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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

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Ttulo [PT]: Psicologia histrico-cultural e o desenvolvimento psiquico infantil : compreendendo o processo de escolarizao
Autor(es): Valria Garcia da Silva
Palavras-chave [PT]:

Psicologia histrico-cultural. Desenvolvimento psquico. Infncia. Ensino fundamental. Escolarizao. Desenvolvimento psquico. Materialismo histrico-dialtico. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Historic-cultural psychology. Childhood. Scholarization. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Constituio do sujeito e historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Nilza Sanches Tessaro Leonardo [Orientador] - UEM
Nadia Mara Eidt - UNESP/Bauru
Marilda Gonalves Dias Facci - UEM
Resumo:
Resumo: A presente pesquisa trata do processo de escolarizao e sua importncia no desenvolvimento psquico infantil na perspectiva da Psicologia Histrico-Cultural. Constitui-se em uma pesquisa bibliogrfica e emprica. No estudo bibliogrfico buscou-se compreender o desenvolvimento humano destacando o perodo da infncia e a influncia do processo de escolarizao no desenvolvimento do psiquismo infantil. Na pesquisa emprica procurou-se verificar como os professores do Ensino Fundamental da rede pblica de um municpio do Paran, compreendem o processo de aprendizagem e desenvolvimento humano e o que pensam a respeito da influncia da escolarizao (dos contedos cientficos) no desenvolvimento psquico infantil. O referencial terico utilizado na fundamentao e anlise das informaes coletadas pautou-se, sobretudo, nos pressupostos da Psicologia Histrico-Cultural, a qual se fundamenta no Materialismo Histrico-Dialtico de Karl Marx, que considera o homem em suas relaes de produo e em mbito scio-histrico. A pesquisa emprica contou com a participao de quatorze professores da rede pblica do Ensino Fundamental de um municpio do Paran. A coleta das informaes foi realizada por meio da tcnica de entrevista semiestruturada, com base em um roteiro composto por oito itens. As informaes colhidas foram submetidas anlise de contedo e estruturadas em categorias, as quais esto apresentadas em tabelas. Os resultados permitiram um maior esclarecimento sobre as concepes que norteiam o trabalho dos educadores, indicando como compreendem o papel da escolarizao no desenvolvimento psquico das crianas. Os dados mostram que os educadores, em sua maioria, pautam seu trabalho em uma viso de desenvolvimento biologicista, segundo a qual a criana se desenvolve naturalmente e o processo de aprendizagem dependente deste amadurecimento biolgico. Em suas respostas, os professores no relacionaram os processos de desenvolvimento e aprendizagem como interdependentes. Os resultados mostram ainda que os professores valorizam os conhecimentos advindos do cotidiano, em detrimento do contedo cientfico, que, segundo a teoria que embasa essa pesquisa, o propulsor do desenvolvimento. No obstante, analisamos as informaes tendo em vista a sociedade atual, que divulga e enfatiza a importncia do conhecimento utilitarista, minimiza a importncia da funo do professor enquanto mediador dos contedos clssicos que promovem o aprimoramento das funes psicolgicas superiores e proporciona as condies para o homem pensar a realidade de forma mais complexa. Deste modo, defendemos uma educao que promova a humanizao e o desenvolvimento psquico dos que por ela passam e valorize o conhecimento cientfico e a funo do professor.

Abstract: This work discusses about the process of scholarization and its importance to the infant psychical development according to the Historic-cultural Psychology. It is a bibliographic and empirical research. By bibliographic study it has been tried to comprehend the human development highlighting the infant period and the influence of the scholarization process on infant psychical development. By empirical research it has been aimed to verify how teachers of Elementary Schools in public education in a city of Paran realize the learning process and human development and what they think about the scholarization influence (the scientific contents) on infant psychical development. The theoretical reference used in grounding and analyses of collected information was especially guided by Historic-cultural Psychology, which is based upon Historical and Dialectical Materialism of Karl Marx, which considers man in his relations of production and in a socio-historical context. The empirical research counted on the participation of fourteen public school teachers of elementary school in a city of Paran. The collection of information was carried out through the semi-structured interview technique, based on a script consisting of eight items. The collected data were submitted to content analysis and structured in categories, which are presented on the tables. The results allowed a further clarification about the conceptions which guide the educator's work, indicating how they comprehend the role of scholarization in children's psychical development. Data show that most educators have their work based on a vision of biological development, whereby the child develops naturally and learning process is dependent on the biological maturation. In their answers, the teachers did not relate the processes of development and learning as interdependent. The outcomes also show that the teacher's value knowledge derived from everyday life, to the detriment of scientific content, which, according to the theory that underlies this research, is the engine of development. Nevertheless, we analyzed the information in view of current society, which promotes and emphasizes the importance of utilitarist knowledge, minimizes the importance of the teacher's role as a mediator of classic contents that promote the improvement of higher mental functions and provides the conditions for man think the reality in a more complex way. Therefore, we advocate an education that promotes humanization and psychical development of those who go through it and that value scientific knowledge and the role of the teacher.
Data da defesa: 14/12/2010
Cdigo: vtls000183504
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2010
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Psicologia
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Psicologia

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI-UEM_2010_ValeriaGarcia.PDF
Tamanho: 1064 Kb (1089121 bytes)
Criado: 04-04-2011 10:38
Atualizado: 04-04-2011 10:55
Visitas: 1339
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