Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A fsica moderna e contempornea no ensino mdio : qual sua presena em sala de aula?
Autor(es): Mnica Bordim Sanches
Palavras-chave [PT]:

Fsica moderna e contempornea. Ensino mdio. Qualidade do ensino. Fsica.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica
Banca:
Marcos Cesar Danhoni Neves [Orientador] - UEM
Andr Koch Torres Assis - UNICAMP
Polonia Alto Fusinato - UEM
Resumo:
Resumo: O problema abordado nesse trabalho refere-se situao em que se encontra o ensino de Fsica no nvel mdio envolvendo a Fsica Moderna e Contempornea (FMC). Com esse objetivo, verificamos junto a professores, alunos e livros didticos, qual a presena da FMC em sala de aula. Essas trs instncias, professores, alunos e material didtico so peas-chaves para a compreenso da complexidade do processo de ensino-aprendizagem, permitindo-nos conhecer os processos que envolvem a construo do conhecimento e que acabam por desaguar numa busca importante, que a da renovao curricular da Fsica no Ensino Mdio. Para atingir esses objetivos, analisamos doze livros didticos usados pelos professores da rede pblica de ensino, a fim de verificar como a FMC abordada nesses livros. Para conhecer as idias que os alunos e professores trazem sobre esse tema foram utilizados dois questionrios: um para os professores e outro para os alunos a respeito de diferentes tpicos que compem essa complexa temtica. Os dados foram analisados a partir de tcnicas de Anlise de Contedo. A partir dos resultados, conclumos que existe uma tentativa de insero da FMC no Ensino Mdio por parte dos livros didticos, mas a abordagem que encontramos nos livros analisados ainda muito inadequada. Quanto aos professores, verificamos que, apesar de no estarem preparados para abordar FMC em sala de aula e listarem uma srie de dificuldades para essa renovao curricular, concordam que o currculo de Fsica precisa passar por uma reviso inserindo nele tpicos novos. Por meio do questionrio respondido pelos alunos, conseguimos confirmar, mais uma vez, a hiptese de que o ensino no est estimulando a curiosidade e a capacidade cognitiva do aluno; ao contrrio, provoca o distanciamento dos estudantes em relao aos contedos abordados pela Fsica. Alm disso, os alunos freqentemente apresentam quadros conceituais confusos sobre temas de Fsica Moderna e Contempornea. Conclumos, pois, que o modo como o ensino vem sendo conduzido, com livros didticos voltados para uma formulizao/matematizao padro excessivo, excluindo fenmenos e conceitos, somado a uma carga horria reduzida e formao deficiente dos professores, o ensino de Fsica continuar a desempenhar um papel pouco significativo na formao do aluno, excluindo essa disciplina de uma cognio mais ampla e de uma concepo de mundo que inclua sua cotidianidade.

Abstrac: The issue discussed in this essay deals with the teaching of Physics, with special regard to Modern and Contemporary Physics (MCF) at the upper high school. Its actuality in the classroom has been verified in the context of teachers, students and textbooks which are extremely important for the understanding of the complexity of the teaching-learning process. In fact, the processes that involve the construction processes of knowledge, which lead towards the curricular updating of Physics in the upper high school, are revealed. Twelve textbooks used by teachers of the government public schools have been analyzed so that the manner MCF is being approached in the books may be debated. Two questionnaires, for students and teachers respectively, on the different topics that make up this complex theme have also been applied so that the students' and teachers' ideas on the subject may be known. Data have been analyzed by Content Analysis techniques. Results show that textbooks reveal that there has been an MCF insertion within the upper high school even though their approach is highly inadequate. Further, although they are unprepared to deal with MCF in the classroom and although they have listed a number of issues in the context of curricular updating, teachers agree that the Physics curriculum should be thoroughly revised and new topics inserted. The students' questionnaires confirmed once more the hypothesis that teaching fails to stimulate the curiosity and the cognitive capacity of the student. In fact, it is the cause of their distancing from the contents dealt with in Physics. They also present ambiguous concepts on MCF themes. It may be concluded that the manner the teaching of Physics is dealt with, or rather, Physics textbooks with an excessive insistence on formulas and mathematics coupled to an exclusion of phenomena and concepts, reduced hour load and deficient teachers' training, its role will continue to be low key in students' training. In fact, a wider cognition of the discipline and a world view which includes daily issues will remain utterly excluded.
Data da defesa: 18/12/2006
Cdigo: vtls000179627
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2006
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2006_Mnica_Bordim_Sanches.pdf
Tamanho: 413 Kb (422534 bytes)
Criado: 24-08-2010 11:39
Atualizado: 24-08-2010 11:47
Visitas: 1163
Downloads: 34

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.