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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

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Ttulo [PT]: A incluso escolar na perspectiva de alunos com deficincia no ensino superior : contribuies da psicologia histrico-cultural
Autor(es): Carla Patrcia Rambo
Palavras-chave [PT]:

Psicologia histrico-cultural. Ensino superior. Incluso. Ensino superior. Deficincia. Educao especial. Incluso escolar. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Disability. Special education. Inclusion. Higher education. Cultural-historical. Psychology. Brazil.
rea de concentrao: Constituio do sujeito e historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Nilza Sanches Tessaro Leonardo [Orientador] - UEM
Clia Regina Vitalino - UEL
Maria Julia Lemes Ribeiro - UEM
Resumo:
Resumo: A presente pesquisa trata sobre a incluso escolar no Ensino Superior na perspectiva dos alunos com deficincia. Teve por objetivo desvelar as concepes de alunos com deficincia que esto cursando o Ensino Superior a respeito da incluso escolar. Atentamo-nos tambm para refletir sobre a contribuio da Psicologia Histrico-Cultural neste contexto. O estudo, portanto, fundamentou-se principalmente nos pressupostos tericos da Psicologia Histrico- Cultural, que se assenta no Materialismo Histrico e Dialtico. Trata-se de um estudo bibliogrfico e de campo. Neste estudo consideramos o homem e suas relaes atravs das dimenses scio-histricas. Na pesquisa de campo, a amostra foi constituda por oito alunos com deficincia matriculados no Ensino Superior, com idade igual ou superior a dezoito anos, dos quais quatro se encontram matriculados em uma universidade pblica e quatro em uma privada, ambas do Estado do Paran. Estes alunos apresentavam deficincia fsica, visual e auditiva. Como instrumento metodolgico para a coleta de dados utilizamos um roteiro de entrevista semiestruturada composta de sete questes norteadoras, as quais foram trabalhadas mediante anlise de contedo, sendo organizados em categorias e para uma melhor visualizao foram explicitados em Tabelas. Os resultados permitiram compreender as concepes dos alunos com deficincia que esto cursando o Ensino Superior sobre sua incluso escolar. Essas concepes indicam que, no entendimento deles, a incluso significa ter maior acessibilidade e igualdade, e assim percebem que a educao inclusiva dentro das instituies de que fazem parte no est se concretizando. Vale ressaltar que essa percepo maior entre os alunos da IES particular do que entre os da IES pblica, mas em ambos os grupos os alunos tm percepes semelhantes em relao importncia de cursar o Ensino Superior, com a expectativa de conseguir um lugar no mercado de trabalho. Os resultados ainda revelam que os alunos sentem-se parcialmente inclusos, ou seja, ora inclusos ora no inclusos; contudo houve uma prevalncia dos alunos da instituio pblica. Destacamos a importncia da relao professor-aluno, principalmente na perspectiva de educao inclusiva, no desconsiderando os deveres do Estado e da Instituio, mas entendendo que o professor, no seu papel de mediador, que propicia ao aluno a apropriao do conhecimento cientfico e o seu desenvolvimento psquico. possvel perceber, pelos resultados, que as instituies de ensino superior nas quais os alunos participantes da pesquisa esto inseridos ainda no esto preparadas para inclu-los, pois no oferecem acesso facilitado aos recursos pedaggicos e aos ambientes fsicos, nem professores preparados para lidar com a diversidade de seu alunado.

Abstract: The current study focuses on school inclusion in Higher Education (HE) through the perspectives of students with disabilities. Its objective is to unveil their conceptions regarding school inclusion. We also reflected on the contributions of Cultural-historical Psychology within this context. The study, therefore, is mainly based on the theoretical assumptions of Historical-cultural Psychology, which on its turn relies on the Historical and Dialectical Materialism. It is a literature review and field study altogether. In it, we consider man and its relations through social-historical dimensions. In the field study, the control group was constituted by eight students with disabilities, enrolled in Higher Education Institutions (HEIs), 18 years of age or above, four from a public HEI and four from a private HEI, both in the state of Paran. They presented physical, visual and auditory disabilities. A semistructured interview with seven guiding questions was used for data collection which had their content analyzed, organized into categories and, for optimal visualization, expressed in Tables. Results led us to understand the conceptions of students with disabilities in HE with respect to their school inclusion. Such conceptions indicate that, according to their own understanding, inclusion means to have more access and equality whereas they realize that inclusive education within the HEIs they belong to is not taking place. It should be highlighted that this perception is higher amongst students from private HEIs than those from public HEIs, but, for both groups, there are similar perceptions related to the importance of studying in HE, with the expectation of finding a position in the labor market. Results also indicate that students feel partly included, that is, both included and non-included; however, there is a prevalence of students from public HEIs. We highlight the importance of the teacher-student relationship, mainly concerning inclusive education, despite of the duties of the State and the HEIs themselves, herein understanding that the teacher, in the role of a mediator, provides students with the acquisition of scientific knowledge and psyquic development. It is possible to realize, through the results, that HEIs from which the students in this study belong to are not only prepared to include them, by providing them with easy access to pedagogic resources and proper facilities, but also to deal with the diversity of their students.
Data da defesa: 16/12/2010
Cdigo: vtls000183497
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Co-Orientador: Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Psicologia
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI-UEM_2010_Carla Rambo.PDF
Tamanho: 1005 Kb (1028710 bytes)
Criado: 04-04-2011 10:59
Atualizado: 04-04-2011 11:09
Visitas: 1577
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