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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: O que pensam alunos de 9 srie do ensino fundamental sobre cincia e cientistas nos desenhos de Jimmy Neutron
Autor(es): Paula Cavalcante Monteiro
Palavras-chave [PT]:

Cincia. Concepo. Desenho animado. Ensino fundamental. Concepo de Cincia. Jimmy Neutron.
Palavras-chave [EN]:
Design of Science. Cartoon. Middle school. Jimmy Nutron.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Ourides Santin Filho [Orientador] - UEM
Nyuara Arajo da Silva Mesquita - UFG
Luzia Marta Bellini - UEM
Resumo:
Resumo: Nas das ltimas cinco dcadas do sculo XX, a televiso se transformou no mais poderoso veculo de comunicao de massa. Cientes de sua importncia, diversos governos e regimes polticos vem utilizando-se dessa mdia na propagao de suas ideologias. Essa tem sido tambm a tnica adotada pela Cincia e pelos cientistas. Isso pode ser constatado pela quantidade de filmes, documentrios, programas diversos, reportagens especficas sobre Cincia veiculadas pelos programas familiares de domingo noite, e at pelos desenhos animados destinados ao pblico infantil. De modo consciente ou no, mas dotados de uma concepo ingnua, esses programas tm sido, sistematicamente, utilizados com a finalidade de divulgar uma idia de Cincia progressista, capaz de resolver todos os dilemas do homem, ser assptica e a histrica. Por outro lado, os adolescentes e pr-adolescentes dedicam muitas horas em frente TV, atrados em especial por desenhos animados, alguns dos quais retratam, de modo caricato, cientistas em atividade. Em nossa experincia docente, observamos que os alunos acabam por incorporar, mediante os desenhos animados, algumas concepes ingnuas de Cincia e comentam, entre si, a opo de ser ou no cientista. Neste trabalho investigamos o modo como repercutem nos adolescentes as concepes de Cincia veiculadas pelo desenho animado "Jimmy Nutron". Nossa hiptese a de que seus episdios afastam os adolescentes da Cincia, fazendo com que eles percam interesse em se tornar cientistas. Para conduzir este trabalho selecionamos um grupo de 31 adolescentes da 9 srie do ensino fundamental. Assistiram a trs episdios do desenho animado "Jimmy Nutron". Aps as sesses de vdeo, responderam a um questionrio e foram entrevistados sobre suas percepes e interesse em se tornar cientistas. Os depoimentos dos alunos foram analisados por meio de anlise textual discursiva. Pela anlise das atitudes demonstradas pelos alunos pudemos identificar algumas concepes simplistas, tais como a nica funo da Cincia e dos cientistas a de inventar e descobrir tcnicas, tudo o que a Cincia faz incompreensvel para as pessoas comuns e por isso algo difcil de ser alcanado, a Cincia chata e metdica e tambm afasta o cientista do convvio social. Destacamos ainda a impresso manifestada por alguns entrevistados de que a inteligncia algo nato.

Abstract: Over the past five decades of the twentieth century, television became the most powerful source of mass communication. Realizing its importance, several governments and political regimes have been using this media in the propagation of their ideology. This has also been adopted by Science and scientists. This can be evidenced by the number of films, documentaries, diverse programs, specific articles on science broadcast by the family Sunday night programs, and even by cartoons aimed at children. Consciously or not, but endowed with a naive conception and common sense, these programs have been systematically used in order to spread an ideology of science that cultivates the image of a progressist, able to solve all the dilemmas of man, being aseptic and ahistorical. On the other hand, pre-teens and teens are spending long hours in front of the TV, attracted especially by cartoons, some of which portray scientists at work. In our teaching experience, we found that students end up incorporating some naive conceptions of science and that many of them are talking among themselves the option of whether or not they would be a scientist. In this paper we intend to investigate the effect that the animated cartoon "Jimmy Neutron" have on adolescents. Our hypothesis is that their episodes drive the teenagers away from science, causing them to lose interest in becoming scientists. To conduct this work we selected a group of 15 adolescents in the 9th grade. They watched three episodes of the animated cartoon "Jimmy Neutron." After the sessions, they answered a questionnaire and were interviewed about their perceptions and interest in becoming scientists. The testimonies of the students are being analyzed using textual analysis of discourse. After the analysis some misconceptions were identified as that the only function of Science is to invent, Science is incomprehensible for the non-scientist, scientist are unsocial persons and intelligence is innate.
Data da defesa: 15/01/2011
Cdigo: vtls000183870
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filho
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino da Matemtica

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Mestrado UEM 2010 ultima verso.pdf
Tamanho: 1505 Kb (1541405 bytes)
Criado: 11-05-2011 11:25
Atualizado: 11-05-2011 11:33
Visitas: 935
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