Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: O contedo de gravitao nos livros didticos de fsica : uma anlise numa perspectiva inter e transdisciplinar
Autor(es): Fbio Rodrigo Lucisano
Palavras-chave [PT]:

Gravitao. Livros didticos. Ensino de fsica. Interdiciplinaridade e transdisciplinaridade. Livros didticos do professor. Histria e filosofia da cincia. Programa Nacional do Livro para o Ensino Mdio (PNLEM). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Interdisciplinarity and transdiciplinarity. Gravitation. Textbooks. Teaching of Physics. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Marcos Cesar Danhoni Neves [Orientador] - UEM
Carlos Alfredo Argello - UNICAMP
Polonia Alto Fusinato - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho consiste na anlise dos livros didticos de fsica (do professor) indicados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Mdio (PNLEM), inscritos no PNLEM/2007, para verificarmos, no que diz respeito ao contedo de Gravitao, se eles apresentam propostas que proporcionam um ensino em perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar. A forma tradicional e fragmentada de difuso da cincia no atende as demandas por um ensino voltado formao de indivduos capazes de terem um pensamento crtico, diante das diversas informaes que lhes so oferecidas. sabido que a maioria dos professores tem como suporte pedaggico o livro didtico, constituindo dessa forma um importante recurso na prtica docente. Neste sentido, analisar nos livros didticos, contedos e propostas que direcionem o ensino numa formao global, onde o aluno perceba a inter-relao existente entre as diversas reas do conhecimento, poder fornecer subsdios metodolgicos e pedaggicos, constituindo-se uma nova ferramenta para o ensino de fsica. Dividido em quatro captulos, destacaremos no primeiro, as definies para os termos interdisciplinaridade e transdisciplinaridade e seu contexto histrico. No segundo, apresentaremos uma abordagem histrica a respeito da Gravitao, segundo a anlise de alguns pesquisadores da rea. No terceiro, faremos uma reflexo sobre o papel do livro didtico no processo ensino-aprendizagem e destacaremos os critrios utilizados na avaliao dos livros inscritos no PNLEM/2007. E por fim, no quarto captulo, apresentaremos a metodologia de pesquisa e a anlise dos livros didticos, destacando as informaes fornecidas pela anlise.

Abstract: The purpose of this work consists of analyzing Physics textbooks ( from the teacher) indicated by the national programme for books from high school in the year of 2007.Trough this study we will verify the content of Gravitation, mainly if this subject presents proposal which provides an interdisciplinarity and transdisciplinarity teaching. The traditional and fragmented way of the dissemination of science is not related to a teaching capable of turning the student a critical person in face of several information that are provided from the textbooks.We have the knowledge that the majority of teachers use the textbook as the main pedagogical support and an important resourse in the education practice. In this sense, to analyze the textbooks verifying the contents and proposals on a global training education, where the student can note the interrelationship among several areas of knowledge, will be able to provide methodological and pedagogical allowances, becoming a new tool in the process of teaching Physics. The study will be divided into four chapters, in the first one we will outline the definitions for the terms interdisciplinarity and transdisciplinarity and its historical context. In the second, we will see a historical approach about Gravitation according to the analysis of some researchers. In the third chapter, we will study the role of textbooks in the teaching-learning process and we will comment the manner of evaluation used by the textbooks indicated by the national programme in 2007. Finally, in the last one, we will present a methodological research and the analysis of textbooks, indicating the information provided by this study.
Data da defesa: 24/03/2010
Cdigo: vtls000180959
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Co-Orientador: Prof. Dr. Polnia Alto Fusinato
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao - Fbio.pdf
Tamanho: 3727 Kb (3816553 bytes)
Criado: 11-11-2010 09:30
Atualizado: 11-11-2010 09:41
Visitas: 1504
Downloads: 47

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.