Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A fico cientfica na fico escolar : investigando as potencialidades do gnero no ensino de fsica
Autor(es): Fabiana Ribeiro de Almeida
Palavras-chave [PT]:

Fico cientfica. Cincias. Fsica. Estratgias informais de ensino. Ensino e estudo. Ensino de fsica. Educao. Filmes. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Science Fiction. Teaching of physics. Informal strategies in teaching. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias da Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e o ensino de Matemtica
Banca:
Marcos Cesar Danhoni Neves [Orientador] - UEM
Polnia Alto Fusinato - UEM
lvaro Leonardi Ayala Filho - UFPel
Resumo:
Resumo: Levando em considerao que o papel original da fico cientfica brincar com a Cincia, a partir de uma linguagem baseada na intuio e no senso comum de cada escritor, o presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento das principais obras do gnero: a fim de investigar a presena ou ausncia da fico cientfica em sala de aula, e de levantar a opinio que professores e alunos, protagonistas do cenrio escolar de nvel mdio, tm a respeito da produo de fico verbo-visual e tambm em relao possibilidade de estratgias de no formais no ensino da Fsica. Verificou-se tambm, os erros e acertos conceituais de algumas obras do gnero. Para atingir esses objetivos foram utilizados trs questionrios: um para os professores e outros dois para os alunos. A anlise foi feita a partir da "Anlise de Contedo" de Bardin. Alguns clssicos de divulgao cientfica como os romances "Da Terra Lua" e "Viagem ao redor da Lua" (Jlio Verne), os livros e os filmes "2001, uma odissia no espao" (Arthur Clarke/Stanley Kubrick) e "2010, O ano que faremos contato" (Arthur Clarke/Peter Hyams), e as sries "Star wars" (George Lucas) e "Star trek" (Gene Rondonderry), foram contemplados no presente trabalho, com intuito de encontrar, imagens sobre fsica subjacentes intuio partilhada pela cultura escolar e pelo senso comum para encontrar um parmetro entre a realidade e a fico. Nossa ansiedade em busca de novas possibilidades de ensino para uma educao melhor s aumentou depois dessa pesquisa, a fico cientfica nos ajudou a compreender que ainda h uma grande lacuna em relao a nossa conhecida fico escolar.

Abstract: Since the original role of Science Fiction is treating Science in a playful way through the use of language based on the writer's intuition and common sense, current analysis surveys the genre's main literary works. Current research investigates whether science fiction is present within the classroom and tries to find out the opinion of teachers and pupils, the protagonists of the senior high senior, with regard to the production of verbal and visual fiction and to the possibilities of non-formal strategies in the teaching of Physics. Mistakes and conceptual solutions of certain literary work of Science Fiction genre are also analyzed. Whereas three questionnaires, one for teachers and the two for students, are undertaken, analysis is foregrounded on Bardin's Content Analysis. Science Fiction Classics such as Jules Verne's "From the Earth to the Moon" and "Voyage around the Moon", books and films, such as "2001, Space odyssey" by Arthur Clarke/Stanley Kubrick and "2010, the year we will make contact" by Arthur Clarke/Peter Hyams), the "Star wars" by George Lucas and "Star Trek" by Gene Rondonderry series are analyzed to find out images on Physics underlying intuition shared by school culture and by common sense towards a parameter between reality and fiction. Our concern for new teaching possibilities in the improvement of education increases as research develops. In fact, Science Fiction is a great help to understand that a great gap still exists with regard to our known school fiction.
Data da defesa: 14/03/2008
Cdigo: vtls000166255
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2008_FABIANARIBEIRO.pdf
Tamanho: 528 Kb (540686 bytes)
Criado: 14-10-2010 09:26
Atualizado: 14-10-2010 09:41
Visitas: 1312
Downloads: 51

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.