Resumo: O jogo é uma das ferramentas que o homem desenvolveu para atender as suas necessidades de fazer cálculos. Entretanto, ainda hoje, seu uso está cercado de dúvidas e preconceitos infundados. Este trabalho apresenta uma investigação sobre a influência dos jogos no ensino da matemática na resolução de problemas. Seu objetivo específico foi o de observar como os alunos do Ensino Fundamental num ambiente de Sala de Apoio modificam seus procedimentos quando passam a usar jogos para a resolução de exercícios. Esses recursos didáticos podem servir para agilizar a resolução e, possivelmente, potencializar o raciocínio. O uso do lúdico num processo formal de Ensino-Aprendizagem pode fazer com que o aluno busque soluções que desafiem seu espírito crítico, levantando-o a novos desafios. A metodologia proposta embasada no uso da interrogação fenomenológica do jogo como elemento lúdico para o ensino-aprendizagem, tendo como sujeito alunos do Ensino Fundamental, formará a base para a verificação de resultados. As premissas levantadas na justificativa e na verificação de que a ludicidade desempenha um papel catalisador no ensino de matemática, com forte ênfase na interação com recursos didáticos informais no ensino tradicional, poderá servir ao fomento de novas e necessárias relações do aluno com os conceitos e conteúdos e com meio físico e social no qual se encontra inserido.
Abstract: The game is one of the tools that man has developed to meet his needs to make calculations. However, today, its use is surrounded by doubts and unfounded prejudices. This work presents an investigation on the influence of games in the teaching of mathematics to solve problems. Its specific objective was to observe how the students of elementary school in an environment of Room of Support modify their procedures when using games for the resolution of exercises. These teaching resources can serve to expedite the resolution and possibly enhance the reasoning. The playful use of a formal process of teaching-learning can make the student seek solutions that challenge his critical thinking, lifting it to new challenges. The proposed methodology, based on the use of phenomenological mark of the game as an entertainment for the teaching-learning, with the subject of elementary school students, form the basis for the verification of results. The assumptions made in justifying and verifying that the game plays a role in teaching mathematics, with strong emphasis on interaction with teaching resources in the informal traditional teaching, may serve to foster new relationships of the student with the concepts and content and with the physical and social environment in which he is inserted. |