Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: O modelo atômico dos químicos ocultos sob a ótica de Karl Popper, Thomas Kuhn e Paul Feyerabend
Autor(es): Lediany Forostecki
Palavras-chave [PT]:

Epistemologia. Natureza da Ciência. Modelos atômicos. Químicos ocultistas. Modelos atômicos. Clarividência. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Epistemology. Nature of Science. Atomic models. Occultists chemicals. Atomic models. Clairvoyance. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciências e a Matemática
Banca:
Ourides Santin Filho [Orientador] - UEM
Márcia Helena Mendes Ferraz - PUC/SP
Luzia Marta Bellini - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar o estatuto epistemológico dos modelos atômicos apresentados por Annie Besant e seus colaboradores no final do século XIX, momento da história da ciência que ficou marcado por muitas tentativas da comunidade científica para a consolidação de explicações sobre a estrutura da matéria. Floresceu naquele período um grupo de químicos denominado "Químicos Ocultistas", que propôs um modelo atômico baseado na percepção por clarividência. O grupo interagiu com físicos que tiveram papel fundamental na consolidação dos primeiros modelos aceitos no século XX. Contudo, considerada excessivamente excêntrica, face a sua fundamentação e procedimentos metodológicos, a proposta foi desconsiderada pela comunidade científica da época. Analisamos nesse trabalho a proposta de modelo atômico feita pelos Químicos Ocultistas, ao final do século XIX, à luz da proposta epistemológica do falseacionismo de Karl Popper, dos paradigmas e sua aceitação pela comunidade, de Thomas Kuhn e do anarquismo metodológico de Paul Feyerabend. Essa análise fornece importantes subsídios para as discussões acerca da natureza da ciência no Ensino de Química, à luz de diferentes epistemologias.

Abstract: The objective of this project is to investigate the epistemological statute of the atomic models presented by Annie Besant and her employees in the end of nineteenth century, the moment of the science history that was characterized by many scientific community attempts for the setting of explanations about the structure of matter. In that moment a group of chemists named "Occultists Chemists" had begun, they proposed an atomic model based on the perception by clairvoyance. The group interacted with physicists that had a key role in the setting of the firsts accepted models in the twentieth century. However, considered too eccentric, faced to its foundation and methodological procedures, the proposal was disregarded by the scientific community of that period. In this project we analyze the atomic model proposal made by Occultists Chemists, in the end of nineteenth century, based on the falsificationism epistemological proposal by Karl Popper, the paradigms and its acceptance by the community, by Thomas Kuhn and the methodological anarchism by Paul Feyerabend. This analysis provides important aids for the discussions around the science nature in the teaching of Chemistry, based on different epistemologies.
Data da defesa: 27/02/2012
Código: vtls000201616
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filho
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Lediany Forostecki.pdf
Tamanho: 4385 Kb (4490115 bytes)
Criado: 30-09-2014 08:50
Atualizado: 30-09-2014 09:07
Visitas: 1086
Downloads: 28

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.