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Ttulo [PT]: A atuao do professor-psicopedagogo na escola : suas implicaes no processo de escolarizao
Autor(es): Caroline Andrea Pttker
Palavras-chave [PT]:

Professor-psicopedagogo. Psicopedagogia. Psicologia histrico-cultural. Psicologia Escolar. Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teacher-psychopedagogists. Psychology. School Psychology. Psychology and Cultural History. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Nilza Sanches Tessaro Leonardo [Orientador] - UEM
Marilda Gonalves Dias Facci - UEM
Raquel Souza Lobo Guzzo - PUC/Campinas
Resumo:
Resumo: Nas escolas tem aumentado significativamente o nmero de alunos com problemas no processo de escolarizao, levando professores, orientadores pedaggico, coordenadores pedaggicos e diretores a encaminhar estes, a profissionais especializados tais como: psiclogos, fonoaudilogos, neurologistas, psiquiatras dentre outros. Um outro profissional que tem sido requisitado com muita frequncia para atender este pblico o psicopedagogo. Profissional este, que por ter cursado uma especializao em psicopedagogia, passa a se denominar de psicopedagogo e atuar em clnicas e em escola como se fosse um profissional habilitado com conhecimentos de duas grandes reas - a Psicologia e Pedagogia - assim exercendo atividades que envolvem estas duas reas de forma concomitante. E em nossa prtica profissional, pudemos detectar que de fato os psicopedagogos esto nas clnicas e, sobretudo nas escolas, atuando principalmente com crianas com problemas de escolarizao. Esta constatao nos motivou a estudar sobre esta temtica, e para tanto, envolvemos algumas escolas pblicas de um municpio do Oeste do Paran, em que h profissionais ocupando um cargo denominado de professor-psicopedagogo. Esta pesquisa, portanto, objetivou-se investigar quem este profissional, identificando como a sua atuao na escola e as implicaes no processo ensino-aprendizagem, bem como compreender por que se fez necessrio a presena deste profissional nas escolas e se este est ocupando espaos de outros profissionais como o psiclogo e o pedagogo. Constitui-se numa pesquisa emprica e bibliogrfica, que buscou articular a histria da Psicologia, Pedagogia e Psicopedagogia identificando as suas interconexes e compreendendo a atuao dos profissionais nestas reas. Este trabalho foi norteado pela Psicologia Histrico-Cultural, a qual tem Vigotski, Luria e Leontiev como seus principais representantes. A pesquisa emprica contou com a participao de dez professorespsicopedagogos que atuam em cinco escolas pblicas, do referido municpio. A coleta das informaes foi realizada por meio da tcnica de entrevista semiestruturada, com base em um roteiro composto por cinco itens. Para anlise dos dados colhidos foi utilizada a anlise de contedo e estruturas de categorias. Os resultados apontaram que o cargo de professor-psicopedagogo foi ocupado por professores que j exerciam a funo de professor na escola e por terem o ttulo de especialista em Psicopedagogia foram retirados da mesma para assumirem o respectivo cargo. Segundo a maioria desses profissionais, sua funo constitui-se em auxiliar o professor que apresenta em sala de aula alunos com dificuldades de aprendizagem, bem como tentar compreender o porqu de estes alunos no estarem aprendendo e, sobretudo, ajud-los na reverso desta problemtica. Assim, as principais atividades desenvolvidas por eles so: avaliao psicopedaggica, encaminhamentos a profissionais especializados, orientao e apoio aos professores, atendimento em grupo aos alunos, atendimento aos pais. Os resultados obtidos ainda nos permitem constatar que as atividades desenvolvidas pelos professores-psicopedagogos so semelhantes as dos psiclogos e dos pedagogos. No entanto, o que diferencia as atividades desempenhadas a instrumentalizao subsidiada pela fundamentao terica que orienta os profissionais em suas intervenes. Dessa forma, os participantes revelaram atuarem com base em duas teorias antagnicas, a Psicologia Histrico-Cultural e o Construtivismo. Alm disso, pode-se observar que o professor-psicopedagogo compreende o processo ensinoaprendizagem conforme os pressupostos do Construtivismo. Conclumos, portanto, que na atuao deste profissional nestas escolas, as explicaes para as dificuldades escolares esto centradas no indivduo e no no processo ensino aprendizagem.

Abstract: In schools has significantly increased the number of students with problems in the schooling process, leading teachers, educational counselors, coordinators and principals to forward these, professionals such as psychologists, phonoaudiologist, neurologists, psychiatrists and others. Another professional who has been asked frequently to serve this audience is psychopedagogists. This professional, who have studied for a specialization in educational psychology, is now calling himself a psychopedagogists and act in clinics and in school as if it were a qualified professional with knowledge of two major areas - Psychology and Pedagogy - thus exerting activities that involve these two concomitantly areas. And in our professional practice, we detect who actually are in the clinical and educational psychologists, particularly in schools, working mainly with children with problems at school. This finding prompted us to study on this issue, and for that, we involve some public schools in a city in the western regions, where there are professionals occupying a position called teacherpsychopedagogists. This study therefore aimed to investigate who is this professional by identifying how their performance in school and their implications in teaching-learning process, and understand why it was necessary to present this work in schools and this is taking spaces of other professionals such as psychologist and educator. It constitutes an empirical research and literature that sought to articulate the history of Psychology, Educational Psychology and Pedagogy identifying their interconnections and understanding the role of professionals in these areas. This work was guided by the Historical-Cultural Psychology, which has Vygotsky, Luria and Leontiev as its main representatives. Empirical research with the participation of ten teachers educational psychologists working in five public schools of that city. Data collection was conducted through semi-structured interview technique, based on a script consisting of five items. To analyze the data collected was used to analyze the content and structure of categories. The results showed that the position of professor-psychopedagogists was occupied by teachers who have worked in the capacity of teacher in school and have the title of specialist Psychopedagogy were removed from it to assume its position. According to most of these professionals, your role is to assist the teacher in that classroom has students with learning difficulties and try to understand why these students are not learning, and especially help them in reversing this problem. Thus, the main activities developed by them are: pedagogical assessment, referrals to specialized professionals, guidance and support to teachers, group care to students, and assistance to parents. The results also allow us to see that the activities undertaken by teachers, educational psychologists are similar to those of psychologists and pedagogues. However, what differentiates the activities performed is subsidized by the instrumentalization theoretical foundation that guides practitioners in their interventions. Thus, participants revealed act based on two competing theories, the Historical-Cultural Psychology and Constructivism. Moreover, one can observe that the teacher understands psychopedagogists-teaching-learning process as the assumptions of Constructivism. We therefore conclude that the performance of this professional in these schools, the explanations for the academic difficulties are centered on the individual and not in the teaching-learning process.
Data da defesa: 30/11/2012
Cdigo: vtls000202918
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes. Programa de Ps-Graduao em Psicologia
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)/
UEM: Departamento de Psicologia

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PPI-UEM_2012_Caroline Pottker.pdf
Tamanho: 1341 Kb (1372750 bytes)
Criado: 01-07-2013 15:20
Atualizado: 01-07-2013 15:29
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