Resumo: Levar o aluno a aprender matemática significativamente é o anseio de todo professor que se preze. No entanto esta tarefa apresenta alguns percalços: Como desencadear a construção de significados pelos alunos e como recolher indícios desta ocorrência? Esta e outras questões pertinentes, por incomodar nossa consciência, levaram-nos a delinear as duas perguntas desta investigação: o ambiente da Modelagem Matemática favorece a aprendizagem significativa de Função do 1º Grau em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio? Como os Mapas Conceituais podem ser utilizados, paralelamente à Modelagem Matemática, para verificação de indícios da ocorrência da Aprendizagem Significativa de Função do 1º Grau? A partir destas duas perguntas e dos referenciais teóricos adotados: a Teoria da Aprendizagem Significativa, os Mapas Conceituais e a Modelagem Matemática; tecemos esta pesquisa que objetivou recolher indícios, por meio dos mapas conceituais, da ocorrência da aprendizagem significativa do conteúdo de Função do 1º Grau, em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, mediante atividades investigativas norteadas pelo ambiente da Modelagem Matemática. Para tanto, selecionamos uma das turmas do primeiro ano do Ensino Médio do professor-pesquisador, a saber, aquela que melhor se adaptou ao processo de elaboração de mapas conceituais, com a qual desenvolvemos duas atividades de Modelagem Matemática envolvendo os conceitos referentes à Função do 1º Grau. Nesta investigação os alunos construíram quatro mapas conceituais: o primeiro sobre Função do 1º Grau, o segundo e o terceiro sobre cada uma das duas atividades desenvolvidas e novamente outro mapa sobre o tema inicial. As análises de todos os materiais produzidos pelas equipes durante as atividades, e dos mapas individuais construídos pelos alunos permitiu-nos afirmar que o processo de assimilação do conceito de Função do 1º Grau, foi desencadeado em alguns alunos e a aprendizagem destes tornou-se mais significativa após o desenvolvimento das atividades. Desta forma, ratificamos a influência e contribuição do ambiente da Modelagem Matemática e dos Mapas Conceituais durante todo o processo de investigação.
Abstract: Leading students to learn mathematics meaningfully is the wish of any teacher. However, this task has some drawbacks: How to unleash the development of meaning by the students and how to collect evidence of this occurrence? This and other relevant issues, due to the fact they disturb our consciousness, prompted us to delineate the two questions in this research: Mathematical modeling environment is conducive to meaningful learning of 1° Degree Function in a class of first year of high school? How may the conceptual maps be used in a parallel way with the Mathematical Modeling for checking the evidence of the occurrence of Meaningful Learning of 1° Degree Function? From these two questions and theoretical frameworks adopted: the Theory of Meaningful Learning, the Conceptual Maps and the Mathematical Modeling; this research was done aiming to provide evidence by means of conceptual maps, of the occurrence of meaningful learning of the content of 1° Degree Function in a class of the first year of high school, through investigative activities guided by the environment of Mathematical Modeling. To this end, one of the classes of the first year of high school of the teacher-researcher was selected. It was chosen the one that best fitted to the process of developing conceptual maps, with which it was developed two mathematical modeling activities involving the concepts related to the 1° Degree function. In this investigation the students developed four conceptual maps: the first one about 1° Degree Function, the second and third ones about each of the two activities carried out and finally another map about the same opening theme. The analyses of all materials produced by the teams during the activities and of the individual maps developed by the students made it possible to state that the process of assimilation of the concept of 1° Degree function was unleashed in some students and, consequently, their learning became more significant after the development of the activities. Thus, we confirm the influence and cooperation of Mathematical Modeling and Conceptual Maps for the entire research process. |