Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Concepo de jogos matemticos segundo uma perspectiva fenomenolgica : uma reflexo sobre o ensino-aprendizagem na "sala de apoio"
Autor(es): Luciane Paula de Souza
Palavras-chave [PT]:

Fenomenologia. Matemtica. Ensino. Concepes. Ensino Fundamental. Ensino de Matemtica. Recursos didticos. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teaching of Mathematics. Elementary School. Educational Resources. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Marcos Cesar Danhoni Neves [Orientador] - UEM
Andr Koch Torres de Assis - UNICAMP
Polnia Alto Fusinato - UEM
Resumo:
Resumo: O jogo uma das ferramentas que o homem desenvolveu para atender as suas necessidades de fazer clculos. Entretanto, ainda hoje, seu uso est cercado de dvidas e preconceitos infundados. Este trabalho apresenta uma investigao sobre a influncia dos jogos no ensino da matemtica na resoluo de problemas. Seu objetivo especfico foi o de observar como os alunos do Ensino Fundamental num ambiente de Sala de Apoio modificam seus procedimentos quando passam a usar jogos para a resoluo de exerccios. Esses recursos didticos podem servir para agilizar a resoluo e, possivelmente, potencializar o raciocnio. O uso do ldico num processo formal de Ensino-Aprendizagem pode fazer com que o aluno busque solues que desafiem seu esprito crtico, levantando-o a novos desafios. A metodologia proposta embasada no uso da interrogao fenomenolgica do jogo como elemento ldico para o ensino-aprendizagem, tendo como sujeito alunos do Ensino Fundamental, formar a base para a verificao de resultados. As premissas levantadas na justificativa e na verificao de que a ludicidade desempenha um papel catalisador no ensino de matemtica, com forte nfase na interao com recursos didticos informais no ensino tradicional, poder servir ao fomento de novas e necessrias relaes do aluno com os conceitos e contedos e com meio fsico e social no qual se encontra inserido.

Abstract: The game is one of the tools that man has developed to meet his needs to make calculations. However, today, its use is surrounded by doubts and unfounded prejudices. This work presents an investigation on the influence of games in the teaching of mathematics to solve problems. Its specific objective was to observe how the students of elementary school in an environment of Room of Support modify their procedures when using games for the resolution of exercises. These teaching resources can serve to expedite the resolution and possibly enhance the reasoning. The playful use of a formal process of teaching-learning can make the student seek solutions that challenge his critical thinking, lifting it to new challenges. The proposed methodology, based on the use of phenomenological mark of the game as an entertainment for the teaching-learning, with the subject of elementary school students, form the basis for the verification of results. The assumptions made in justifying and verifying that the game plays a role in teaching mathematics, with strong emphasis on interaction with teaching resources in the informal traditional teaching, may serve to foster new relationships of the student with the concepts and content and with the physical and social environment in which he is inserted.
Data da defesa: 02/09/2009
Cdigo: vtls000186131
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2009_Dissertao LUCIANE PAULA DE SOUZA.pdf
Tamanho: 399 Kb (408669 bytes)
Criado: 02-08-2011 08:54
Atualizado: 02-08-2011 09:07
Visitas: 1549
Downloads: 24

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.