Dúvidas e sugestões
|
Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras
Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras
Título [PT]: A escrita do gênero narrativa autobiográfica : uma intervenção pedagógica com alunos da educação de jovens e adultos em situação de reclusão
Título [EN]: Writing the autobiographical narrative genre: a pedagogical intervention with young and adult students in prison
Autor(es): Maria Helena dos Santos Pelizaro
Palavras-chave [PT]:
Produção de textos. Compreensão de textos. Linguística de texto. Narrativa autobiográfica. Oficina de produção textual. Situação de reclusão. Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Autobiographical narrative. Writing workshop. Prison situation. Brazil. |
Área de concentração: Estudos Linguísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Marilurdes Zanini [Orientador] - UEM
Renilson José Menegassi - UEM
Vanderci de Andrade Aguilera - UEL |
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa-ação, no contexto da Linguística Aplicada, de cunho qualitativo-interpretativo, volta o seu olhar para alunos do Ensino Fundamental e Médio do Centro Estadual de Educação Básica de Jovens de Adultos "Professora Tomires Moreira de Carvalho" EFM, que funciona no interior da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM). A escolha por esse espaço educacional se deu por eu atuar como professora da área de Língua Portuguesa, nessa escola; e, por estar à frente desse trabalho, despertou-me o interesse em desenvolver uma pesquisa que pudesse responder à seguinte pergunta: Como posso contribuir para um ensino-aprendizagem de escrita em língua materna mais significativo a sujeitos adultos em situação de reclusão? Assim, o objetivo desta dissertação é contribuir, em termos gerais, com as reflexões sobre o processo de escrita em contextos de sala de aula, que toma o texto como lugar de interação social que se concretiza nos gêneros textuais. Para tanto, a fundamentação teórica ancora-se na concepção interacionista de Bakhtin e Volochinov (1990), Bakhtin (2003) e Vygotsky (1988, 2001), que apresentam a linguagem como forma de interação entre os sujeitos e o professor como mediador do processo ensino-aprendizagem. Por sua vez, a opção metodológica - oficinas pedagógicas de Freinet (1991) e Elias (1997), discutidas e organizadas por Zanini (2008), entre outros estudiosos, justifica-se por considerá-las uma atividade pedagógica em que interagem professores e alunos, visando ao trabalho coletivo compartilhado. A especificidade dos alunos envolvidos justifica a escolha do gênero textual narrativa autobiográfica por proporcionar aos sujeitos um melhor conhecimento de si próprios, a ampliação do seu conhecimento do mundo e a ressignificação de fatos vivenciados. Ao final do processo, constato - como provam os resultados obtidos - que houve desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos em relação à leitura e à escrita, uma vez que os textos produzidos demonstram atendimento às especificidades do gênero, tanto no que se refere à estrutura composicional, ao conteúdo temático e ao estilo de linguagem, quanto à função social desse gênero. Ao assumirem o direito à palavra escrita, o seu dizer está relacionado às circunstâncias de sua produção e, assim, têm o que dizer, razões para dizer, compreensão de como dizer e quais os interlocutores de sua produção. Concluo que a maneira de propor as atividades de escrita interferiu de modo significativo nos resultados alcançados, porque os alunos demonstraram atitude responsiva adequada à proposição do trabalho solicitado. Além disso, atende ao objetivo de contribuir para uma reflexão sobre o fazer pedagógico no processo ensino-aprendizagem de escrita em língua materna que urge por encaminhamentos metodológicos que possibilitem um ensino centrado na interação, mais significativo na formação dos educandos para o exercício de sua cidadania.
Abstract: This action research, which is situated in the Applied Linguistics field and has a qualitative and interpretative nature, turns its focus to Elementary and Secondary Level students from the Centro Estadual de Educação Básica de Jovens de Adultos "Professora Tomires Moreira de Carvalho" EFM, which operates inside the Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) - the State Penitentiary of Maringá. The choice for that school setting was based on the fact that I work as a Portuguese Language teacher there, and being in charge of that function has raised my interest in developing some research, which could give me the answer to the following question: How can I contribute to a more significant mother tongue teaching and learning process with adult individuals in prison situation? Thus, the main goal of this dissertation is to contribute, in general terms, to the reflections about the process of writing in the classroom context, which takes text as a social interaction place, materialized in text genres. To this end, the theoretical foundation is anchored in Bakhtin and Volochínov (1990), Bakhtin (2003) and Vygotsky (1988, 2001)' s interactionist conception, which present language as a form of interaction between individuals and the teacher, who acts as facilitator for the teaching and learning process. By its turn, the methodological choice - Freinet (1991) and Elias (1997)'s pedagogical workshops, organized and discussed by Zanini (2008), among others, is justified by being considered a pedagogical activity in which teachers and students interact, in order to work in a collective and shared way. The specific characteristic of the participant students explains the choice for the autobiographical narrative text genre, for it provides individuals with a better understanding of themselves, the broadening of their world knowledge and the reinterpretation of facts they have experienced. At the end of the process, I note - as evidenced by the results - that the students' communicational competences have evolved, when it comes to reading and writing, since the produced texts show compliance to the genres specificities, both in terms of compositional structure, thematic content and language style, and in terms of the social function of the genre. In assuming the right to the written word, their discourse becomes related to the production circumstances and, as a consequence, they understand what to say, reasons to say it, the comprehension of how to say it and who the interlocutors for that production are. The conclusion is that the way a writing activity is proposed interferes significantly with the results, since the students demonstrate an adequate responsive attitude to the proposal of the requested work. In addition, this research reaches the purpose of contributing to the reflection about the pedagogical activity in the mother tongue writing teaching and learning process, which urges for methodological paths that can allow teaching to be interaction-centered, more significant to the educative process of the students, in order for them to exercise their citizenship. |
Data da defesa: 10/09/2012
Código: vtls000200609
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Marilurdes Zanini
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras |
Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação MARIA HELENA DOS SANTOS PELIZARO.pdf
Tamanho: 7250 Kb (7424049 bytes)
Criado: 13-05-2016 19:04
Atualizado: 13-05-2016 19:14
Visitas: 1003
Downloads: 5
[Visualizar] [Download]
Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.
|