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Ttulo [PT]: A escrita do gnero narrativa autobiogrfica : uma interveno pedaggica com alunos da educao de jovens e adultos em situao de recluso
Ttulo [EN]: Writing the autobiographical narrative genre: a pedagogical intervention with young and adult students in prison
Autor(es): Maria Helena dos Santos Pelizaro
Palavras-chave [PT]:

Produo de textos. Compreenso de textos. Lingustica de texto. Narrativa autobiogrfica. Oficina de produo textual. Situao de recluso. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Autobiographical narrative. Writing workshop. Prison situation. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Marilurdes Zanini [Orientador] - UEM
Renilson Jos Menegassi - UEM
Vanderci de Andrade Aguilera - UEL
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa-ao, no contexto da Lingustica Aplicada, de cunho qualitativo-interpretativo, volta o seu olhar para alunos do Ensino Fundamental e Mdio do Centro Estadual de Educao Bsica de Jovens de Adultos "Professora Tomires Moreira de Carvalho" EFM, que funciona no interior da Penitenciria Estadual de Maring (PEM). A escolha por esse espao educacional se deu por eu atuar como professora da rea de Lngua Portuguesa, nessa escola; e, por estar frente desse trabalho, despertou-me o interesse em desenvolver uma pesquisa que pudesse responder seguinte pergunta: Como posso contribuir para um ensino-aprendizagem de escrita em lngua materna mais significativo a sujeitos adultos em situao de recluso? Assim, o objetivo desta dissertao contribuir, em termos gerais, com as reflexes sobre o processo de escrita em contextos de sala de aula, que toma o texto como lugar de interao social que se concretiza nos gneros textuais. Para tanto, a fundamentao terica ancora-se na concepo interacionista de Bakhtin e Volochinov (1990), Bakhtin (2003) e Vygotsky (1988, 2001), que apresentam a linguagem como forma de interao entre os sujeitos e o professor como mediador do processo ensino-aprendizagem. Por sua vez, a opo metodolgica - oficinas pedaggicas de Freinet (1991) e Elias (1997), discutidas e organizadas por Zanini (2008), entre outros estudiosos, justifica-se por consider-las uma atividade pedaggica em que interagem professores e alunos, visando ao trabalho coletivo compartilhado. A especificidade dos alunos envolvidos justifica a escolha do gnero textual narrativa autobiogrfica por proporcionar aos sujeitos um melhor conhecimento de si prprios, a ampliao do seu conhecimento do mundo e a ressignificao de fatos vivenciados. Ao final do processo, constato - como provam os resultados obtidos - que houve desenvolvimento das competncias comunicativas dos alunos em relao leitura e escrita, uma vez que os textos produzidos demonstram atendimento s especificidades do gnero, tanto no que se refere estrutura composicional, ao contedo temtico e ao estilo de linguagem, quanto funo social desse gnero. Ao assumirem o direito palavra escrita, o seu dizer est relacionado s circunstncias de sua produo e, assim, tm o que dizer, razes para dizer, compreenso de como dizer e quais os interlocutores de sua produo. Concluo que a maneira de propor as atividades de escrita interferiu de modo significativo nos resultados alcanados, porque os alunos demonstraram atitude responsiva adequada proposio do trabalho solicitado. Alm disso, atende ao objetivo de contribuir para uma reflexo sobre o fazer pedaggico no processo ensino-aprendizagem de escrita em lngua materna que urge por encaminhamentos metodolgicos que possibilitem um ensino centrado na interao, mais significativo na formao dos educandos para o exerccio de sua cidadania.

Abstract: This action research, which is situated in the Applied Linguistics field and has a qualitative and interpretative nature, turns its focus to Elementary and Secondary Level students from the Centro Estadual de Educao Bsica de Jovens de Adultos "Professora Tomires Moreira de Carvalho" EFM, which operates inside the Penitenciria Estadual de Maring (PEM) - the State Penitentiary of Maring. The choice for that school setting was based on the fact that I work as a Portuguese Language teacher there, and being in charge of that function has raised my interest in developing some research, which could give me the answer to the following question: How can I contribute to a more significant mother tongue teaching and learning process with adult individuals in prison situation? Thus, the main goal of this dissertation is to contribute, in general terms, to the reflections about the process of writing in the classroom context, which takes text as a social interaction place, materialized in text genres. To this end, the theoretical foundation is anchored in Bakhtin and Volochnov (1990), Bakhtin (2003) and Vygotsky (1988, 2001)' s interactionist conception, which present language as a form of interaction between individuals and the teacher, who acts as facilitator for the teaching and learning process. By its turn, the methodological choice - Freinet (1991) and Elias (1997)'s pedagogical workshops, organized and discussed by Zanini (2008), among others, is justified by being considered a pedagogical activity in which teachers and students interact, in order to work in a collective and shared way. The specific characteristic of the participant students explains the choice for the autobiographical narrative text genre, for it provides individuals with a better understanding of themselves, the broadening of their world knowledge and the reinterpretation of facts they have experienced. At the end of the process, I note - as evidenced by the results - that the students' communicational competences have evolved, when it comes to reading and writing, since the produced texts show compliance to the genres specificities, both in terms of compositional structure, thematic content and language style, and in terms of the social function of the genre. In assuming the right to the written word, their discourse becomes related to the production circumstances and, as a consequence, they understand what to say, reasons to say it, the comprehension of how to say it and who the interlocutors for that production are. The conclusion is that the way a writing activity is proposed interferes significantly with the results, since the students demonstrate an adequate responsive attitude to the proposal of the requested work. In addition, this research reaches the purpose of contributing to the reflection about the pedagogical activity in the mother tongue writing teaching and learning process, which urges for methodological paths that can allow teaching to be interaction-centered, more significant to the educative process of the students, in order for them to exercise their citizenship.
Data da defesa: 10/09/2012
Cdigo: vtls000200609
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marilurdes Zanini
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao MARIA HELENA DOS SANTOS PELIZARO.pdf
Tamanho: 7250 Kb (7424049 bytes)
Criado: 13-05-2016 19:04
Atualizado: 13-05-2016 19:14
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