Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: O ensino-aprendizagem da língua portuguesa no curso normal superior, na modalidade de educação a distância : da teoria à transposição didática
Autor(es): Silvana Soares Siqueira Rocha
Palavras-chave [PT]:

Língua portuguesa. Ensino. Aprendizagem. Curso Normal Superior. Ensino a Distância. Educação à distância. Formação do professor. Interacionismo. Ensino da língua portuguesa. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teacher training. Distance Education. Interactionism. Portuguese Language Teaching. Brazil.
Área de concentração: Estudos Linguísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Marilurdes Zanini [Orientador] - UEM
Márcio Roberto do Prado - UEM
Alba Maria Perfeito - UEL
Resumo:
Resumo: A formação do professor tem sido um dos campos de conhecimento educacional mais discutido nos textos e nas práticas educacionais durante os últimos anos. Esta dissertação apresenta o fruto das pesquisas desenvolvidas no projeto "Ensino-aprendizagem de língua materna: da teoria à transposição didática" e aborda, por meio de uma pesquisa-ação, o ensino da língua portuguesa e a formação de professores do Curso Normal Superior, na modalidade de Educação a Distância, com o objetivo de analisar a transposição didática confluída na elaboração do material didático utilizado durante o estágio supervisionado das disciplinas de Linguagem. e propor uma reformulação. A teoria apóia as reflexões teórico-práticas em que se imbricam o processo desde a produção até a recepção do material pedagógico pelas professoras em formação, sob a perspectiva dos princípios filosóficos do Interacionismo no contexto da Lingüística Aplicada. A pesquisa de cunho qualitativo-interpretativista traz resultados evidentes de que, as dificuldades que nos são apresentadas no ensino superior à distância são muito parecidas com as do presencial, visto que o breve contato dos professores em formação, tanto de uma modalidade como de outra, ocorre no ensino presencial. Diante desse panorama, destacamos que apesar dos avanços, muito há o que se fazer em termos de pesquisa e de reflexão para uma transposição didática que cumpra realmente a função de absorver teorias em prol de uma prática pedagógica mais eficiente e voltada para a melhoria do ensino-aprendizagem de língua portuguesa. E tal responsabilidade, no contexto da Educação a distância, envolve o comprometimento de vários profissionais, dentre eles o tutor presencial exerce um papel relevante, visto que lhe é incumbido a função de co-orientador do estágio.

Abstract: Teacher training has been one of the most discussed fields of educational knowledge in texts and educational practices during the last years. This thesis presents the results of researches conducted in the project "Ensino-aprendizagem de língua materna: da teoria à transposição didática". It approaches, through an action research, Portuguese language teaching and teacher training of the Curso Normal Superior in distance education. This study aims to analyze the didactic transposition focused on the formulation of didactic material used during the supervised practice of the subjects of Language. It also aims to offer a reformulation. The theory agrees with the theoretical and practical considerations that are interconnected with the process from production to reception of the pedagogical material by trainee teachers from the perspective of philosophical principles of Interactionism in the context of Applied Linguistics. The qualitative/interpretive research provides clear results that difficulties present in distance education course are very similar to the ones in classroom education since the brief contact with trainee teachers occurs in both modalities. Due to this scenario, it is emphasized that despite the progress there is still so much to be done in the field of research and thought. This is necessary to a didactic transposition which really covers the function of understanding the theories in order to have a more efficient educational practice and also the improvement ofPortuguese language learning and teaching. Such responsibility in the context of distance education involves the commitment of many professionals, among them the presence tutor who plays a fundamental role since his or her function is to work as a training co-supervisor.
Data da defesa: 2012
Código: vtls000197319
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Marilurdes Zanini
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Departamento de Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Silvana.pdf
Tamanho: 6148 Kb (6295289 bytes)
Criado: 01-11-2012 09:13
Atualizado: 01-11-2012 09:18
Visitas: 1238
Downloads: 12

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.