Resumo: No atual processo de ensino-aprendizagem que vai do Ensino Fundamental ao Superior, os educadores, muitas vezes, não mais conseguem despertar o interesse de seus alunos. Os métodos tradicionais de ensino estão cada vez menos atraentes para os estudantes. Muitas vezes, os educadores não potencializam espaços para que seus alunos questionem e participem das aulas. Aos poucos, professores mudos falam para alunos surdos. A sala de aula acaba se transformando num imenso espaço de "anti-criação". O presente projeto buscará equacionar o resgate da ludicidade, através da compreensão da atual situação do ensino de Física, no intuito de desenvolver jogos educativos que equacionem as principais dificuldades encontradas pelos alunos. Pontos positivos e negativos serão mapeados e esboçados pelos professores. Essa prática pedagógica alternativa, se apresentada contextualizada nas necessidades dos professores e de seus alunos, pode tornar-se uma poderosa prática pedagógica. Com a abordagem de conteúdos específicos nos jogos, é possível um maior envolvimento e participação dos alunos, quando é criado um ambiente lúdico, deveras importante para o processo de aprendizagem dos conteúdos de Física. Aplicando os jogos com professores de Física serão analisados seus discursos sobre essa temática através de entrevistas, sob a ótica fenomenológica.
Abstract: In the actual learning-teaching process, from Fundamental level until the University schools, the educators, many time, are unsuccessfully to awake the interest of their students. The traditional approaches of education are less and less attractive for the students. Many times, the educators don't create fields of real participation of the students in the classrooms. These are transformed in an immense space of "anticreation" places. The present project intends to discuss the return of the ludicity, through the comprehension of the present situation of the Physics education, designing educational games that set out the main difficulties found by the students. Positive and negative points of this approach will be mapped involving Physics teachers. This alternative approach will be contextualized on the needs of the teachers and of their students, wanting to transform it in a powerful pedagogical practice. With the approach of specific contents in the games, is possible a deep involvement and participation of the students, when is created a playful environment to develop the learning-teaching process on Physics contents. Games involving the participation of Physics teachers will be analyzed, especially their speechs under a phenomenological analisis. |