Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Geometria Euclidiana e geometria Hiperblica em um ambiente de geometria dinmica : o que pensam e o que sabem os professores
Autor(es): Karla Aparecida Lovis
Palavras-chave [PT]:

Geometria Euclidiana. Geometria Hiperblica. Modelo de Poincar. Obstculos epistemolgicos. Geometria dinmica. Software GeoGebra. Ensino de geometria. Ensino (1 e 2 graus). Geometria e informtica. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Hyperbolic geometry. Euclidian geometry. Epistemological obstacles. Dynamic geometry. The teaching of geometry. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Valdeni Soliani Franco [Orientador] - UEM
Rui Marcos de Oliveira Barros - UEM
Jos Antonio Salvador - UFSCar
Luzia Marta Bellini - UEM
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa aborda o ensino de Geometrias Nao-Euclidianas, em especial da Geometria Hiperblica, e o uso do software de Geometria Dinmica GeoGebra. Os objetivos da pesquisa consistem em averiguar os conhecimentos de um grupo de professores sobre Geometria Euclidiana e Geometria Hiperblica; identificar alguns obstculos epistemolgicos durante a realizao das atividades que utilizam o modelo do disco de Poincar verificar se o estudo desse modelo permite que os professores abandonem a viso de que a Geometria Euclidiana e a nica Geometria possvel e, por fim, verificar as possveis contribuies do software GeoGebra para a aprendizagem dos contedos das Geometrias. Para atingirmos nossos objetivos recorremos a pesquisa qualitativa e propomos um minicurso sobre Geometria Euclidiana e Geometria Hiperblica com o auxilio do software GeoGebra, para um grupo de quarenta e um professores de Matemtica de escolas publicas de cidades do Norte do Paran. Tambm realizamos uma discusso histrica, matemtica e filosfica sobre a Geometria Euclidiana e a Geometria Hiperblica; do ensino dessas Geometrias e do uso de novas tecnologias na educao. Por meio das interaes e dos relatos dos professores, confirmou-se algumas dificuldades nos contedos de Geometrias, bem como a existncia de obstculos epistemolgicos - geral e verbal - alem do no conhecimento das possibilidades educacionais dos recursos tecnolgicos disponveis nas escolas e das dificuldades em utiliz-los.

Abstract: This research approaches the teaching of Non-Euclidian Geometries, especially Hyperbolic Geometry and the software use of GeoGebra Dynamic Geometries. The research main goals consist of checking the knowledge from a group of teacher over Euclidian Geometry and Hyperbolic Geometry; identifying some epistemological obstacles during the activities performance that use the Poincar disc model; verify that the study of this model allows that he teachers abandon the focused view that Euclidian Geometry is the only Geometry possible and, finally, check the possible contributions of GeoGebra software for the learning of Geometry contents. In order to achieve our goals we chose qualitative research type and we proposed a short-term course on Euclidian Geometry and Hyperbolic Geometry with the support from the GeoGebra software for a group of forty Mathematics teachers from public schools in towns from the North of Paran state. We also had a historical, mathematic and philosophical discussion on Euclidian and Hyperbolic Geometry, concerning the teaching of these kinds of Geometry and the use of new Technologies in the educational field. Starting from interactions and reports from the teachers, some difficulties in the Geometry contents were confirmed, as well as the existence of epistemological obstacles - general and verbal - besides the lack of knowledge on educational possibilities of technological resources available in the schools and the difficulties in using them.
Data da defesa: 18/12/2009
Cdigo: vtls000180879
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Valdeni Soliani Franco
Co-Orientador: Prof. Dr. Rui Marcos de Oliveira Barros
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2009 Dissertao - Karla Aparecida Lovis.pdf
Tamanho: 1448 Kb (1483141 bytes)
Criado: 10-11-2010 09:58
Atualizado: 10-11-2010 10:07
Visitas: 1539
Downloads: 83

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.