Resumo: Este trabalho consiste na análise dos livros didáticos de física (do professor) indicados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM), inscritos no PNLEM/2007, para verificarmos, no que diz respeito ao conteúdo de Gravitação, se eles apresentam propostas que proporcionam um ensino em perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar. A forma tradicional e fragmentada de difusão da ciência não atende as demandas por um ensino voltado à formação de indivíduos capazes de terem um pensamento crítico, diante das diversas informações que lhes são oferecidas. É sabido que a maioria dos professores tem como suporte pedagógico o livro didático, constituindo dessa forma um importante recurso na prática docente. Neste sentido, analisar nos livros didáticos, conteúdos e propostas que direcionem o ensino numa formação global, onde o aluno perceba a inter-relação existente entre as diversas áreas do conhecimento, poderá fornecer subsídios metodológicos e pedagógicos, constituindo-se uma nova ferramenta para o ensino de física. Dividido em quatro capítulos, destacaremos no primeiro, as definições para os termos interdisciplinaridade e transdisciplinaridade e seu contexto histórico. No segundo, apresentaremos uma abordagem histórica a respeito da Gravitação, segundo a análise de alguns pesquisadores da área. No terceiro, faremos uma reflexão sobre o papel do livro didático no processo ensino-aprendizagem e destacaremos os critérios utilizados na avaliação dos livros inscritos no PNLEM/2007. E por fim, no quarto capítulo, apresentaremos a metodologia de pesquisa e a análise dos livros didáticos, destacando as informações fornecidas pela análise.
Abstract: The purpose of this work consists of analyzing Physics textbooks ( from the teacher) indicated by the national programme for books from high school in the year of 2007.Trough this study we will verify the content of Gravitation, mainly if this subject presents proposal which provides an interdisciplinarity and transdisciplinarity teaching. The traditional and fragmented way of the dissemination of science is not related to a teaching capable of turning the student a critical person in face of several information that are provided from the textbooks.We have the knowledge that the majority of teachers use the textbook as the main pedagogical support and an important resourse in the education practice. In this sense, to analyze the textbooks verifying the contents and proposals on a global training education, where the student can note the interrelationship among several areas of knowledge, will be able to provide methodological and pedagogical allowances, becoming a new tool in the process of teaching Physics. The study will be divided into four chapters, in the first one we will outline the definitions for the terms interdisciplinarity and transdisciplinarity and its historical context. In the second, we will see a historical approach about Gravitation according to the analysis of some researchers. In the third chapter, we will study the role of textbooks in the teaching-learning process and we will comment the manner of evaluation used by the textbooks indicated by the national programme in 2007. Finally, in the last one, we will present a methodological research and the analysis of textbooks, indicating the information provided by this study. |