Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Início > Dissertações e Teses > Ciências Humanas > Psicologia > Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Título [PT]: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na perspectiva de psicólogos que atuam na clínica e na escola
Autor(es): Roseli de Melo Germano Marques dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Psicologia histórico-cultural. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Atenção voluntária.
Palavras-chave [EN]:
Cultural Historical Psychology. Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Voluntary Attention.
Área de concentração: Constituição do Sujeito e Historicidade
Titulação: Mestre em Psicologia
Banca:
Nilza Sanches Tessaro Leonardo [Orientador] - UEM
Marilene Proença Rebelo de Souza - USP
Zaira Fátima de Rezende Gonzalez Leal - UEM
Resumo:
Resumo: A maioria dos comportamentos considerados inadequados nas crianças têm sido diagnosticados como TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), com indicação de uso de medicação para seu controle. E a concepção dominante sobre o TDAH revela uma compreensão que desconsidera os fatores sociais, transformando-os numa das descrições médicas mais usadas para dar vazão ao mecanismo de psicopatologização das dificuldades que surgem na infância, especialmente na escola. Considerando isso, este estudo buscou estudar o transtorno por um viés critico, procurando se afastar das concepções organicistas, que entendem os comportamentos hiperativos e desatentos das crianças como decorrentes de transtornos neurológicos. Para tanto, definiu-se como objetivos: aprofundar o conhecimento sobre a Teoria Histórico-Cultural, focando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, sobretudo no desenvolvimento da atenção; e investigar a compreensão de psicólogos clínicos e escolares acerca do TDAH, buscando desvendar se eles atuam segundo a perspectiva iologizante/psicopatologizante, isto é, tratando como biológicos ou psicológicos conflitos que se relacionam com questões sociais, ou delas são sintomas. Tratamos os dados em grupos distintos - um com seis psicólogos escolares da Rede Pública de Ensino de três cidades do Paraná, outro com seis psicólogos que atendem em clínicas particulares -, na intenção de apurar nos dois ambientes, escola e clínica, se a concepção biologizante/psicopatologizante do TDAH predomina. O referencial teórico empregado na fundamentação e análise dos dados coletados pautou-se, principalmente, nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, a qual se fundamenta no Materialismo Histórico-Dialético de Karl Marx, que considera o homem em suas relações de produção e em âmbito sóciohistórico. A coleta dos dados foi realizada pela técnica de entrevista semiestruturada. As informações colhidas foram submetidas à análise de conteúdo e organizadas em categorias. Os resultados apontam que a compreensão a respeito do TDAH por parte das participantes da pesquisa é corrompida pelo modelo médico de atendimento. Observou-se que a prática habitual tem sido a da admissão do uso da medicação como primeira opção. Verificou-se algumas intenções para a adoção de uma proposta crítica de atuação, fato que permeia a fala de determinados profissionais; no entanto, alguns ainda demonstram estar confusos, o que nos leva a observar a dificuldade de se posicionarem metodologicamente para a prática. Isso evidencia que há pouca apropriação dos conceitos fundamentais que primam por uma visão mais crítica no exercício da profissão. O material estudado permitiu concluir que, presentemente, aquilo que se considera como TDAH é, antes, um problema decorrente da forma como se estrutura e se organiza a sociedade e suas relações sociais de produção, também expressas na escola, que impede os indivíduos de desenvolverem suas funções psíquicas superiores (funções eminentemente humanas) de forma plena.

Abstract: Most behaviors considered inadequate in children have been diagnosed as ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder), with the indication of the use of medication in order to control it. The dominant conception about ADHD reveals a comprehension that ignores the social factors involved in its diagnosis, transforming it into one of the most adopted medical descriptions used to vent the mechanism of turning the difficulties emerged in childhood into psychopathologies, especially those that are related to school. Regarding this, the current inquiry focused on studying the disorder throughout a critical outlook, concerned about avoiding the Organicist conceptions built on the theme, which interpret hyperactive and distracted behaviors presented by children as consequences of neurological dysfunctions. In order to do so the following objectives have been defined: deepening the knowledge of the concepts of the Cultural-Historic Theory, focusing on the aspects that involve the development of the higher psychological functions, particularly regarding the development of attention; and investigating the comprehension adopted by clinical psychologists and scholars about the ADHD, in an attempt to discover if they operate according to the biological/psychopathological perspective, that is, treating the conflicts related to social issues as a biological or psychological phenomena, of if they function understanding these conflicts as symptoms of those issues. The data was treated within two different groups, one of them counting with six psychologists that work inside the public educational system in three cities located in Paraná state, and the other one with six psychologists that work in private clinics, with the objective of investigating if the biological/psychopathological ADHD perspective is the dominant paradigm in both educational and clinical environments. The theoretical framework adopted in the scientific foundation of the current work and the analysis of the collected data was mainly guided by the Cultural-Historic Psychology paradigm, which is based upon Karl Marx's Historical and Dialectic Materialism, a theoretical view that
identifies men in his production relations on a social and historical extent. The data was collected using the semi structured interview technique. The gathered information was subjected to a content analysis and was organized in categories. The results demonstrate that the comprehension of the ADHD by the professionals interviewed in the research is corrupted by the medical treatment approach. It was observed that the common procedure adopted has been the acceptation of the use of medication as a first option of treatment. Intentions to adopt a more critical practice standard have been verified, intentions that permeate the speech of some professionals; however, some of them still demonstrate confusion about the theme, what leads us to observe their difficulty on adopting a ethodological position on the practice. This shows that there is a small adhibition of fundamental concepts that value a more critical vision in the profession. The material studied allows considered to be ADHD is, at first, a problem that is emerged due to the way society and its social production relations are structured and organized, both factors that prevent the individuals from developing their higher psychological functions (eminently human functions) wholly.
Data da defesa: 2012
Código: vtls000202912
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Nível: Dissertação (mestrado em Psicologia)/
UEM: Departamento de Psicologia

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI-UEM_2012_Roseli Germano.pdf
Tamanho: 606 Kb (620286 bytes)
Criado: 01-07-2013 16:43
Atualizado: 01-07-2013 16:47
Visitas: 1270
Downloads: 41

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar