Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: O discurso dos professores de fsica de Maring e regio sobre a abordagem do Momento Angular e do Torque no ensino mdio
Autor(es): Laurielza Christinne Barros da Silva
Palavras-chave [PT]:

Torque (Fsica). Ensino mdio. Momento angular (Fsica). Ensino mdio, Fsica. Ensino de Fsica. Brasil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincias e a Matemtica
Banca:
Ourides Santin Filho [Orientador] - UEM
Antonio Pinto Neto - UFMA
Luzia Marta Bellini - UEM
Resumo:
Resumo: O Teorema da Conservao do Momento Angular muito importante dentro do estudo da Fsica, sendo equiparado aos Teoremas de Conservao do Momento Linear e de Conservao de
Energia. Assim, Momento Angular e Torque so conceitos fundamentais na compreenso de diversos fenmenos fsicos que envolvem tal teorema. Do ponto de vista da Fsica abordada no Ensino Mdio, tais conceitos se incluem, por exemplo, nas discusses dos movimentos de sistemas planetrios e galxias, movimentos das rodas de uma bicicleta e seu equilbrio, movimento de uma bailarina que gira e abre os braos, etc. Tais conceitos so pouco ou nada abordados nos livros didticos de Ensino Mdio e, quando estes o fazem, baseiam-se em um formalismo rido, demasiado matemtico e com poucos atrativos para estudantes e professores. Esta pesquisa teve como objetivo analisar se e como se d a abordagem do Momento Angular e do Torque no Ensino Mdio por parte dos professores, a partir de suas respostas a um questionrio. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com procedimentos de anlise textual discursiva, com destaque e categorizao das respostas dos docentes. Constatamos que a maioria dos docentes entrevistados aponta razes externas (falta de tempo, estrutura escolar e desinteresse dos alunos) para justificar a ausncia da abordagem dos temas investigados.

Abstract: The conservation of angular momentum is a very important subject in the discipline of Physics. It can be compared to Energy and Linear Momentum conservations and Torque. These subjects are fundamentals in compreehension of several physical phenomena. For the approach of Physics in brazilian High School, these concepts are included, for instance, on discussions of planetary and galaxies movements, wheels and bikes equilibrium, dancers, etc. The aim of this work was to detect and analyze the approach that brazilian High School teachers adopt in their classes of Physics, when teaching Angular Momentum and Torque. A questionnaire was applied to teachers of Physics and their answers were analyzed by a qualitative method of investigation (discursive textual analysis). Most of them suggest external factors to explain the absence of these subjects in their classes.
Data da defesa: 14/07/2012
Cdigo: vtls000201615
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filho
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Ensino de Cincias e Matemtica

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Momento Angular e Torque no Ensino Mdio - Laurielza.pdf
Tamanho: 1181 Kb (1209648 bytes)
Criado: 02-03-2013 20:05
Atualizado: 02-03-2013 20:22
Visitas: 1388
Downloads: 37

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.