Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Noes de cosmologia no ensino mdio : o paradigma criacionista do Big Bang e a inibio de teorias rivais
Autor(es): Jorge Henrique Lopes de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Cosmologia. Ensino mdio. Big Bang. Teorias rivais. Cosmos. Fsica. Discriminao. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Cosmos. Physics. segregation. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica
Banca:
Marcos Cesar Danhoni Neves [Orientador] - UEM
Andr Koch Torres Assis - UNICAMP
Ourides Santin Filho - UEM
Resumo:
Resumo: A cosmologia permeia toda a fsica, mas no explicitada ao aluno e, muitas vezes, ignorada no discurso do professor, pois no clara nos manuais de ensino tanto em nvel mdio quanto superior. A cosmologia, como disciplina unificadora, mostra-se como cenrio ideal para a discusso do micro ao macro cosmos, do incio (se houver um) ou ao fim de todo o mundo fsico. Portanto, saber qual o espao dedicado a ela nos manuais de fsica e qual a proposta de discusso (se paradigmtico ou dialtico) na comparao de teorias que buscam traar as noes sobre o Cosmos, o objetivo de parte desta pesquisa. O que pretendemos reafirmar nessa dissertao que o conhecimento fsico , ou foi, produzido pelos sujeitos sociais que vivem, ou que viveram, num determinado contexto histrico, ento, ele faz parte da cultura social humana e, portanto, um direito dos estudantes conhec-lo e participar de sua construo. Este estudo ser apresentado em duas unidades. Na primeira, iremos nos ater s metforas e analogias sobre Cosmologia presentes nos discursos de 63 alunos de Ensino Mdio e pr-vestibular, bem como nos discursos de quatro professores de fsica, buscando saber como estes contedos aparecem em sala de aula e se esto ou no associados ao ensino de Fsica Moderna e Contempornea. Avaliaremos ainda as noes de Cosmologia presentes nos livros didticos e paradidticos utilizados para o Ensino Mdio de Fsica, buscando identificar os tpicos contemplados e sua abordagem; e, como ltimo captulo da unidade, revisitamos as noes metafricas e analogias sobre os cosmos, o conceito de "criao", construindo um quadro comparativo entre as narraes mitolgicas antigas e as descries cientficas contemporneas discutidas por sacerdotes, filsofos e cientistas, acentuando o carter majoritariamente discriminador da cincia quando paradigmtica e instituda pela Academia.

Abstrac: Cosmology grounds physics as a whole, but it is not explicitely shown to the student, and many times, it is ignored on the teacher's discourse, since it is not clear on learning materials, neither in High school nor in college. Cosmology, as a unifying discipline, shows itself as an ideal scenario to micro and macro cosmos discussion, from beginning (if there is such a thing) or to the end of the entire physical world. Thus, learning which is the space dedicated to it on physics manuals and what is the discussion proposal (paradigmatic or dialetic) on the theories comparison that seek to trace notions about the Cosmos, is the aim of part of this research. What we intend to reaffirm on this dissertation is that the knowledge on the physical world is or was produced by social subjects who live or lived at a certain historic context, therefore, being part of the human social culture, and this way, it is a right of the students to get acquantated to it and participate on its construction. This study will be presented in two unities. On the first, we will focus on metaphors and analogies about Cosmology present on the discourse of 63 High school and preparatory-college students, as well as on the discourse of physics teachers, searching to understand how theses contents appear at the classroom and if they are or not associated to the teaching of Modern and Contemporary Physics. Moreover, we will evaluate Cosmology notions present on didatic books and paradidatic used on the teaching of physics in High school, looking into identifying topics contemplated is its approach; and, as a last unit's chapter, we will review metaphoric and analogical notions about the Cosmos, criation's concept, building a comparative chart between old-aged mythological narrations and contemporary scientific descriptions by the clergy, philosophers and scientists, emphasasing the segregating charater of science as its peers do not follow the main-stream discourse stated by the so-called "normal science", paradigmatic, postulated by the Academy.
Data da defesa: 19/12/2006
Cdigo: vtls000179625
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2006
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2006_JORGE_henrique_lopes_oliveira.pdf
Tamanho: 1556 Kb (1593074 bytes)
Criado: 24-08-2010 11:54
Atualizado: 24-08-2010 12:05
Visitas: 2046
Downloads: 61

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.