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Ttulo [PT]: O ensino de Lngua Brasileira de Sinais para crianas ouvintes e surdas : contedo e recurso para o desenvolvimento humano
Autor(es): Hivi de Castro Ruiz Marques
Palavras-chave [PT]:

Ensino de Libras. Psicologia histrico-cultural. Surdez. Educao infantil. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Libras teaching. Cultural-Historical Psychology. Deafness. Early Childhood Education. Brazil.
rea de concentrao: Constituio do Sujeito e Historicidade
Titulao: Mestre em Psicologia
Banca:
Sonia Mari Shima Barroco [Orientador] - UEM
Tnia dos Santos Alvarez da Silva - UEM
Nilza Sanches Tessaro Leonardo - UEM
Carla Salati Almeida Ghirello-Pires - UESB
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa resulta de uma investigao bibliogrfica e interveno prtica junto s crianas ouvintes e surdas da Rede Municipal de Educao de Maring, na perspectiva da Psicologia Histrico-Cultural (PHC). Objetivou-se, de modo geral, luz da PHC, caracterizar o ensino da Lngua Brasileira de Sinais (Libras) na educao infantil como recurso na mediao entre crianas ouvintes e surdas, identificando a importncia deste ensino para a incluso. A hiptese de trabalho norteadora foi a de que o ensino da Libras se constitui em recurso e, tambm, contedo, o que pode promover o desenvolvimento das crianas no aspecto da linguagem e do campo psicomotor, sensibilizando-as para a educao que se pretende inclusiva. Justificou-se esta proposta, pela escassez de publicaes sobre essa temtica e porque at o momento a educao especial e inclusiva tem sido subsidiada, na maioria, por outras perspectivas tericas. Verificamos que, atualmente no Brasil, os pesquisadores que se apiam na PHC dedicam-se a investigaes propositivas e voltadas pesquisa aplicada em dcadas anteriores atentaram-se mais aos estudos dos fundamentos e mtodos da abordagem. Como desenvolvimento, a PHC considera que a linguagem verbal fundamental ao desenvolvimento das funes psicolgicas superiores (FPS). Nesse sentido, mediaes de qualidade so necessrias para que crianas surdas e ouvintes se apropriem da linguagem verbal e do que comunicado por ela, visto que isto revoluciona o desenvolvimento elevando-o a nveis mais complexos. Entendemos que a Libras possibilita a formao das FPS em sujeitos surdos e ouvintes, tal como qualquer outra lngua que veicule a linguagem. A metodologia utilizada envolveu estudos de fontes primrias (publicaes soviticas) e secundrias (publicaes recentes sobre a defectologia sovitica, ensino de Libras e linguagem). A investigao prtica envolveu a elaborao e aplicao de uma proposta de ensino de Libras para uma classe de crianas ouvintes e surdas do nvel infantil V. O trabalho prtico foi realizado de 09/05 a 27/07/2012, perfazendo um total de 40 horas em sala, alm de entrevistas com professor, intrprete e pedagogo para observao e relato da classe no desenvolvimento desta, totalizando 10 horas. Os resultados apontam para a possibilidade de desenvolvimento de crianas ouvintes e surdas no que concerne linguagem e psicomotricidade, sendo possvel o ensino da Libras como segunda lngua, enquanto contedo e recurso, para crianas ouvintes. O domnio da Libras e seu emprego constitui-se em recurso privilegiado que favorea a comunicao entre as crianas surdas e os pares ouvintes da turma as quais pertencem. Com isso, conclui-se ser necessrio que se incremente o ensino de Libras, o que requer que a legislao regulamentada seja de fato cumprida. Tambm, considera-se essencial que essa lngua alcance a formao de professores, inicial e continuada, implementando-se o Decreto de Lei 5.626/2005. Para essas implementaes, necessrio que a Libras seja uma lngua viva, para comunicao entre os homens. Ela deve estar presente em todos os espaos da educao escolar, deixar de ser um privilgio, para se constituir em elemento fundante ao surdo, e elemento agregador para o ouvinte em seu processo de formao genrica, de homem cultural.

Abstract: This study results of bibliographic research and practical intervention with hearer and deaf children from Municipal Education System of Maring, in the perspective of Cultural-Historical Psychology (PHC). In general, the goal was, under PHC, characterize Brazilian Sign Language (Libras) teaching in early childhood education as a resource in mediation among deaf and hearer children, identifying the importance of this teaching to the inclusion. We hypothesized that Libras teaching is based on resource and content and may promote children development in language aspect and psychomotor field, raising their awareness for the intended inclusive education. This proposal was justified by scarce publication about this theme and, so far, the special and inclusive education has been based on its majority by others theoretical perspectives. We observed that, currently in Brazil, the researchers who rely on PHC dedicate themselves to propositive investigations focused on applied research - in previous decades the attention was more for studies of fundaments and approach methods. As development, PHC considers that verbal language is important to superior psychological functions (FPS). It's necessary quality mediations in order to children appropriate themselves on verbal language and what they communicate, as it revolutionizes the development, raising it to more complex levels. We understand that Libras enables the FPS formation in deaf and hearer human beings, such as another language which conducts the language. The methodology involved study of primary (Soviet publications) and second sources (recent publications about Soviet defectology, Libras and language teaching). The practical study involved the development and implementation of a Libras teaching proposal for a classroom of hearer and deaf children of Early Childhood Education. The work was carried out from 05/09 to 07/27/2012, in a total of 40 hours in classroom, interviews with teacher, interpreter and pedagogue for observation and class report about its development, totalizing 10hours. As results, we verified the possibility of hearer and deaf children development, regarding to the language and psychomotricity, enabling Libras teaching as a second language, while content and resource, for hearer children. The use and domain of Libras may constitute in a privileged resource to encourage communication among deaf children and the hearer ones. Thus, we concluded that it's necessary to enhance the teaching, which requires that regulated legislation is complied. It is also considered essential that this language reaches the initial and continued teachers training, by implementing Decree-Law 5.626/2005. But for these implementations, it's necessary that Libras is an alive language for the communication among people. It must be in all areas of school education. It's not a privilege, but constitutes in a fundamental element to whom is deaf and an aggregator one for the hearer in his process of generic formation, as cultural man.
Data da defesa: 19/12/2012
Cdigo: vtls000202974
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Sonia Mari Shima Barroco
Co-Orientador: Prof. Dr. Tnia dos Santos Alvarez da Silva
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes. Programa de Ps-Graduao em Psicologia
Nvel: Dissertao (mestrado em Psicologia)/
UEM: Departamento de Psicologia

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: HIVI Dissertao Ps defesa.pdf
Tamanho: 740 Kb (758008 bytes)
Criado: 01-07-2013 17:01
Atualizado: 01-07-2013 17:06
Visitas: 1153
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