las instituciones hospitalarias. Sobre la asistencia de enfermera, la mayor parte relat que fue bien atendida y cuando realizaban alguna crtica, pronto buscaban justificarla con algn elogio. 19 (el 79,2%) ancianos dijeron que tuvieron acompaante, cinco (el 20,8%) no tuvieron ese tipo de soporte debido a la necesidad de acudir al trabajo por parte de los familiares. Ningn paciente solicit sigilo sobre algn hecho o apoyo espiritual, a pesar de eso, cuatro (el 16,7%) dijeron tener recibido visita religiosa mientras estuvieron internados. Cuanto a ls expectativas del cliente, en relacin a la atencin de enfermera, se relacionan con: ser tratados con atencin, cario y respecto. A pesar de los ancianos no Haber apuntado muchas criticas, se percibi que existen opiniones desfavorables al cuidado recibido. Se concluye que en el contexto de la hospitalizacin, los derechos de los ancianos no son muy respectados por los trabajadores de la enfermera.
Data da defesa: 2006
Cdigo: vtls000165398
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2006
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Laura Misue Matsuda
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Enfermagem
Nvel: Dissertao (mestrado em Enfermagem)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Viviani Camboin Meireles - 15.12.2006.pdf
Tamanho: 433 Kb (443693 bytes)
Criado: 17-11-2008 13:32
Atualizado: 15-09-2011 14:32
Visitas: 1920
Downloads: 132

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.