Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: O ensino-aprendizagem da lngua portuguesa no curso normal superior, na modalidade de educao a distncia : da teoria transposio didtica
Autor(es): Silvana Soares Siqueira Rocha
Palavras-chave [PT]:

Lngua portuguesa. Ensino. Aprendizagem. Curso Normal Superior. Ensino a Distncia. Educao distncia. Formao do professor. Interacionismo. Ensino da lngua portuguesa. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teacher training. Distance Education. Interactionism. Portuguese Language Teaching. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Marilurdes Zanini [Orientador] - UEM
Mrcio Roberto do Prado - UEM
Alba Maria Perfeito - UEL
Resumo:
Resumo: A formao do professor tem sido um dos campos de conhecimento educacional mais discutido nos textos e nas prticas educacionais durante os ltimos anos. Esta dissertao apresenta o fruto das pesquisas desenvolvidas no projeto "Ensino-aprendizagem de lngua materna: da teoria transposio didtica" e aborda, por meio de uma pesquisa-ao, o ensino da lngua portuguesa e a formao de professores do Curso Normal Superior, na modalidade de Educao a Distncia, com o objetivo de analisar a transposio didtica confluda na elaborao do material didtico utilizado durante o estgio supervisionado das disciplinas de Linguagem. e propor uma reformulao. A teoria apia as reflexes terico-prticas em que se imbricam o processo desde a produo at a recepo do material pedaggico pelas professoras em formao, sob a perspectiva dos princpios filosficos do Interacionismo no contexto da Lingstica Aplicada. A pesquisa de cunho qualitativo-interpretativista traz resultados evidentes de que, as dificuldades que nos so apresentadas no ensino superior distncia so muito parecidas com as do presencial, visto que o breve contato dos professores em formao, tanto de uma modalidade como de outra, ocorre no ensino presencial. Diante desse panorama, destacamos que apesar dos avanos, muito h o que se fazer em termos de pesquisa e de reflexo para uma transposio didtica que cumpra realmente a funo de absorver teorias em prol de uma prtica pedaggica mais eficiente e voltada para a melhoria do ensino-aprendizagem de lngua portuguesa. E tal responsabilidade, no contexto da Educao a distncia, envolve o comprometimento de vrios profissionais, dentre eles o tutor presencial exerce um papel relevante, visto que lhe incumbido a funo de co-orientador do estgio.

Abstract: Teacher training has been one of the most discussed fields of educational knowledge in texts and educational practices during the last years. This thesis presents the results of researches conducted in the project "Ensino-aprendizagem de lngua materna: da teoria transposio didtica". It approaches, through an action research, Portuguese language teaching and teacher training of the Curso Normal Superior in distance education. This study aims to analyze the didactic transposition focused on the formulation of didactic material used during the supervised practice of the subjects of Language. It also aims to offer a reformulation. The theory agrees with the theoretical and practical considerations that are interconnected with the process from production to reception of the pedagogical material by trainee teachers from the perspective of philosophical principles of Interactionism in the context of Applied Linguistics. The qualitative/interpretive research provides clear results that difficulties present in distance education course are very similar to the ones in classroom education since the brief contact with trainee teachers occurs in both modalities. Due to this scenario, it is emphasized that despite the progress there is still so much to be done in the field of research and thought. This is necessary to a didactic transposition which really covers the function of understanding the theories in order to have a more efficient educational practice and also the improvement ofPortuguese language learning and teaching. Such responsibility in the context of distance education involves the commitment of many professionals, among them the presence tutor who plays a fundamental role since his or her function is to work as a training co-supervisor.
Data da defesa: 2012
Cdigo: vtls000197319
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marilurdes Zanini
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes. Programa de Ps-Graduao em Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Departamento de Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Silvana.pdf
Tamanho: 6148 Kb (6295289 bytes)
Criado: 01-11-2012 09:13
Atualizado: 01-11-2012 09:18
Visitas: 751
Downloads: 11

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.