Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: O dirio da prtica pedaggica, a discusso em grupo e o processo reflexivo no contexto do estgio supervisionado em biologia
Ttulo [EN]: The Teaching Practice Diary, group discussions and reflexive thinking on the supervised Biology teaching practice.
Autor(es): Juliana Moreira Prudente de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Formao de professores. Prtica pedaggica. Professor reflexivo. Dirio da prtica pedaggica. Reflexo individual e coletiva. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teacher formation program. Teaching practice diary. Individual and collective reflection. Thoughtful teacher. Brazil.
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Polonia Alto Fusinato [Orientador] - UEM
Fernanda Aparecida Meglhioratti - UNIOESTE
Ana Tiyomi Obara - UEM
Resumo:
Resumo: A maneira como a formao de professores pensada pode influenciar a forma de ser e agir do professor. Nesse sentido, as discusses sobre o professor reflexivo durante a graduao podem repercutir em melhoria para a prtica pedaggica de sala de aula. Um instrumento que vem sendo utilizado e contribui para promover a reflexo sobre a formao docente o dirio da prtica pedaggica. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo investigar o uso do dirio como instrumento fomentador do processo de reflexo individual e coletiva durante o estgio supervisionado em Biologia, por meio de um grupo de discusso. Durante a pesquisa buscou-se identificar/interpretar quais as reflexes dos estagirios realizadas no dirio e no grupo, quais as dificuldades encontradas no estgio, as possveis solues apresentadas e se as discusses no grupo e os registros nos dirios contriburam para a melhoria da prtica pedaggica e/ou para formao de um profissional reflexivo. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram seis acadmicos de uma universidade pblica do oeste paranaense, que cursavam Cincias Biolgicas - Licenciatura e realizavam o estgio supervisionado em Biologia, especificamente, na etapa de regncia. No grupo, alm dos estagirios, ocasionalmente tambm estava presente a professora supervisora da Universidade que participava conforme sua disponibilidade. A proposta foi que construssem dirios da prtica pedaggica a fim de registrar suas reflexes e posteriormente os discutissem no grupo. Para isso, foram realizados sete encontros. A coleta de dados envolveu os dirios construdos, as discusses realizadas em grupo e uma entrevista individual realizada ao final da pesquisa com cada um dos acadmicos. Mediante a anlise qualitativa e de contedo foi possvel estabelecer um perfil dos estagirios e suas experincias acadmicas, bem como identificar o seu conhecimento em relao ao assunto professor reflexivo. Quanto utilizao do dirio, no primeiro momento, houve certa resistncia para constru-lo, sendo que um dos estagirios no o fez. As reflexes realizadas evidenciaram que os estagirios vivenciaram vrias dificuldades durante o estgio, como por exemplo, as referentes indisciplina dos alunos, ao planejamento de suas atividades e ao contedo selecionado, que foram as mais destacadas. Tambm foi possvel averiguar que houve o incio de construo de um profissional reflexivo, pois todos avanaram ao nvel de reflexo interpretao, ou seja, procuraram entender o porqu de seus problemas. Alguns evoluram ao nvel de reconstruo, que quando se constroem ou reconstroem conhecimentos acerca da prtica e modificam suas aes, realizando intervenes. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que o dirio e as discusses em grupo constituem um caminho vivel para a formao de profissionais reflexivos durante a formao inicial, como evidenciado no contexto investigado.

Abstract: The way the formation of teachers is understood can influence a teacher's being and acting. Thus, discussions about the thoughtful teacher during the years of graduation may end up improving pedagogical practice in classes. A useful tool that has contributed to foster reflections on teacher formation programs is the teaching-practice diary. Starting from it, this paper aimed at investigating, by means of group discussions, the use of the diary as an instrument that propels individual and collective reflection processes during the supervised biology teaching practice. We focused on identifying/interpreting the practitioners reflections taken from both the diary and the group, and the difficulties they came across within their practice. We also had them share the possible solutions they found, inquiring of them if the group discussions and the diary registers contributed with improvements on teaching practice and/or on the formation of a thoughtful professional. Six students participated in the search, all belonging to a state university of western Paran and studying the Biological Sciences Teacher Formation Course. Besides the practitioners, there was usually a supervising professor on the groups, who was only present when she was available. Their proposal was to build teaching practice diaries in order to register their reflections and then discuss them. Seven meetings were required to that end. Data collecting involved the built diaries, the discussions carried out and an individual interview that happened at the end of the search with all six students. By means of a quality and content analysis, it was possible to identify a profile of the practitioners and their academic experiences, as well to assess their knowledge in relation to what being a thoughtful teacher means. When it came to using the diary, there was a little resistance against building it at first, and one of the practitioners actually did not do it. Their thinking on the subject showed that they lived many difficulties during practice, as in student indiscipline, in class planning and in the content selected for the classes. It was also possible to ascertain that their practice was the start of building a thoughtful professional, since all of them advanced to the level of reflection and interpretation, that is, they made an effort to understand their obstacles in class. Some reached a reconstruction level, which is when knowledge about the practice is built or rebuilt, and consequently changes their actions. In this perspective, it can be argued that both the diary and the group discussions constitute a feasible way for the formation of thoughtful professionals in the years of graduation, as evidenced in the investigated context.
Data da defesa: 28/03/2012
Cdigo: vtls000197043
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Polonia Alto Fusinato
Co-Orientador: Prof. Dr. Dulcinia Ester Pagani Gianotto
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas . Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Departamento de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao - Juliana Moreira Prudente de Oliveira (2012).pdf
Tamanho: 1755 Kb (1796866 bytes)
Criado: 30-05-2012 17:03
Atualizado: 30-05-2012 17:07
Visitas: 1450
Downloads: 35

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.