Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Sociais Aplicadas > Administrao > Programa de Ps-Graduao em Administrao

Ttulo [PT]: Modos de regulao e formao de competncias profissionais : uma reflexo sob a luz da teoria do agir organizacional
Autor(es): Andr Lus de Castro
Palavras-chave [PT]:

Competncias profissionais. Formao. Indstria de software. Modos de regulao. Teoria do agir organizacional. Indstria de software. Competncias profissionais. Formao de competncias profissionais.
Palavras-chave [EN]:
Regulation modes. Professional competencies formation. Organizational act theory. Software industry.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Luciano Munck [Orientador] - UEM/UEL
Benilson Borinelli - UEM/UEL
Glaucia de Souza Munhoz - UEM
Resumo:
Resumo: Apesar de muitas serem as pesquisas na rea de desenvolvimento de software, ainda existem lacunas no que se refere s dimenses organizacionais: a formao de competncias no ambiente de trabalho uma delas. O objetivo dessa pesquisa analisar at que ponto os modos de regulao (heteronomia, autonomia e discricionariedade) promovem constrangimentos formao de competncias dos profissionais programadores que atuam no arranjo produtivo local de software da cidade de Maring - PR. A abordagem terica que fundamenta essa pesquisa a teoria do Agir Organizacional proposta por Bruno Maggi (2006). Essa teoria possibilita desenvolver uma reflexo que destaca a relao entre modos de regulao no trabalho e formao de competncias. Para obter as informaes necessrias compreenso do objeto de estudo, utilizou-se da abordagem metodolgica quantitativa, a partir da qual fez-se uso de um questionrio com questes fechadas e abertas. A anlise considerou mtodos estatsticos como a anlise de distribuio de freqncia e mdia, a criao de ndices, no caso das concepes da formao, alm de testes de associao e de dependncia entre variveis relacionadas aos modos de regulao, nveis de deciso, cooperao, coordenao e constrangimentos. Em relao s concepes da formao, os ndices confirmaram que empiricamente os diferentes tipos so percebidos. Isso significa que as vrias questes relacionadas a uma mesma concepo, representam de fato um construto especfico de acordo com os respondentes. Os dados tambm indicaram constrangimentos exguos formao de competncias relacionados aos modos de regulao na amostra estudada. A baixa evidncia de percepo de constrangimentos e relao entre os modos de regulao pode ser explicada por um dos principais meios pessoais de desenvolvimento de competncias: a troca de experincias entre colegas, que no exige, necessariamente, que a empresa a promova. A predominncia da concepo da formao do agir e sistema como processo tambm contribuiu com uma explicao, pois esta concepo est relacionada a identificao das necessidades e desenvolvimento das competncias pelos prprios profissionais. Alm disso, os resultados apontam algumas tendncias: a tomada de deciso pode ser compartilhada entre gestores e programadores; a cooperao geralmente espontnea; e a coordenao pode ocorrer com a participao de todos em algumas situaes. Fatores que podem contribuir com os resultados encontrados em relao aos constrangimentos.

Abstract: Although many are searching the area of sotware development, yet there are gaps in relation to organizational dimensions: the formation of skills in the workplace is one. The purpose of this research is to examine to what extent the modes of regulation (heteronomy, autonomy, discretionarity) promote constraints to programmers competencies in Maring - PR software local productive cluster. The theoretical approach that underlies this research is the theory of the Organizational Act proposed by Bruno Maggi (2006). This theory provides a reflection that highlights the relationship between modes of regulation at work and competencies formation. To obtain the information necessary to understand the object of study, were used the quantitative approach, from which was made use of a survey with closed and open questions. The analysis included the statistical methods such as analysis of frequency distribution and mean, the creation of indexes, where the concepts of formation, and testing of association and dependence between variables related to the modes of regulation, levels of decision making, cooperation, coordination and constraints. In relation to the concepts of formation, index empirically confirmed that the different types are perceived. This means that the various issues related to the same design, do indeed represent a specific construct according to respondents. The data indicated tight constraints to skills training related to modes of regulation in their sample. Poor evidence perception of constraints and relationship between the modes of regulation can be explained by one of the principal personal means of development competencies: the exchange of experiences between coworkers, which does not require necessarily the company that promotes it. The predominance of the concept of formation the system and act as a process also contributed to an explanation, since this concept is related to identifying needs and developing competencies among the rofessionals themselves. Moreover, the results indicate some trends: decision making can be shared between managers and programmers; usually cooperation is spontaneous; and coordination can occur with the participation of all in some situations. Factors that may contribute to the findings in relation to the constraints.
Data da defesa: 01/12/2010
Cdigo: vtls000181846
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Londrina, PR
Orientador: Prof. Dr. Luciano Munck
Instituio: Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao, Universidade Estadual de Maring. Departamento de Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEL: Programa de Ps-Graduao em Administrao
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 174. Andr Lus de Castro.pdf
Tamanho: 1930 Kb (1975808 bytes)
Criado: 17-02-2011 10:29
Atualizado: 17-02-2011 10:40
Visitas: 941
Downloads: 14

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.