Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: O que pensam alunos de 9ª série do ensino fundamental sobre ciência e cientistas nos desenhos de Jimmy Neutron
Autor(es): Paula Cavalcante Monteiro
Palavras-chave [PT]:

Ciência. Concepção. Desenho animado. Ensino fundamental. Concepção de Ciência. Jimmy Neutron.
Palavras-chave [EN]:
Design of Science. Cartoon. Middle school. Jimmy Nêutron.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Ourides Santin Filho [Orientador] - UEM
Nyuara Araújo da Silva Mesquita - UFG
Luzia Marta Bellini - UEM
Resumo:
Resumo: Nas das últimas cinco décadas do século XX, a televisão se transformou no mais poderoso veículo de comunicação de massa. Cientes de sua importância, diversos governos e regimes políticos vêem utilizando-se dessa mídia na propagação de suas ideologias. Essa tem sido também a tônica adotada pela Ciência e pelos cientistas. Isso pode ser constatado pela quantidade de filmes, documentários, programas diversos, reportagens específicas sobre Ciência veiculadas pelos programas familiares de domingo à noite, e até pelos desenhos animados destinados ao público infantil. De modo consciente ou não, mas dotados de uma concepção ingênua, esses programas têm sido, sistematicamente, utilizados com a finalidade de divulgar uma idéia de Ciência progressista, capaz de resolver todos os dilemas do homem, ser asséptica e a histórica. Por outro lado, os adolescentes e pré-adolescentes dedicam muitas horas em frente à TV, atraídos em especial por desenhos animados, alguns dos quais retratam, de modo caricato, cientistas em atividade. Em nossa experiência docente, observamos que os alunos acabam por incorporar, mediante os desenhos animados, algumas concepções ingênuas de Ciência e comentam, entre si, a opção de ser ou não cientista. Neste trabalho investigamos o modo como repercutem nos adolescentes as concepções de Ciência veiculadas pelo desenho animado "Jimmy Nêutron". Nossa hipótese é a de que seus episódios afastam os adolescentes da Ciência, fazendo com que eles percam interesse em se tornar cientistas. Para conduzir este trabalho selecionamos um grupo de 31 adolescentes da 9ª série do ensino fundamental. Assistiram a três episódios do desenho animado "Jimmy Nêutron". Após as sessões de vídeo, responderam a um questionário e foram entrevistados sobre suas percepções e interesse em se tornar cientistas. Os depoimentos dos alunos foram analisados por meio de análise textual discursiva. Pela análise das atitudes demonstradas pelos alunos pudemos identificar algumas concepções simplistas, tais como a única função da Ciência e dos cientistas é a de inventar e descobrir técnicas, tudo o que a Ciência faz é incompreensível para as pessoas comuns e por isso é algo difícil de ser alcançado, a Ciência é chata e metódica e também afasta o cientista do convívio social. Destacamos ainda a impressão manifestada por alguns entrevistados de que a inteligência é algo nato.

Abstract: Over the past five decades of the twentieth century, television became the most powerful source of mass communication. Realizing its importance, several governments and political regimes have been using this media in the propagation of their ideology. This has also been adopted by Science and scientists. This can be evidenced by the number of films, documentaries, diverse programs, specific articles on science broadcast by the family Sunday night programs, and even by cartoons aimed at children. Consciously or not, but endowed with a naive conception and common sense, these programs have been systematically used in order to spread an ideology of science that cultivates the image of a progressist, able to solve all the dilemmas of man, being aseptic and ahistorical. On the other hand, pre-teens and teens are spending long hours in front of the TV, attracted especially by cartoons, some of which portray scientists at work. In our teaching experience, we found that students end up incorporating some naive conceptions of science and that many of them are talking among themselves the option of whether or not they would be a scientist. In this paper we intend to investigate the effect that the animated cartoon "Jimmy Neutron" have on adolescents. Our hypothesis is that their episodes drive the teenagers away from science, causing them to lose interest in becoming scientists. To conduct this work we selected a group of 15 adolescents in the 9th grade. They watched three episodes of the animated cartoon "Jimmy Neutron." After the sessions, they answered a questionnaire and were interviewed about their perceptions and interest in becoming scientists. The testimonies of the students are being analyzed using textual analysis of discourse. After the analysis some misconceptions were identified as that the only function of Science is to invent, Science is incomprehensible for the non-scientist, scientist are unsocial persons and intelligence is innate.
Data da defesa: 15/01/2011
Código: vtls000183870
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filho
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino da Matemática

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação Mestrado UEM 2010 ultima versão.pdf
Tamanho: 1505 Kb (1541405 bytes)
Criado: 11-05-2011 11:25
Atualizado: 11-05-2011 11:33
Visitas: 1505
Downloads: 31

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar