Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Aprendizagem significativa de funo do 1 grau : uma investigao por meio da modelagem matemtica e dos mapas conceituais
Autor(es): Silas Venncio da Luz
Palavras-chave [PT]:

Matemtica. Aprendizagem significativa. Modelagem matemtica. Mapas conceiturais. Funo do 1 Grau. Aprendizagem. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Meaningful learning. Mathematical modeling. Conceptual maps. 1 Degree function. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Lilian Akemi Kato [Orientador] - UEM
Cllia Maria Ignatius Nogueira - UEM
Lourdes Maria Werle de Almeida - UEL
Luzia Marta Bellini - UEM
Resumo:
Resumo: Levar o aluno a aprender matemtica significativamente o anseio de todo professor que se preze. No entanto esta tarefa apresenta alguns percalos: Como desencadear a construo de significados pelos alunos e como recolher indcios desta ocorrncia? Esta e outras questes pertinentes, por incomodar nossa conscincia, levaram-nos a delinear as duas perguntas desta investigao: o ambiente da Modelagem Matemtica favorece a aprendizagem significativa de Funo do 1 Grau em uma turma de primeiro ano do Ensino Mdio? Como os Mapas Conceituais podem ser utilizados, paralelamente Modelagem Matemtica, para verificao de indcios da ocorrncia da Aprendizagem Significativa de Funo do 1 Grau? A partir destas duas perguntas e dos referenciais tericos adotados: a Teoria da Aprendizagem Significativa, os Mapas Conceituais e a Modelagem Matemtica; tecemos esta pesquisa que objetivou recolher indcios, por meio dos mapas conceituais, da ocorrncia da aprendizagem significativa do contedo de Funo do 1 Grau, em uma turma do primeiro ano do Ensino Mdio, mediante atividades investigativas norteadas pelo ambiente da Modelagem Matemtica. Para tanto, selecionamos uma das turmas do primeiro ano do Ensino Mdio do professor-pesquisador, a saber, aquela que melhor se adaptou ao processo de elaborao de mapas conceituais, com a qual desenvolvemos duas atividades de Modelagem Matemtica envolvendo os conceitos referentes Funo do 1 Grau. Nesta investigao os alunos construram quatro mapas conceituais: o primeiro sobre Funo do 1 Grau, o segundo e o terceiro sobre cada uma das duas atividades desenvolvidas e novamente outro mapa sobre o tema inicial. As anlises de todos os materiais produzidos pelas equipes durante as atividades, e dos mapas individuais construdos pelos alunos permitiu-nos afirmar que o processo de assimilao do conceito de Funo do 1 Grau, foi desencadeado em alguns alunos e a aprendizagem destes tornou-se mais significativa aps o desenvolvimento das atividades. Desta forma, ratificamos a influncia e contribuio do ambiente da Modelagem Matemtica e dos Mapas Conceituais durante todo o processo de investigao.

Abstract: Leading students to learn mathematics meaningfully is the wish of any teacher. However, this task has some drawbacks: How to unleash the development of meaning by the students and how to collect evidence of this occurrence? This and other relevant issues, due to the fact they disturb our consciousness, prompted us to delineate the two questions in this research: Mathematical modeling environment is conducive to meaningful learning of 1 Degree Function in a class of first year of high school? How may the conceptual maps be used in a parallel way with the Mathematical Modeling for checking the evidence of the occurrence of Meaningful Learning of 1 Degree Function? From these two questions and theoretical frameworks adopted: the Theory of Meaningful Learning, the Conceptual Maps and the Mathematical Modeling; this research was done aiming to provide evidence by means of conceptual maps, of the occurrence of meaningful learning of the content of 1 Degree Function in a class of the first year of high school, through investigative activities guided by the environment of Mathematical Modeling. To this end, one of the classes of the first year of high school of the teacher-researcher was selected. It was chosen the one that best fitted to the process of developing conceptual maps, with which it was developed two mathematical modeling activities involving the concepts related to the 1 Degree function. In this investigation the students developed four conceptual maps: the first one about 1 Degree Function, the second and third ones about each of the two activities carried out and finally another map about the same opening theme. The analyses of all materials produced by the teams during the activities and of the individual maps developed by the students made it possible to state that the process of assimilation of the concept of 1 Degree function was unleashed in some students and, consequently, their learning became more significant after the development of the activities. Thus, we confirm the influence and cooperation of Mathematical Modeling and Conceptual Maps for the entire research process.
Data da defesa: 18/06/2010
Cdigo: vtls000181059
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Lilian Akemi Kato
Co-Orientador: Prof. Dr. Cllia Maria Ignatius Nogueira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Silas Venncio.pdf
Tamanho: 5525 Kb (5658089 bytes)
Criado: 09-11-2010 08:55
Atualizado: 09-11-2010 09:06
Visitas: 2004
Downloads: 59

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.