Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Enfermagem > Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

Ttulo [PT]: Conhecimento sobre AIDS e drogas : estabelecendo a diferena entre alunos de enfermagem e outros cursos de graduao
Autor(es): Sonia Maria Soares dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Adolescentes. Drogas, Aids. Conhecimento. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Adolescent. AIDS. Knowledge. Drugs. Brazil.
rea de concentrao: Enfermagem e Processo do Cuidado
Titulao: Mestre em Enfermagem
Banca:
Magda Lcia Flix de Oliveira [Orientador] - UEM
Sandra Cristina Pillon - USP - Ribeiro Preto
Taqueco Teruya Uchimura - UEM
Resumo:
Resumo: Os jovens constituem populao vulnervel infeco pelo vrus HIV/AIDS e ao contato com as drogas. Este trabalho teve como principal objetivo investigar o conhecimento de universitrios sobre AIDS e drogas, identificando possveis diferenas entre sries e cursos de graduao. Realizou-se um "survey", no ano de 2007, a partir de uma amostra aleatria de 276 alunos ingressantes e concluintes dos cursos de graduao de uma Faculdade Estadual da Regio Noroeste do Paran. Para a obteno dos dados os alunos responderam um questionrio auto-aplicvel, annimo, com questes pontuais e especficas, validadas por especialistas na rea. As questes especficas foram divididas em trs graus: baixa, mdia e alta complexidade. A amostra constituiu-se de 70% de alunos do sexo feminino e 30% do sexo masculino. A maioria era solteira (86,6%) e 82,7% encontravam-se na faixa etria de 17 a 25 anos, sendo que 69,9% se auto classificou como sendo de cor branca. Dessa populao, 93% moravam na zona urbana e a renda mdia ficou entre trs a sete salrios mnimos. A maioria tinha vnculo empregatcio (74,3%) com uma carga horria de trabalho superior a oito horas/dia. A principal fonte de informao era a televiso, seguida da Internet. Os alunos da amostra raramente liam jornal e liam um livro a cada seis meses. No foi observado padro uniforme entre as repostas da amostra de alunos. O ndice de 90% de acertos ocorreu em apenas 13% das questes, as quais se referiam aos fatores de risco para a infeco pelo vrus HIV em UDI, o material biolgico para o diagnstico da AIDS e os fatores de vulnerabilidade para a AIDS. A mdia de acerto entre os alunos de Enfermagem foi de 18 questes por aluno e entre os alunos dos demais cursos foi de 16,5. As diferenas no conhecimento entre os concluintes de enfermagem e os demais alunos, ficaram evidentes nas questes de mdia e alta complexidade. Observou-se que os alunos possuam conhecimento sobre AIDS e drogas, porm, insuficiente. Os alunos de Enfermagem possuam mais conhecimento sobre AIDS, especialmente os concluintes, e o conhecimento sobre drogas tambm foi maior entre os concluintes de enfermagem que entre os ingressantes do mesmo curso e os alunos dos demais cursos, porm menor que o conhecimento assinalado em relao AIDS. A semelhana na falta de conhecimento entre os alunos foi evidenciada na questo que abrangia as caractersticas da epidemia da AIDS no Brasil, incluindo noo de vulnerabilidade. O baixo conhecimento sobre AIDS e drogas entre os alunos demonstrou, alm de falta de informao, lacunas no ensino, com dissociao de contedos interdisciplinares e inter curriculares. Os dados obtidos fornecem subsdios para uma reflexo acerca do processo educacional destes alunos, e mostram a necessidade da abordagem dos temas AIDS e drogas no currculo escolar.

Abstract: Youths are seen as a population, which is vulnerable to infection by HIV/AIDS virus and to contact with drugs. This study had as main objective to measure the knowledge acquired by university students on subjects such as, AIDS and drugs, aiming at identifying significant differences between the knowledge acquired during the first and last years at university and among the variety of university courses offered. Based on a random sample comprising 276 students, admitted and graduating at university in 2007, a 'survey1 was carried out in a State University located in the Northwest Area of Paran. Data were collected through an anonymous self'-filling questionnaire, with punctual and specific subjects, which was answered by students and validated by specialists in the area. The specific subjects were divided into three levels: lower, average and high complexity level. The sample population comprised 70% female and 30% male students. Most of the students were single 86.6%), 82.7% were in the age group from 17 to 25 years, and 69.9% of the population was self ranged as being 'white people'. Out of that population, 93% lived in the urban area and their average income was between three to seven minimum wages. Most of them had an employment contract (74.3%) with a workload superior to eight hours/day. The main source of information to that population was the television, followed by the Internet. The population investigated reported that they rarely read a newspaper and read a book every six months. The study showed significant differences concerning the students' knowledge on AIDS and drugs, mainly on subjects claimed to be of average and high complexity, but their knowledge was considered insufficient. The students attending the Nursing Course, especially the graduating ones, showed to have higher knowledge concerning AIDS. Although the knowledge on drugs was smaller than the knowledge on AIDS, it was observed that it was larger among the Nursing graduating students than among the students attending the first years and the students attending other areas. The poor knowledge on AIDS and drugs, among the students investigated, besides showing lack of information, showed gaps in teaching, with dissociation of interdisciplinary and inter curricular study contents. Data collected supply subsidies for a deep reflection on those students' education process, thus showing the need for exploring themes, such as Aids and drugs, in the university curriculum/program.

Resumen: Los jvenes constituyen poblacin vulnerable a la infeccin por el virus VIH/SIDA y AL contacto con las drogas. Este trabajo tuvo como principal objetivo investigar el conocimiento de universitarios sobre SIDA y drogas, identificando posibles diferencias entre aos y cursos de graduacin. Se realiz un "survey", en el ao 2007, a partir de una muestra aleatoria de 276 alumnos novatos y concluyentes de los cursos de graduacin de una Facultad Estatal de La Regin Noroeste del Paran. Para la obtencin de los datos, los alumnos respondieron a um cuestionario autoaplicable, annimo, con cuestiones puntuales y especficas, validadas por expertos en el rea. Las cuestiones especficas fueron divididas en tres grados: baja, mediana y alta complejidad. La muestra se constituy de 70% de alumnas mujeres y 30% de alumnos hombres. La mayora era soltera (86,6%) y el 82,7% estaba en la franja de edad entre 17 y 25 aos, siendo que el 69,9% se autoclasific como siendo de color blanco. De esa poblacin, El 93% viva en la zona urbana, y la renta media era entre tres y siete sueldos mnimos. La mayora tena vnculo de empleo (74,3%) con una cantidad de horas de trabajo superior a ocho horas/da. La principal fuente de informacin era la televisin, seguida de la Internet. Los alumnos de la muestra raramente lean el peridico, y lean un libro cada seis meses. El estudio demostr diferencias en el conocimiento entre los alumnos, principalmente en ls cuestiones de grados de mediana y alta complejidad. Se observ que los alumnos posean conocimiento sobre SIDA y drogas, sin embargo, insuficiente. Los alumnos de Enfermera posean ms conocimiento sobre SIDA, especialmente los concluyentes. Aunque menor que el del SIDA, el conocimiento sobre drogas tambin fue mayor entre los concluyentes de enfermera que entre los novatos del mismo curso y los alumnos de los dems cursos. El bajo conocimiento sobre SIDA y drogas entre los alumnos demostr, adems de falta de informacin, lagunas en la enseanza, con disociacin de contenidos interdisciplinarios e intercurriculares. Los datos obtenidos producen subsidios para una reflexin acerca Del proceso educacional de estos alumnos, y muestran la necesidad del abordaje de los temas SIDA y drogas en el currculo escolar.
Data da defesa: 2008
Cdigo: vtls000179678
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Magda Lcia Flix de Oliveira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Enfermagem
Nvel: Dissertao (mestrado em Enfermagem)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Snia Maria Soares dos Santos - 29.02.2008.pdf
Tamanho: 605 Kb (619291 bytes)
Criado: 17-08-2010 11:27
Atualizado: 17-08-2010 11:37
Visitas: 1545
Downloads: 24

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.