Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: O blog na sala de aula e a sala de aula no blog : posts e comentrios como ferramentas de ensino-aprendizagem da escrita
Autor(es): Lorena Izabel Lima
Palavras-chave [PT]:

Produo textual escrita. Blogs. Gnero discursivo. Comentrio. Posts. Interlocutor. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Written text production. Blogs. Comments. Posts. Discursive genre. Interlocutor. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Marilurdes Zanini [Orientador] - UEM
Renilson Jos Menegassi - UEM
Nbio Delanne Ferraz Mafra - UEL
Resumo:
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo descrever uma experincia de transposio didtica, aplicada em uma primeira srie do Ensino Mdio da rede pblica de ensino, focando a atividade de escrita em blogs. Parte-se da hiptese de que essa ferramenta otimiza a participao assncrona dos interlocutores (blogueiros e leitores), que podem efetivar suas atitudes responsivas atravs de comentrios escritos, dentro do ambiente virtual, gerando uma escrita socialmente situada. A partir dessa hiptese, busca-se atingir os seguintes objetivos especficos: a) Utilizar o blog como ferramenta de interao real em sala de aula; b) Comprovar que para que se possa realizar um trabalho de ensino da escrita preciso que o blog seja considerado como um gnero hipertextual e no apenas como mais um gnero do discurso; c) utilizar os posts e comentrios como ferramentas de dilogo e reflexo sobre os textos produzidos pelos alunos; d) compreender como a interao estabelecida entre as postagens e os comentrios pode colaborar para o aperfeioamento da escrita dos alunos. Com vistas a esses objetivos, este trabalho constitui-se a partir da perspectiva scio-histrica de estudo sobre a linguagem, subsidiada nos pressupostos de Bakhtin/Volochinov (1995); Bakhtin (2003) e Vygotsky (1988), expondo reflexes tericas sobre a linguagem, especificamente a escrita, sua constituio e disponibilidade na formao do discurso, a partir dos conceitos de gneros discursivos, interlocutor, e dialogismo. A abordagem metodolgica a qualitativa-interpretativa ( Ldke & Andr, 1986; Erickson, 1988) a fim de abranger a descrio de todas as etapas do processo, bem como permitir uma flexibilidade no usos de instrumentos variados, tais como questionrios e gravaes. Dessa forma, primeiro faz-se um levantamento sobre a relao dos estudantes do ensino mdio com a escrita digital. Os questionrios semi-abertos, aplicados a alunos do ensino mdio e, posteriormente, analisados do os subsdios para a organizao de uma atividade de transposio didtica, considerando as trs dimenses que isso implica: leitura, anlise lingustica e escrita, propriamente dita. A triangulao dos textos coletados com os registros gravados em sala de aula mostra que: a) os alunos produzem textos que caracterizam atitudes responsivas imediatas quando o interlocutor marcado e est presente no dilogo; b) posicionam-se como o outro de si mesmo, isto , como leitores do prprio texto quando entram em contato com os comentrios escritos produzidos pelos colegas e com a mediao do professor, modificando informaes, alterando o texto; c) s atingem uma escrita eficiente quando o professor delimita o gnero textual a ser escrito no post; d) utilizam-se dos recursos hipertextuais na leitura e na escrita. A concluso do trabalho mostra que a utilizao do blog na sala de aula propicia a insero dos alunos na blogosfera, na qual os estudantes adquam, a partir de uma finalidade, o gnero discursivo , a linguagem e o estilo empregados em funo dos interlocutores. Alm disso, a real interao entre os interlocutores envolvidos na escrita de postagens e comentrios, contribui para que os alunos releiam, reavaliem e reescrevam os textos postados no blog, considerando seu interlocutor e as sugestes que ele faz. O blog como instrumento de ensino-aprendizagem permite que os alunos se envolvam em prticas concretas de uso da linguagem, nas quais a alternncia entre os papeis leitor-escritor so preponderantes para desenvolver a capacidade de escrita dos estudantes, pois encontram pblico para serem ouvidos, cumprindo assim o papel da palavra, que segundo Bakhtin (1992) " o de querer ser ouvida."

Abstract: This paper describes an instructional sequence done using the text genre "blog", in the first year of high school in a public school in the city of Guarapuava - PR. Assuming that digital technologies, especially those relating to the use of the Internet, cause great fascination in adolescents, this research aimed to use a blog as much as a resource for teaching and learning of writing, and as an instrument of real interaction between the research subjects. The methodological approach is qualitative-interpretive (Ldke & Andrew, 1986; Erickson, 1988) aiming to cover the description of all stages of the process as well as to allow flexibility in the uses of various instruments such as questionnaires and recordings. Based on the interactionist conception of language (Bakhtin / Voloshinov, 1995; Bakhtin, 2003) this research sought to achieve the following objectives: a) Validate the blog as a tool for teaching and learning of writing, that is, a resource to be tapped in the classroom as conducive to socially situated production of texts, according to Gerald (1986), b) understand how semiosis of various media and various discourse genres, typical of blogs, can contribute to the learning process of writing c ) understand how the interaction established between the posts and comments can collaborate to improve students' writing. The theoretical basis that underpins this work comes from recent studies on hypertext and blogs, represented by Arajo (2007), Xavier (2001) and Komesu (2005) and further studies of Gerald (1986, 1993), Fiad and Sabinson (2004) and Menegassi (2003) about teaching and learning of writing. Thus, a survey on the relationship of high school students with digital writing is carried out in first place. The half-open questionnaires, applied to high school students, and subsequently analyzed give subsidies for the organization of an activity of didactic transposition, considering the three dimensions that this means: reading, linguistic analysis and writing itself. Triangulation of the texts collected in the records written in the classroom shows that using the blog as a teaching resource presents the following results: a) students only reach an efficient writing when the teacher defines the genre to be written in the post b) the production of comments about the posts generates debate and revision in the genres produced c) students depend on the effective mediation of the teacher to the use of hypertext resources. The conclusion of the work shows that using the blog in the classroom provides the inclusion of students in the blogsphere, in which students appropriate, from one end, the speech genre, language and style used in according to the interlocutors. Moreover, the real interaction between the interlocutors involved in writing posts and comments, helps students revisit, reassess and rewrite the texts posted on the blog, considering his interlocutors and the suggestions they make. The blog as a teaching-learning resource allows students to engage in concrete practices of language use, in which the alternation between the reader-writer roles are crucial to develop student's writing skills, since they find space to express themselves and public to "hear" them, thus fulfilling the role of the word, which according to Bakhtin (1992) "is to want to be heard."
Data da defesa: 30/03/2011
Cdigo: vtls000191348
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marilurdes Zanini
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: lilima.pdf
Tamanho: 6121 Kb (6268014 bytes)
Criado: 14-12-2011 10:14
Atualizado: 14-12-2011 10:37
Visitas: 909
Downloads: 17

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.