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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Textos produzidos na escola : uma reflexo sobre a prtica docente no ensino mdio
Autor(es): Fernanda de Abreu Carvalho
Palavras-chave [PT]:

Lngua portuguesa. Composio e exerccios. Estudo e ensino. Interacionismo scio-discursivo. Produo de texto. Leitura. Anlise lingstica. Seqncia didtica.
Palavras-chave [EN]:
Writing text production. Reading. Linguistic analysis. Didactic sequence.
rea de concentrao: Estudos Lingsticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Marilurdes Zanini [Orientador] - UEM
Juliano Desiderato Antonio - UEM
Alba Maria Perfeito - UEL
Resumo:
Resumo: O objetivo feral deste trabalho refletir sobre a prtica docente assumida no processo ensinoaprendizagem de produo de textos, a fim de contribuir com as discusses que visam ao desenvolvimento de prticas ancoradas no Scio-interacionismo de Vygotsky (1998) e no Interacionismo de Bakthin (1992). Nesse contexto, delimitamos como objetivos especficos: 1 Relatar as atividades envolvidas no processo de produo textual escrita, no ensino mdio de uma escola pblica paranaense; 2 Analisar textos produzidos mediante essas atividades; 3 Analisar com criticidade a prtica docente e seus efeitos nesses textos; 4 Sugerir, mediante a reflexo, novas prticas docentes que podem quebrar a artificialidade das aulas de produo de texto. A Lingstica Aplicada (MOITA LOPES, 1996) abre espao para buscarmos no Interacionismo (GERALDI, 1997b; VYGOTSKY, 1998) e na Lingstica Textual (KOCH, 1998; 2000; 2002; 2004) o suporte terico para analisarmos uma seqncia didtica de produo textual interacionista (BRASIL, 1998; PAZINI, 1998; ZANINI, 2003; CAMPS, 2006; JOLIBERT, 2006) e seis textos resultantes dela, A natureza da pesquisa tem carter qualitativo-interpretativo (TRIVOS, 1987; FLICK, 2004) e os mtodos so o da pesquisa-ao (FRANCO, 2005; TRIPP, 2005), j que somos pesquisadores/pesquisados e todos os envolvidos buscam um objetivo comum. A redao da pesquisa est realizada em quatro captulos: o Captulo 1 - terico-descritivo - contm a introduo, as teorias para a compreenso da prtica, sua anlise e anlise dos textos escolhidos; o Captulo 2 - o metodolgico - apresenta a metodologia usada, relaciona os sujeitos da pesquisa e sua situao; o Captulo 3 - o terico-prtico - o captulo em que se d o relato das atividades desenvolvidas no processo de produo textual escrita; as anlises das produes; anlise crtica da prtica docente e seus efeitos nos textos produzidos; o Captulo 4 - o conclusivo - o captulo em que enfatizamos as respostas obtidas para a nossa pergunta de pesquisa e sugerimos prticas docentes que possam contribuir para a produo de textos na escola, mas no somente para a escola. Submetida anlise, a seqncia didtica se revela como um caminho para a criao de condies reais de uso da lngua. Um tipo de projeto pedaggico constitudo pelas condies de produo (GERALDI, 1997b). Nele o texto visto como um trabalho que pode ser aprendido, e no apenas como um dom. A Lingstica Textual, cincia que tem o texto como seu objeto de estudo, ajuda, no s na avaliao dos textos como coerentes ou no, mas tambm em reflexes para que as produes possam ser melhoradas lingisticamente, sem deixar de levar em conta a situao comunicativa.

Abstract: The general purpose of this work is to reflect on the teaching performance that has been applied in the teaching-productions in order to contribute towards the discussions which aim at developing practices that are supported on Vygotsky's Socio-Interactionism (1998) and on Bakthin's Interactionism (1992). Through this context we have chosen as specific goals: 1 to report the developed activities in the text writing process, at a public high scholl, in the state of Paran; 2 to analyse the texts written through these activities; 3 to analyse the teaching practice strictly, as well as its effects on these texts; 4 to suggest through reflection, new teaching practices so that the artificiality in the text writing classes could be broken. The Applied Linguistics (MOITA LOPES, 1996) gives us a chance to search in the Interactionism (GERALDI 1997b; VYGOTSKY, 1998) and the Textual Linguistics (KOCH, 1998; 2000; 2002; 2004) the theoric support, so that we can analyse a didactic sequence of an interactionist textual production (BRAZIL, 1998; PAZINI, 1998; ZANINI, 2003; CAMPS, 2006; JOLIBERT, 2006) and six texts resulting from it. The nature of the research has a qualitative and interpretative character (TRIVIOS, 1987; FLICK, 2004) and the methods are related to research-actions (FRANCO, 2005; TRIPP, 2005), since we are researchers/researched and all the involved ones have sought a common purpose. The composition of the research takes place into four chapters: Chapter 1 - theorical - it brings the introduction, the theories for understanding the practice, its analysis and also the analysis of the chosen texts. Chapter 2 - the methodological one - presents the methodology used, reports the research subjects and its situation. Chapter 3 - the theorical-practical one - this chapter presents the developed activities in the text writing process, as well as the analyses of the written texts, the critic analyses of the teaching practice and its effects on the written productions. Chapter 4 - the closing one - This chapter emphazises the achieved answers for our research question and leads us to suggest teaching practices that may contribute to writing activities at school, but not only for this purpose. Being analysed, the didactic sequence brings out a way to foster real conditions of the language usage. A type of pedagogical project constituted by the conditions of production (GERALDI, 1997b). This project shows the text as a work that can be learned and not only as a gift. The textual linguistics regards the text as its objective of study. It helps, not only in the evaluation of the texts, considering them coherent or not, but also in reflections so that the productions may be improved linguistically, taking into consideration the communicative instance.
Data da defesa: 05/03/2008
Cdigo: vtls000166215
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Marilurdes Zanini
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: facarvalho.pdf
Tamanho: 746 Kb (763967 bytes)
Criado: 28-03-2009 13:52
Atualizado: 28-03-2009 14:07
Visitas: 1097
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